• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Projeto educação ambiental nas escolas : ocupando o tempo livre

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC MARCELO BITTENCOURT RAMOS PINTO E MARINA VALQUIRIA VATTE.pdf (1.323Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Pinto, Marcelo Bittencourt Ramos, 1993-
    Vatte, Marina Valquíria
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A Educação Ambiental é um processo através do qual são construídos valores sociais e atitudes voltadas para a conservação do Meio Ambiente. Frente a isso, o presente estudo tem o objetivo de propor Unidades Didáticas envolvendo os seguintes temas: Introdução a Educação Ambiental; Água; Recursos Naturais; Aquecimento Global; 5Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar); Capitalismo x sociedade de consumo; Horta Orgânica, entre outros. Estas unidades contribuem como facilitadoras de aprendizagem em temáticas atuais e pertinentes ao ensino de Ciências e Biologia, e orientam o professor ao ministrar a aula, apontando o seu tema, objetivo, nível e duração, além da metodologia adotada e possíveis recursos adicionais. A análise do Projeto Político Pedagógico e do acervo didático, disponibilizados pela escola pública alvo da pesquisa deste trabalho, revelou que os temas ambientais não são trabalhados no cotidiano escolar. Ainda, o convívio na Escola possibilitou observar o contumaz absenteísmo dos professores. Deste modo, indica-se a aplicação das referidas Unidades Didáticas tratando de Educação Ambiental no período "livre" proporcionado aos alunos pela ausência de professores, privilegiando uma temática cuja abordagem insuficiente pode agravar nossos problemas ambientais do presente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41712
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV