Navegação Licenciatura por título
Itens para a visualização no momento 112-131 of 161
-
A percepção de estudantes dos ensinos infantil e fundamental ii acerca da ciência e da profissão cientista
(2019)Resumo : A introdução da divulgação científica e da alfabetização científica ao longo da Educação Básica são estratégias eficazes para aproximar o conhecimento científico dos conteúdos escolares. Neste contexto, projetos ... -
Perfil docente no Brasil : um retrato dos professores que ministram aulas de ciências biológicas
(2019)Resumo : A pesquisa sobre o perfil docente dos profissionais que lecionam Ciências Biológicas no Brasil é de extrema importância porque pode proporcionar o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas voltadas à ... -
Perfil dos docentes com licenciatura em ciências biológicas no sul do país
(2018)Resumo : A área de atuação e condições de trabalho dos profissionais do magistério tem sido estudada por muitos pesquisadores. A questão docente precisa ser discutida a luz da normatização da Lei de Diretrizes e Bases da ... -
Poesia como recurso didático nas aulas de ciências e biologia
(2019)Resumo : A aula expositiva é quase sempre o modelo de aula adotado pela maioria dos professores. Em pleno século XXI, a educação brasileira parece estagnada, com professores que não recebem formação adequada para começar ... -
Por que o ovo cozinha? : Entendendo a estrutura protéica utilizando atividade experimental e modelo didático numa perspectiva problematizadora
(2013)Resumo : A utilização de modelos didáticos e de atividades experimentais pode auxiliar o aprendizado dos alunos por si só. Entretanto, tais atividades associadas à abordagem da educação problematizadora podem intensificar ... -
Práticas didático-pedagógicas para inclusão de alunos especiais no ensino regular do Estado do Paraná : uma revisão
(2018)Resumo : A inclusão de alunos especiais nas escolares regulares é assegurada por lei e encontra-se em vigência no Estado do Paraná desde 2003. Com o intuito de melhor inserir esses alunos no contexto regular de ensino, é ... -
Preconceitos de gênero e sexualidade no âmbito escolar em Curitiba/PR e o papel da escola nessas questões
(2019)Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo analisar as dificuldades e potencialidades de ação na identificação de atitudes preconceituosas, relacionadas à desigualdades e estereótipos de gênero e sexualidade, a partir da ... -
Problematização sobre o descarte de resíduos sólidos eletrônicos junto aos alunos de ensino fundamental e médio
(2013)Resumo : Com o elevado aumento do consumo de equipamentos eletrônicos na sociedade atual, e em especial pelo público de adolescentes e jovens, vê-se a necessidade de conscientizar os estudantes do ensino fundamental e médio ... -
Projeto educação ambiental nas escolas : ocupando o tempo livre
(2015)Resumo : A Educação Ambiental é um processo através do qual são construídos valores sociais e atitudes voltadas para a conservação do Meio Ambiente. Frente a isso, o presente estudo tem o objetivo de propor Unidades Didáticas ... -
A proposição de uma sequência didática sobre biotecnologia para o ensino médio : interfaces para o letramento científico
(2021)Resumo : O ensino de Ciências e Biologia é fundamental para a formação de sujeitos letrados cientificamente. No entanto, pode-se dizer que um dos maiores entraves reside na utilização apenas de metodologias tradicionais/ ... -
Proposta de aproximação dos conteúdos de botânica com a educação ambiental crítica e emancipatória : um olhar para a sala de aula
(2021)Resumo : Ainda hoje o Ensino de Botânica apresenta diversas fragilidades, principalmente por consequência da cegueira botânica, presente tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. A consequência disso envolve ... -
Uma proposta de bons hábitos de sono no contexto escolar : possibilidades e limitações
(2015)Resumo : É essencial para uma vida saudável e produtiva ter uma boa quantidade e qualidade de sono, mas a perda de sono crônica está se tornando cada vez mais comum na sociedade atual. Uma das explicações para o atual ... -
Proposta pedagógica para o Ensino Médio : classificação vegetal em uma perspectiva evolutiva – potencialidades e limitadores
(2019)Resumo : O ensino de Botânica tem se caracterizado como excessivamente teórico, desestimulante e subvalorizado no conjunto das Ciências Biológicas, o que pode levar a um ciclo vicioso que fomenta o fenômeno denominado ...