Navegação BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações por assunto "Prática de ensino"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 46
-
A ação da ocitocina na relação socioafetiva dos professores
(2021)Resumo: O presente trabalho pretende analisar a atuação dos influenciadores neuroendócrinos, em especial, da ocitocina nas trocas sociais e afetivas entre professor e alunos, na prática pedagógica escolar. Destacam-se as ... -
Alegoria da caverna de Platão : uma prática filosófica para o ensino médio
(2022)Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta didática para ser trabalhada com estudantes de primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de filosofia, tendo como referência principal a caminhada pedagógica que é verificada ... -
As atividades aquáticas na educação da criança pequena : análise de estudos do I e II Congresso Brasileiro de Natação Infantil
(2010)Resumo : O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar estudos sobre atividades aquáticas na educação da criança pequena, os quais foram apresentados no I e II Congresso Brasileiro de Natação Infantil. Para tanto, ... -
Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
(2021)Resumo: Este trabalho discute o modo como a avaliação foi constituída no ensino de História no Brasil tendo como referência os pressupostos teóricos da Educação Histórica. Para essa discussão foi realizada uma investigação ... -
Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
(2023)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo problematizar os Campos de Experiências sob as práticas pedagógicas na primeira etapa da Educação Básica - a educação infantil. Os principais documentos utilizados para análise foram ... -
O confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas populares
(1984)Resumo: O presente trabalho está voltado ao estudo das práticas educativas dirigidas às camadas populares, particularmente aquelas que abrangem as relações entre agentes e grupos populares. Considerando que há uma distinção ... -
A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)
(2014)Resumo: Analisa a constituição do código disciplinar da disciplina Prática Pedagógica B: Estágio em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (PPB) no curso de Pedagogia da UFPR, entre 1980 e 2010. Realiza busca na ... -
O corpo em escolarização : elementos para análise da construção do corpo social
(2003)Resumo: Este trabalho trata da investigação da construção do corpo social a partir de elementos da cultura da escola e da cultura escolar. Utilizando os conceitos de habitus, capital cultural, campo, jogo, violência ... -
Desafios decoloniais : práticas de enfrentamento à colonialidade no ensino superior
(2023)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar e problematizar quais e como os conceitos derivados da decolonialidade estão presentes nas práticas docentes em aulas de diferentes cursos de graduação da Universidade ... -
Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
(2022)Resumo: Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como principais referências, Schmidt, Jörn Rüsen e Paulo Freire, tendo como objetivo propor ao professor reflexões sobre a historicidade da disciplina, buscando evidenciar ... -
A disciplina educação moral e cívica no curso normal do Colégio Martinus (1969-1978) : diálogos e representações
(2017)Resumo: Devido ao fato de ter sido criado em Curitiba-PR, por imigrantes alemães e alguns de seus descendentes, o Colégio Martinus se reconhece como uma instituição evangélico-luterana. Esse caráter confessional foi o ... -
Ecofeminismo e educação para o desenvolvimento sustentável : promovendo valores à luz da teoria das representações sociais
(2023)Resumo: Os conteúdos ligados à Educação Ambiental podem ser explorados com riqueza quando articulados a problemáticas sociais, como a discussão de gênero. Por isso, trabalhar o ecofeminismo e a educação para o desenvolvimento ... -
A educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educação
(2016)Resumo: A presente dissertação foi construída a partir da pesquisa realizada em Centros de Educação Integral (CEI), do município de Curitiba. Teve como objetivo identificar, mapear e caracterizar experiências metodológicas ... -
O ensino de história no Brasil e a questão da democratização e o uso das tecnologias digitais : 1997-2018
(2022)Resumo: Como o Ensino de História no Brasil pode contribuir no processo de democratização e uso das tecnologias digitais? Essa questão norteia os caminhos dessa investigação que se desenvolve na interface do campo do Ensino ... -
Estratégias digitais inclusivas para elaboração de duas sequências didáticas de biologia celular para ensino-aprendizagem de estudantes surdos de ensino médio
(2022)Resumo: O presente trabalho visa auxiliar professores que buscam melhorar sua prática docente com um material que preza pela qualidade do aprendizado do educando surdo. Neste trabalho foram elaboradas duas sequências ... -
A experiência escolar cotidiana e a construção de gênero na subjetividade infantil
(2004)Resumo: Investiga como a escola interfere na construção do gênero na subjetividade de meninos e meninas pré-escolares com idade entre 5 e 6 anos, utilizando os expedientes da pesquisa qualitativa em um estudo de caso. Faz ... -
Experiências da escola pública : a maratona do conhecimento como proposta pedagógica par abordagem de temas socioambientais
(2019)Resumo: O presente trabalho busca reconhecer e sistematizar a experiência das "Maratonas do Conhecimento" promovidas pelo colégio Estadual Dra. Zilda Arns Neumann, na cidade de Guaratuba, litoral sul do estado do Paraná, ... -
Experiências pedagógicas e o Programa Agrinho no Paraná : participação docente como prática comunitária
(2022)Resumo: A busca por soluções educativas que permitam a construção dos saberes de forma colaborativa, por meio de interações, não só na escola, mas também junto às comunidades e suas famílias, tem sido objeto de estudos e ... -
Explorando a afetividade e autodeterminação em um jogo de realidade alternativa : o caso do renegado científico
(2022)Resumo: Orientados pelos alicerces que buscam contribuir com a melhoria da educação atual, os professores, sem dúvida, cada vez mais são convidados a (re)pensar os espaços e tempos da escola em torno de uma educação capaz ... -
Fazer e passar por : experiências do ensino de sociologia nas ruínas
(2023)Resumo: Esta pesquisa consiste em uma autoetnografia sobre minhas experiências como professora de sociologia. Em um contexto de ensino durante a pandemia, procuro descrever, além da própria pandemia, outros eventos críticos ...