• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 25016016039P8 Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Fazer e passar por : experiências do ensino de sociologia nas ruínas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - GABRIELA BRUNI DE FERREIRA BANDEIRA.pdf (3.109Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Bandeira, Gabriela Bruni de Ferreira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa consiste em uma autoetnografia sobre minhas experiências como professora de sociologia. Em um contexto de ensino durante a pandemia, procuro descrever, além da própria pandemia, outros eventos críticos que permeiam minha vida, da escola em que realizo meu trabalho docente e de alunas e alunos. Os capítulos apresentam fragmentos de vivências em diferentes tipos de ruínas: ensinar sociologia durante os governos de Jair Bolsonaro no Brasil e de Ratinho Júnior no Paraná, precariedade do trabalho como professora temporária, ataques à educação pública e problemas da condição das mulheres no sistema de ensino. Esses dilemas norteiam a escrita da autoetnografia e a reflexão sobre o processo de escrita e a forma de narrar a história por um ponto de vista subjetivo e particular. Ao longo da dissertação, narro em primeira pessoa minhas impressões sobre os eventos críticos no Brasil e em minha vida pessoal, em uma tentativa de, a partir da experiência, produzir conhecimento antropológico e sociológico em circunstâncias adversas
     
    Abstract: This research consists of an autoethnography about my experiences as a sociology teacher. In the context of teaching during the pandemic, I aim to describe, in addition to the pandemic itself, other critical events that permeate my life, the school where I conduct my teaching work, and my students. The chapters present fragments of experiences in different types of ruins: teaching sociology during the administrations of Jair Bolsonaro in Brazil and Ratinho Júnior in Paraná, the precarity of temporary teaching work, attacks on public education, and issues related to women's status within the education system. These dilemmas guide the writing of the autoethnography and the reflection on the writing process and the manner of narrating history from a subjective and personal standpoint. Throughout the dissertation, I narrate in the first person my impressions of critical events in Brazil and in my personal life, in an attempt to, through experience, produce anthropological and sociological knowledge under adverse circumstances
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85820
    Collections
    • Dissertações [29]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV