As atividades aquáticas na educação da criança pequena : análise de estudos do I e II Congresso Brasileiro de Natação Infantil
Resumo
Resumo : O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar estudos sobre atividades aquáticas na educação da criança pequena, os quais foram apresentados no I e II Congresso Brasileiro de Natação Infantil. Para tanto, realizou-se uma análise de autores como Garanhani (2008) e Neira (2008) que estudam a relação do Brincar e a criança pequena; Garanhani (2004) e Freitas (2008) sobre o movimento e a necessidade do mesmo estar presente nas práticas pedagógicas aplicadas na infância; Scaglia (2004) e Brougère (1998) para o Brinquedo; Maranhão (2004), Martin (2004) e Arribas (1992) que analisam a Água na relação atividades aquáticas e educação da criança pequena. Neste estudo realizou-se uma análise das pesquisas apresentadas nos congressos, em 2008 e 2010, na cidade de São Paulo, sendo que esses foram escolhidos por serem os dois únicos eventos científicos, no Brasil, que divulgam estudos e pesquisas sobre a criança pequena na natação infantil. Para a pesquisa foram elaborados quadros cujo propósito era relacionar e explicar, de forma didática, as pesquisas abordadas nos eventos. O resultado da análise possibilitou identificar o início de uma preocupação com a educação da criança pequena no meio líquido; sendo que, como consequência deste estudo, pretende-se maior reconhecimento dos benefícios desta prática por parte das instituições que as utilizam para a educação das crianças.
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- Teses & Dissertações [10564]