Navegação BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações por assunto "Geometria - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
Alfabetização matemática : manifestações de estudantes do primeiro ciclo sobre geometria
(2009)Resumo: Esta pesquisa observou manifestações de estudantes do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental a respeito de algumas figuras geométricas (triângulos, quadriláteros, quadrados e retângulos). Buscou-se, através de desenho, ... -
Aproximações entre pensamento complexo e processos didáticos : tessituras pelas vozes de professores que ensinam matemática
(2021)Resumo: Esta pesquisa qualitativa de natureza exploratório-interpretativa teve o objetivo de oferecer subsídios para a elaboração de constructos para a formação docente em Matemática com base na complexidade, com vistas ... -
A argumentação lógica no ensino da geometria
(2023)Resumo: Neste trabalho, discutimos a inserção da Lógica Matemática nas séries da Educação Básica. Para tanto, propõe-se um tratamento inicial, por meio da argumentação baseada na linguagem corrente. Tal tratamento é ... -
Avaliação da aprendizagem de geometria em ambientes dinâmicos : um novo olhar no processo mediado pela tecnologia
(2003)Resumo : Este trabalho apresenta um estudo sobre a avaliação com intenção formativa quando a aprendizagem de Geometria se realiza em "ambientes informatizados". Tendo em vista as características de dinamismo, interatividade, ... -
Conceitos geométricos, deslocamentos e localização espacial de estudantes com cegueira congênita
(2016)Resumo: A proposta dessa dissertação é de contribuir para os estudos referentes à abordagem de conceitos geométricos como paralelismo, perpendicularidade e concorrência de retas para estudantes com cegueira. Esses conceitos ... -
Estudo demonstrativo da influência da percepção dos espaços euclidianos, lobatschewskianos e riemannianos, na execução da perspectiva : nova proposta de currículo de Desenho
(1985)Resumo: Pretende-se, neste estudo, encontrar uma diretriz indicada e que apresente vantagens práticas a respeito de como se desenvolvem as manifestações perceptivas no caso específi co da geometria euclidiana e da geometria ... -
Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
(2006)Resumo: Esta dissertação é o resultado do estudo sobre as intenções pedagógicas presentes no ensino praticado com conteúdos de Geometria por onze professoras das séries iniciais do ensino fundamental. O ensino é entendido ... -
O papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas a partir de diferentes olhares
(2023)Resumo: O presente trabalho teve como objetivos gerais, compreender o papel da disciplina de Geometrias Não Euclidianas na formação do professor de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e analisar as possíveis ... -
O papel do professor na formação do pensamento matemático de estudantes durante a construção de provas em um ambiente de geometria dinâmica
(2011)Resumo:Esta pesquisa visa a trabalhar com provas em geometria em um ambiente dinâmico da perspectiva do papel do professor de ensino superior, em seu papel de formador do pensamento matemático. Assim, num primeiro momento ... -
A simetria nas práticas escolares
(2006)Resumo: Trata-se de uma pesquisa para verificar se os conteúdos de simetria sao trabalhados de 5S a 8S série na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública estadual, da regiao Oeste do ... -
Visualização, desenho e nomeação de figuras tridimensionais representadas no plano : um estudo na 4. série do ensino fundamental
(2004)Resumo: Tomando como referência os resultados do Programa de Avaliação do Rendimento Escolar do Paraná do ano 2000 (AVA 2000), que destacam o não reconhecimento por alunos da 4.ª série do Ensino Fundamental das características ...