• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estudo demonstrativo da influência da percepção dos espaços euclidianos, lobatschewskianos e riemannianos, na execução da perspectiva : nova proposta de currículo de Desenho

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - EDSON ANDRETTA.pdf (3.919Mb)
    Data
    1985
    Autor
    Andretta, Edson
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Pretende-se, neste estudo, encontrar uma diretriz indicada e que apresente vantagens práticas a respeito de como se desenvolvem as manifestações perceptivas no caso específi co da geometria euclidiana e da geometria não-euclidiana. Para estudar o papel que desempenham a percepção e a construção de um conceito de espaço, foram escolhidas as geo metrias de Euclides, Lobatschewski e de Riemann. Essas geometrias, objeto comum no meio ambiente,resul tam na transformação de uma superfície plana em uma superfi cie limite e em uma superfície esférica; por esse motivo a percepção da criança em relação ãs retas é uma forma que apre senta curvatura. Torna-se, então, de grande importância a inclusão no currículo de Desenho do paralelismo existente entre as três concepções.
     
    Abstract: The purpose of this study was to seek for a practical guideline concerning the development of perceptive manifestations related to Euclidean as well as non-Euclidean geometry. In order to investigate the role played by perception as well as by the construction of a concept of space,Euclid's, Lobatschewski's, and Riemann1s geometries were selected. These geometries, which are conspicuous in the environment, concern the transformations of a plane surface into a hyperbolical one and into a spherical one. Thus, the child's perception of a straight line is expressed in a curvilineal manner. Therefore,the inclusion of the study of the parallelism among these geometries in the curriculum of drawing courses is of great importance.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59801
    Collections
    • Dissertações [1014]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV