A simetria nas práticas escolares
Abstract
Resumo: Trata-se de uma pesquisa para verificar se os conteúdos de simetria sao trabalhados de 5S a 8S série na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública estadual, da regiao Oeste do Paraná, em 2004. O objetivo do trabalho é fazer uma análise documental dos registros escritos de alunos e professores, olhando para cadernos de alunos e para diários de classe dos professores, verificando quais conteúdos de simetria estao presentes. Os diários de classe da totalidade dos professores de Matemática do Colégio Estadual José Bonifácio do ano de 2004 foram analisados, bem como alguns cadernos, somente dos alunos que ainda o tinham consigo. Também utilizamos a técnica do grupo focal, com estes professores de Matemática da escola investigada. O que consta é que esse conteúdo aparece nos cadernos de alunos e diários de classe apenas na quinta série e sexta série do Ensino Fundamental e de forma incipiente Abstract: This is a research to verify if the symmetry contents are taught in the Mathematics course from the 5th to the 8th grade of the elementary school, in a state public school from the western of Paraná. This research aims to accomplish a documental analysis of the written registers of students and teachers, observing students' notebooks and teachers' diaries, checking which symmetry contents are present. All the Colégio Estadual José Bonifácio, math teachers' class diaries from 2004 were analyzed, as well as the notebooks whose students still had them. It was also used the focal group technique with this teachers the Math on School investigated. What verify is that this content is present only in 5th and 6th grade class notebooks and diaries of elementary school and in an incipient way.
Collections
- Teses & Dissertações [10468]