Navegação BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações por assunto "Educação inclusiva"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 43
-
A ação profissional do psicólogo junto a estudantes com necessidades educacionais especiais : uma revisão sob a perspectiva da teoria da subjetividade
(2021)Resumo: Esta dissertação teve por objetivo analisar artigos científicos referentes à atuação de psicólogos junto a estudantes com necessidades educacionais especiais, na educação básica brasileira, sob a perspectiva ... -
Análise da política educacional para as pessoas com deficiência pós LDB 9.394/96 : a questão do acesso à educaçao básica
(2008)Resumo : Este trabalho tem como objeto de análise o acesso das pessoas com deficiência à rede pública de ensino no marco da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei: 9.394/96), quando se marca o fato, até então inédito, ... -
Aprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professores
(2018)Resumo: Investigam-se as possibilidades de uma Sala de Recursos Multifuncionais de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e a organização de conteúdos a alunos com deficiência visual visando à apropriação de ... -
A aprendizagem de noções de quantidade por crianças autistas : um olhar a partir da atividade orientadora de ensino
(2021)Resumo: Considerando as discussões sobre inclusão escolar e o atendimento das pessoas com necessidades educacionais especiais em escolas regulares, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de aprendizagem ... -
Artefato de auxílio ao design de imagens audiotáteis impressas em 3D para a educação inclusiva de cegos
(2023)Resumo: A impressão 3D vem ganhando espaço como uma ferramenta no desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e no apoio à educação de pessoas com deficiência. Dentre as vantagens no uso da impressão 3D, estão as possibilidades ... -
Aspectos concernentes às origens do psiquismo na estruturação das crianças autistas e psicóticas : contribuições ao contexto da educação inclusiva
(2012)Resumo: Esta pesquisa se insere no debate sobre os desafios da educação inclusiva de crianças e adolescentes autistas e psicóticos e teve como objetivo principal investigar e desenvolver conceitos que elucidem os processos ... -
O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Rio Branco/Acre
(2016)Resumo: Este trabalho aborda o processo de implantação da política de atendimento educacional especializado que acontece nas Salas de Recursos Multifuncionais, nas escolas municipais de Rio Branco/Acre. A escolha dessa ... -
O atendimento especializado no ENEM para estudantes com necessidades educacionais especiais
(2018)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar o atendimento especializado do ENEM ofertado aos estudantes com necessidades educacionais especiais, tendo como lócus o estado do Paraná para análise do perfil dos ... -
Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
(2023)Resumo: Nesta pesquisa, procurou-se fazer a análise de um conjunto de documentos oficiais nacionais e internacionais, de como as pessoas com deficiência são representadas, tendo como norte a possibilidade da aprendizagem ... -
Crônicas do cotidiano universitário : um estudo sobre os sentidos da experiência da graduação no discurso de um grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Paraná
(2014)Resumo: O presente trabalho consiste em uma investigação acerca dos sentidos da experiência acadêmica para um grupo de universitários da Universidade Federal do Paraná. Discute-se que a implementação de políticas inclusivas ... -
Desenho universal para a aprendizagem aplicado a alunos público-alvo da educação especial no ensino fundamental
(2020)Resumo: O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é considerado, uma ferramenta instrucional utilizada para minimizar as barreiras do processo de ensino-aprendizagem dentro das salas de aula regulares, bem como se ... -
Discussões e tendências referentes às salas de recurso multifuncional tipo 1 no Brasil : uma análise das dissertações sobre o ensino de matemática
(2023)Resumo: Observando o cenário atual, vem se discutindo sobre o ensino de Matemática nas Salas de Recurso Tipo 1 (SRM 1) no país. O presente estudo tem como objetivo investigar as características, limites, dificuldades e ... -
Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
(2023)Resumo: A Educação Inclusiva tem como principal objetivo o efetivo envolvimento de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem. Deficiências e necessidades especiais de aprendizagem devem ser consideradas para a ... -
Educação inclusiva : das ações institucionais à formação inicial de professores na UFPR
(2011)Resumo: A formação inicial de professores a partir da perspectiva da educação inclusiva pode ser considerada um dos grandes eixos necessários para a constituição de uma educação que prime pelo incluir, pelo respeito à ... -
A educação inclusiva em espaços não formais : uma análise dos museus de ciências brasileiros
(2019)Resumo: A presente pesquisa foi realizada a partir da articulação entre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências em espaços não formais, buscando contribuir para que se ampliem as discussões no que diz respeito à inclusão ... -
Educação matemática inclusiva : o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual
(2019)Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objetivo de estudo analisar a utilização de um material manipulável tátil na perspectiva do Desenho ... -
Estudantes com altas habilidades/superdotação na universidade : análise de itinerários pedagógicos
(2019)Resumo: Este estudo investiga como as necessidades educacionais dos(as) estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) são identificadas e atendidas durante a trajetória educacional, da educação básica ao ensino ... -
Grupos de apoio entre professores e a inclusão : uma reflexão sobre a reinvenção das práticas de docência a partir da ênfase no ensino colaborativo
(2017)Resumo: A pesquisa avaliou um Grupo de Apoio Entre Professores - GAEP como estratégia de reorganização do trabalho pedagógico frente à diversidade. Compreende o grupo como espaço que oferece apoio estruturado aos professores, ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
(2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
A inclusão de deficientes na área de ensino de física : um estado do conhecimento
(2021)Resumo: Com o objetivo de analisar e sintetizar o cenário de pesquisas e publicações no período de 2000 a 2018 sobre a inclusão de deficientes, exclusivamente na área de ensino de Física, foram identificadas e interpretadas ...