Discussões sobre transtorno do espectro autista (TEA) na formação dos professores de ciências : limitações e potencialidades
Resumo
Resumo: A Educação Inclusiva tem como principal objetivo o efetivo envolvimento de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem. Deficiências e necessidades especiais de aprendizagem devem ser consideradas para a elaboração de aulas, não sendo ponderadas somente as dificuldades desses estudantes, mas também suas múltiplas potencialidades. O docente precisa estar preparado para as especificidades dos seus alunos, sempre objetivando uma aprendizagem objetiva e efetiva. A presente pesquisa apresentará uma revisão bibliográfica do contexto histórico da Educação Inclusiva e do Ensino de Ciências no Brasil. Terá como foco a Educação Inclusiva para discentes com Transtorno do espectro autista (TEA), abordando assim, o quadro sintomático, diagnóstico e graus de intensidade. A partir disso abordará as potencialidades de oficinas pedagógicas aplicadas a futuros docentes e Ciências, partindo de análises de fala de docentes acerca dos temas do estudo e de formação de professores. O desenvolvimento de abordagens diferenciadas de ensino enriquece a formação e experiência do docente, possibilitando o entendimento de outras formas de ensino aprendizagem, específicas de acordo com a realidade expressa no perfil individual de cada aluno. O objetivo deste estudo é compreender perspectivas de docentes de Ciências, presente em oficinas pedagógicas, e questionários sobre inclusão acerca dos limites e possibilidades de trabalho na Educação Básica o entendimento sobre inclusão de alunos com TEA. A metodologia da pesquisa envolve revisão bibliográfica e documental, análise de dados e de Conteúdo e elaboração de oficinas pedagógicas para elaboração de materiais paradidáticos fundamentadas nas perspectivas teóricas de Vigotsky, Wallon, Pedagogia de Waldorf e metodologias de intervenção já associadas ao TEA, como os métodos, ABA, TEACCH e PECS. Abstract: Inclusive Education has as its main objective the effective involvement of all students in the teaching-learning process. Disabilities and special learning needs must be considered when designing classes, not only considering the difficulties of these students, but also their multiple potentials. The teacher needs to be prepared for the specificities of their students, always aiming at an objective and effective learning. This research will present a bibliographic review of the historical context of Inclusive Education and Science Teaching in Brazil. It will focus on Inclusive Education for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), thus addressing the symptomatic picture, diagnosis and degrees of intensity. From there, it will address the potential of pedagogical workshops applied to future teachers and Sciences, based on analysis of teachers' speech on the themes of study and teacher training. The development of differentiated teaching approaches enriches the training and experience of the teacher, enabling the understanding of other forms of teaching and learning, specific according to the reality expressed in the individual profile of each student. The objective of this study is to understand the perspectives of Science teachers, present in pedagogical workshops, and questionnaires on inclusion about the limits and possibilities of work in Basic Education, the understanding of the inclusion of students with ASD. The research methodology involves bibliographic and document review, data and content analysis and the elaboration of pedagogical workshops for the elaboration of paradidactic materials based on the theoretical perspectives of Vigotsky, Wallon, Waldorf Pedagogy and intervention methodologies already associated with TEA, such as the , ABA, TEACCH and PECS.
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