Educação inclusiva : das ações institucionais à formação inicial de professores na UFPR
Resumo
Resumo: A formação inicial de professores a partir da perspectiva da educação inclusiva pode ser considerada um dos grandes eixos necessários para a constituição de uma educação que prime pelo incluir, pelo respeito à diversidade e à diferença. Particularmente, a Universidade Federal do Paraná vem incorporando diversas ações e encaminhamentos destinados à educação inclusiva na Instituição. Nesse sentido, entendemos que conhecer a trajetória da UFPR, tanto nas ações e iniciativas, enquanto instituição de ensino, quanto na formação inicial de professores, seja uma forma de avaliar em que medida a universidade vem incorporando o discurso e a prática da educação inclusiva, mais especificamente na área da educação especial. Posto isto, apresentamos a seguinte problemática: As ações e iniciativas adotadas pela UFPR frente às necessidades educacionais especiais têm contribuído para uma formação inicial de professores voltada à perspectiva da educação inclusiva? O objetivo geral do trabalho foi analisar a formação inicial de professores em três cursos de licenciatura da UFPR, bem como ações e iniciativas adotadas pela universidade com relação às NEEs e verificar estes aspectos frente uma educação inclusiva. A metodologia deste estudo foi baseada na pesquisa qualitativa e dividida em duas fases. Na primeira, debruçamo-nos sobre a pesquisa documental, com o intuito de buscarmos elementos e aspectos relevantes para um maior aprofundamento sobre as informações que se mostram importantes para a discussão sobre a formação inicial de professores. A segunda fase foi desenvolvida a partir de entrevistas semiestruturadas com coordenadores e professores dos três cursos de licenciatura da UFPR, previamente selecionados. Ao final do estudo, concluímos que mesmo após reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura analisados, os mesmos demonstram poucos avanços no que se refere à perspectiva inclusiva. Constatamos que apenas a disciplina de Libras foi incorporada de forma obrigatória em todos os cursos, com vista a atender o Decreto nº 5.626/2005 e, que em um dos cursos analisados, a disciplina de fundamentos da educação especial teve sua carga horária duplicada. Por outro lado, as políticas inclusivas institucionais adotadas pela UFPR indicam um avanço maior que perpassa o ingresso e a permanência dos sujeitos com necessidades educacionais especiais, bem como a organização de espaços que contemplem a formação continuada no contexto da educação inclusiva. Abstract: Initial professor qualification under an inclusive education perspective can be considered one of the great axes necessary in constituting an education system that excels in social inclusion and in respecting diversity and differences. Paraná Federal University has specifically been developing several actions and directives aimed at inclusion education at the Institution. We believe that UFPR has historically demonstrated, through its actions and initiatives as an educational institution, as well as through the qualification of its professors, the extent to which the university has embraced the theory and practice of inclusion education, and more specifically of special education. Having said that, we proposed the following subject: Have the actions and initiatives adopted by UFPR in response to special education needs contributed to the qualification of professors in terms of inclusion education? The general objective of the project was to analyze initial professor qualification in three of UFPR’s education courses, as well as the actions and initiatives undertaken by the university in relation to the NEEs, verifying these aspects in terms of inclusion education. The study’s methodology was based on qualitative research and divided into two phases. In the first phase, we conducted a bibliographic study with the objective of looking for relevant elements and aspects for an in-depth understanding of the most significant information to the discussion of initial professor qualification. The second phase was developed from semi-structured interviews with coordinators and professors in the three previously selected education courses at UFPR. At the end of the study, we concluded that even after restructuring the educational projects in the courses analyzed, they still show little progress in terms of the inclusion perspective. We found that only Libras was incorporated as a required discipline in all courses, in order to meet the requirements of Decree 5.626/2005; in addition, the Special Education Fundamentals discipline had its workload doubled in one of the courses analyzed. On the other hand, the institutional inclusion policies implemented by UFPR show a greater progress that permeates the admission and academic life of subjects with special educational needs, as does the organization of spaces that contemplate the continued education in the context of inclusion education.
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