Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
Resumo
Resumo: Nesta pesquisa, procurou-se fazer a análise de um conjunto de documentos oficiais nacionais e internacionais, de como as pessoas com deficiência são representadas, tendo como norte a possibilidade da aprendizagem e o ensino de História. Este estudo se insere em um conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, em especial a pessoa com deficiência, de forma inédita na linha da Educação Histórica. Levando a uma reflexão, sobre a relação com o campo da História, no que diz respeito, precipuamente, ao significado que o conhecimento histórico pode ter para a formação de identidades e da cidadania, tendo como referência a cognição histórica situada na própria ciência da História. O caso da inclusão das pessoas com deficiência no âmbito escolar é uma das grandes preocupações. Assim, a presente pesquisa, ancorada nos documentos oficiais nacionais e internacionais e também no campo teórico da Educação Histórica, tem como objetivo principal analisar as concepções das pessoas com deficiência presentes em documentos oficiais e como isto pode interferir na relação com o conhecimento histórico. A análise feita nos documentos trouxe as várias nomenclaturas denominadas a estas pessoas, e a denominação mais utilizada foi ‘pessoa com deficiência’ e educandos com deficiência’, evidenciando-se, em, todos documentos, que direito a educação é para todos. E a nomenclatura utilizada a partir da década de 2000 é pessoa com deficiência, surdo e surda. Realizou-se também busca a banco de teses e dissertações e periódicos, com a temática da pessoa com deficiência e a aprendizagem histórica, e que infelizmente não foi encontrado pesquisas, com este foco direcionado a Educação Histórica. Adotou-se a metodologia de investigação qualitativa, de cunho documental, utilizando elementos da análise de conteúdo a partir dos autores Franco (2005); Triviños (2009); Richardson (2009). O substrato teórico desta investigação está ancorado nos autores Jörn Rüsen, Maria Auxiliadora Moreira do Santos Schmidt, Peter Lee; Isabel Barca e Bernard Charlot. Análise dos documentos e o diálogo com a teoria sinalizou, principalmente, que as mudanças nas concepções de pessoas com deficiência e a vertente da aprendizagem histórica ancorada na filosofia da História potencializaram a aprendizagem histórica das pessoas com deficiência Abstract: In this research, an analysis was conducted on a set of national and international official documents regarding the representation of people with disabilities, with a focus on the possibility of learning and teaching history. This study is part of a series of research projects related to Historical Education, specifically focusing on individuals with disabilities, in an unprecedented manner within the field of Historical Education. This investigation leads to a reflection on the relationship with the field of history, primarily concerning the significance that historical knowledge can have in shaping identities and citizenship. The study refers to historical cognition situated within the discipline of history itself. The inclusion of people with disabilities in the educational context is a major concern. Thus, this research, grounded in national and international official documents as well as the theoretical framework of Historical Education, aims to analyze the conceptions of people with disabilities presented in official documents and how this may affect their relationship with historical knowledge. The analysis of the documents revealed various terms used to refer to these individuals, with the most commonly used terms being 'person with disabilities' and 'students with disabilities,' highlighting in all documents that the right to education is for everyone. The terminology used since the 2000s includes 'person with disabilities,' 'deaf person,' A search was also conducted in theses and dissertations databases and journals focusing on individuals with disabilities and historical learning. Unfortunately, no research studies specifically related to Historical Education were found on this topic. The research adopted a qualitative investigative methodology, focusing on documentary analysis and utilizing elements of content analysis based on the works of Franco (2005), Triviños (2009), and Richardson (2009). The theoretical framework of this research is based on the works of authors such as Jörn Rüsen, Maria Auxiliadora Moreira do Santos Schmidt, Peter Lee, Isabel Barca, and Bernard Charlot. The analysis of documents and the dialogue with theory primarily indicated that changes in conceptions of people with disabilities and the aspect of historical learning rooted in the philosophy of history have enhanced the historical learning experiences of people with disabilities
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