Discussões e tendências referentes às salas de recurso multifuncional tipo 1 no Brasil : uma análise das dissertações sobre o ensino de matemática
Resumo
Resumo: Observando o cenário atual, vem se discutindo sobre o ensino de Matemática nas Salas de Recurso Tipo 1 (SRM 1) no país. O presente estudo tem como objetivo investigar as características, limites, dificuldades e lacunas sobre as Salas de Recursos Multifuncional Tipo 1 no Brasil, materializadas na forma de dissertações, no ensino da Matemática. Inicialmente, no país o ensino era só para as crianças de famílias ricas, a disciplina de Matemática tinha um prestígio maior que as demais disciplinas estudadas. (VALENTE, 2008). Os estudos sobre o trabalho com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem com foco no ensino de Matemática nas Salas de Recurso tipo 1 são recentes. Inicialmente foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando a pesquisa avançada e combinando duas palavras chaves para selecionar pesquisas nos cursos de Mestrado no período de 2005 a 2021, utilizando os seguintes descritores: Sala de Recurso; Educação Inclusiva; Deficiência Intelectual; Ensino de Matemática; Educação Matemática, que sintetizam as discussões sobre o tema. Sendo selecionadas 10 dissertações a partir dos dados produzidos, analisando os objetivos, a metodologia do desenvolvimento das pesquisas, os métodos utilizados pelos docentes para desenvolver as atividades em suas pesquisas e os apontamentos feitos nas considerações finais. Da análise dos dados emergiram três categorias de análise, denominados eixos: (E1) As percepções e concepções de licenciandos, professores (iniciantes e/ou em exercícios nas SRM 1 para o ensino da Matemática); (E2) Discussões, observações e teorizações a respeito das SRM 1 para o ensino da Matemática; (E3) Propostas e descrição de atividades como recurso pedagógico nas SRM 1 para o ensino da Matemática. Por fim, conta com as discussões sobre as experiências práticas dos docentes, também a didática utilizada pelos pesquisadores para desenvolverem os conteúdos de Matemática nas SRM 1 Multifuncionais. Foram encontrados aspectos positivos como, a preocupação dos docentes em construir uma aprendizagem significativa nos conceitos da disciplina de Matemática por meio de atividades práticas e envolvendo o contexto dos alunos, bem como as dificuldades encontradas em questões como conceitos, inseguranças dos alunos e professores, falta de formação específica, falta de tempo para planejar, participar de formações continuadas e outros temas abordados durante o percurso da pesquisa. Abstract: Observing the current scenario, there has been discussion about the teaching of mathematics in Type 1 Resource Rooms (RM1) in the country. The aim of this study is to investigate the characteristics, limits, difficulties and shortcomings of Type 1 Multifunctional Resource Rooms in Brazil, materialized in the form of dissertations on the teaching of mathematics. Initially, teaching in Brazil was only for children from wealthy families, and the subject of mathematics was more prestigious than the other subjects studied (VALENTE, 2008). Studies on working with students who have learning difficulties, with a focus on teaching mathematics in Type 1 Resource Rooms, are recent. Initially, a Bibliographic Search was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDLTD), using the advanced search and combining two keywords to select research in Master's courses from 2005 to 2021, using these descriptors: Resource Room;Inclusive Education; Intellectual Disability; Mathematics Teaching; Mathematics Education, which summarize the discussions on the subject. We selected 10 dissertations based on the data produced, analyzing the objectives, the research development methodology, the methods used by the teachers to develop the activities in their research and the notes made in the final considerations. Three categories of analysis emerged from the analysis of the data, called axes: (E1) The perceptions and conceptions of undergraduates, teachers (beginners and/or those working in RRM 1 for the teaching of mathematics); (E2) Discussions, observations and theorizing about RRM 1 for the teaching of mathematics; (E3) Proposals and description of activities as a pedagogical resource in RRM 1 for the teaching of mathematics. Finally, it discusses the teachers' practical experiences, as well as the didactics used by the researchers to develop math content in the Multifunctional RRM 1. Positive aspects were found, such as the teachers' concern to build meaningful learning in the concepts of mathematics through practical activities and involving the students' context, as well as the difficulties encountered in matters such as concepts, students' and teachers' insecurities, lack of specific training, lack of time to plan, participate in continuing training and other topics addressed during the course of the research.
Collections
- Dissertações [30]