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    • DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA A OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO HORÁRIA DE EQUIPAMENTOS EM OPERAÇÕES DE TERRAPLENAGEM 

      João Guilherme Costa de Azevedo; Daniane Franciesca Vicentini (2018-03-24)
      Ferramentas simples são utilizadas há milhares de anos e, com o tempo passaram a se tornar mais robustas. Com o advento dos motores, ferramentas complexas tornaram-se máquinas. Toda essa evolução ocorreu com o mesmo objetivo: ...
    • PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DE VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS AO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS DE CURITIBA 

      Gabriel Martins de Oliveira Belich; Victor Hugo Bannach; Patrícia Schipitoski Monteiro (2018-03-24)
      A proposta conceitual de integração do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ao Sistema de Transporte Público de Curitiba visa criar uma forma alternativa e sustentável para usuários da capital paranaense. Para isso, foi escolhida ...
    • EFEITO DO TIPO DE COMPACTAÇÃO, POR IMPACTO OU POR AMASSAMENTO, NO TEOR DE LIGANTE E COMPORTAMENTO MECÂNICO DE MISTURAS ASFÁLTICAS 

      Fernanda Gadler; Joe Arnaldo Villena Del Carpio; Leonardo Fagundes Rosemback Miranda (2018-03-24)
      Durante a evolução dos procedimentos de dosagem de misturas asfálticas, diversas formas de compactação de amostras vêm sendo desenvolvidas, podendo ser realizada através de impacto, amassamento, vibração ou rolagem. O ...
    • POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSIBILIDADE VOLTADA AOS IDOSOS: O CASO BRASILEIRO 

      Nivaldo Gerôncio da Silva Filho; Renata Cardoso Magagnin (2018-03-24)
      O Brasil encontra-se num processo de transição de faixa etária bastante acentuada, ou seja, a mudança no comportamento da população está se caracterizando de um estado jovem para um estado idoso. Tal mudança deve ser vista ...
    • PEDALA TO 

      Nicole Beltrame M. Souza; Caroline Franco Aflalo Magalhães; Andréa Maria Fedeger (2018-03-24)
      A mobilidade é uma ocupação significativa no cotidiano de pessoas, e a Terapia Ocupacional estuda as demandas para seu desempenho. Em consonância com o desenvolvimento das cidades, a mobilidade alternativa, como o uso de ...
    • DINÂMICA DE MINI-TERMINAIS NO TRÂNSITO: UM ESTUDO DE CASO 

      Paula Godoy; Rodolfo Augusto Costa; Maria Clara Suguinoshita; Gabriel Pereira Caldeira; Lucas Budel Leme; Alceu Dal Bosco Jr. (2018-03-24)
      A pesquisa tem como objetivo a avaliação de dois cenários de trânsito – atual e proposto – em uma via arterial no Bairro Jardim das Américas - Curitiba/PR. Este trabalho propõe a implantação de um mini-terminal que integre ...
    • ANÁLISE DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO PERÍMETRO URBANO DE PATO BRANCO/PR 

      Gabriela Legramanti; Danilo Rinaldi Bisconsini (2018-03-24)
      O Brasil é um dos países com maiores índices de acidentalidade e, em muitos municípios, não há uma análise sistêmica das estatísticas de trânsito, a qual poderia servir como subsídio à proposição de intervenções no sistema ...
    • DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NOS ESTADOS BRASILEIROS: EVOLUÇÃO DAS TAXAS DE MORTES 

      Gabriel Pereira Caldeira; Beatriz Pontes Branco; Jorge Tiago Bastos (2018-03-24)
      Dado o cenário de mortalidade no trânsito com uma elevada participação dos pedestres do total de mortes no trânsito no Brasil, esta pesquisa tem por objetivo analisar esta situação e construir um diagnóstico da mortalidade ...
    • AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO HORÁRIO DE VERÃO NOS CUSTOS DOS TRANSPORTES 

      Andrea Ryba Lenzi; Carolina Bonardi Oliveira; Priscila Daiane da Silva (2018-03-24)
      Adotado por alguns países, o chamado Horário de Verão é a prática de adiantar os relógios em uma hora, cuja sua principal finalidade é a redução de demanda por energia em determinados horários do dia. Além disso, como a ...
    • O PERFIL E O ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO: O USO DO CELULAR EM CURITIBA 

      Marcia de Andrade Pereira Bernardinis; Lucas L. V. Ruiz; Jorge Tiago Bastos (2018-03-24)
      Uma das maiores preocupações da comunidade científica e dos órgãos responsáveis pelo planejamento do trânsito e da segurança das cidades é encontrar soluções que possam minimizar o número de vítimas, fatais ou feridas, por ...
    • MONITORAMENTO DE PAVIMENTOS COM DISPOSITIVOS MÓVEIS 

      Danilo Rinaldi Bisconsini; José Leomar Fernandes Júnior (2018-03-24)
      Diversas agências de transportes e universidades estão em busca de novas tecnologias para aprimorar a prática de levantamento de defeitos para a alimentação de Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGP). Este estudo inclui ...
    • AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE SISTEMAS BIM PARA ESTUDO DE UM TRAÇADO RODOVIÁRIO 

      Alessandra Costa Gosch; Cristhyano Cavali da Luz; Sergio Scheer (2018-03-24)
      Este trabalho faz uma análise da utilização de ferramentas de Modelagem da Informação da Construção (BIM) na determinação de alternativas locacionais de um traçado rodoviário, com o objetivo de avaliar a potencial utilização ...
    • ESTUDO DAS PATOLOGIAS NA VIA PERMANENTE DA FERROESTE ENTRE PÁTIO CASCAVEL E PÁTIO CAMPO BONITO/PR 

      Marcio Evandro Guimarães; Thalyta Mayara Basso (2018-03-24)
      O modal ferroviário está cada vez mais degradado com falta de investimentos em conservação, abrindo espaço para o aparecimento de manifestações patológicas em suas vias. Em função disso, o presente trabalho teve como ...
    • APLICAÇÃO DE ECONOMIA COLABORATIVA EM EQUIPAMENTOS DE CONSTRUÇÃO 

      João Victor de Pauli Longen; Guilherme Henrique Pereira; Andréa Ryba Lenzi (2018-03-24)
      O presente trabalho é resultado do estudo de caso de uma startup, aqui denominada “Collabore”, fundada e estruturada no ano de 2017, que idealizou uma prática de mercado que tem potencial de transformar parte da indústria ...
    • ESTUDO QUANTITATIVO DO TRÂNSITO EM PONTOS CRÍTICOS DA CIDADE DE JOAÇABA/SC 

      Luiz Augusto Bulla; Gislaine Luvizão; Fabiano Alexandre Nienov; Lucas Quiocca Zampieri (2018-03-24)
      Os problemas relacionados ao trânsito nos municípios de Joaçaba, Luzerna e Herval d’Oeste situados no estado de Santa Catarina, se agravam diariamente, acarretando na formação de filas e congestionamento. Desta forma a ...
    • MISTURAS ASFÁLTICAS AUTORREGENERATIVAS: ESTADO DA ARTE 

      Vanessa Bacca Couto Joenck; Joe Arnaldo Villena Del Carpio (2018-03-24)
      Este artigo tem por objetivo apresentar o estado da arte do desenvolvimento de novas misturas asfálticas autorregenerativas. As misturas asfálticas autorregenerativas são materiais asfálticos capazes de fecharem as trincas ...
    • ESTUDO DE VIABILIDADE DA CARONA COMO UM MODAL DE TRANSPORTE ATRATIVO PARA ESTUDANTES DO CAMPUS CURITIBA DA PUCPR 

      Rafael Witiuk; Fabiana Batista von der Osten (2018-03-24)
      A carona solidária é apontada por muitos como uma alternativa eficiente para a redução do número de automóveis nas vias. Sendo a PUCPR um polo gerador de viagens, durante alguns períodos do dia sobrecarrega o trânsito em ...
    • ESTUDO DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DOURADOS – PARANAGUÁ 

      Rafael Witiuk; Bianca Lemes; Eduardo Veronese; Fabiana von der Osten (2018-03-24)
      Frente ao baixo avanço da malha ferroviária nacional nas últimas décadas e ao potencial de crescimento econômico brasileiro, os governos estadual e federal têm objetivado a retomada da construção de infraestruturas de ...
    • ANÁLISE ECONÔMICA DO USO DA BICICLETA EM CURITIBA 

      Bianca Lemes; Rafael Witiuk; Fabiana von der Osten (2018-03-24)
      O modal cicloviário tem se popularizado nos grandes centros urbanos, sendo visto como uma alternativa de transporte barata, ecológica e saudável, mas que apresenta entraves de segurança e acessibilidade. A expansão ...
    • ESTUDO DO POTENCIAL DE FISSURAS EM QUINAS MULTIMATERIAIS TÍPICAS DE OAES 

      Filipe Faria Fornazari; Daniane Franciesca Vicentini (2018-03-24)
      A fissuração é um defeito comum em quinas multimateriais de Obras de Arte Especiais, mas cujo processo de iniciação não é profundamente conhecido. Neste trabalho, esse fenômeno será estudado segundo conceitos da Mecânica ...