ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO TRANSPORTE URBANO DE CURITIBA
Resumo
Em uma sociedade moderna, quase todas as atividades cotidianas acarretam custo de energia, razão pela qual a análise da eficiência energética se mostra importante, visto que busca otimizar o consumo desse insumo. Por sua vez, a porcentagem de energia útil em comparação ao total de energia consumida pelo setor de transportes no Brasil é de apenas 24,4%, apresentando-se em desvantagem em relação aos setores industrial, residencial e comercial do país. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a eficiência energética de modais de transporte urbano de passageiros, utilizando-se do conceito de função produção. Para isso, foram utilizados dados de pesquisa realizada em corredores estruturais de transporte de Curitiba, contendo informações sobre a frequência horária de diferentes modais de transporte e seus respectivos volumes de passageiros por hora, no período pico manhã. Por meio da aplicação de regressão múltipla e logarítmica nesses dados foi possível especificar dois modelos estatísticos, linear e não linear, relacionando, como variáveis independentes, as frequências de veículos de cada modal por hora com a variável dependente, volume total de viagens, em passageiros por hora. Dessa forma, foi possível estimar uma função produção para o uso de transporte na cidade de Curitiba. A partir da análise dessa função procurou-se relacionar seus coeficientes com a taxa média de ocupação de cada modal, de forma a estimar a sua produtividade média e estabelecer uma referência para análise da eficiência energética do transporte urbano de passageiros.