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    EFEITO DO TIPO DE COMPACTAÇÃO, POR IMPACTO OU POR AMASSAMENTO, NO TEOR DE LIGANTE E COMPORTAMENTO MECÂNICO DE MISTURAS ASFÁLTICAS

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    3166.pdf (441.2Kb)
    Data
    2018-03-24
    Autor
    Fernanda Gadler
    Joe Arnaldo Villena Del Carpio
    Leonardo Fagundes Rosemback Miranda
    Metadata
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    Resumo
    Durante a evolução dos procedimentos de dosagem de misturas asfálticas, diversas formas de compactação de amostras vêm sendo desenvolvidas, podendo ser realizada através de impacto, amassamento, vibração ou rolagem. O método de dosagem mais difundido mundialmente é denominado método Marshall, que faz uso da compactação por impacto. A partir dos anos 90 foi desenvolvido o método Superpave, sendo a forma de compactação por amassamento a principal contribuição desta nova sistemática. A presente pesquisa avalia a influência do método de compactação nos parâmetros de dosagem e no comportamento mecânico de misturas asfálticas (RT e MR). Foi realizada a dosagem de duas misturas asfálticas com os mesmos materiais e granulometria e, em seguida foram moldados corpos de prova cilíndricos utilizando dois tipos de compactação; impacto e amassamento. Os resultados apontam para a redução de 0,5% do teor ótimo de ligante das misturas asfálticas compactadas por amassamento, no compactador giratório Superpave, em comparação com as misturas compactadas por impacto no compactador Marshall. As duas misturas apresentaram valores semelhantes quanto aos parâmetros de RT e MR, sendo que a mistura compactada através do compactador Superpave apresentou menor RT e maior MR do que a mistura compactada no compactador Marshall, possivelmente pelo menor teor de ligante, efeito este positivo do ponto de vista de deformabilidade da mistura.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93202
    Collections
    • 1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade [45]

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