O Simpósio de Transportes do Paraná (STPR) em sua primeira edição surgiu a partir da iniciativa de alguns docentes pesquisadores do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná e de estudantes do curso de Engenharia Civil, atuantes no Grupo de Estudos em Transportes (GET). Juntamente ao 1º STPR, foram realizados dois eventos correlatos, em suas segundas edições: o 2º Seminários em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e o 2º Urbanidade, que surgiram através de iniciativas independentes de alguns docentes membros do comitê organizador em 2016, reunindo, assim, durante três dias consecutivos, eventos da área de Transportes, possibilitando uma abrangência maior de participantes e trabalhos. O evento pretendia alcançar, como público-alvo, pesquisadores das universidades de Curitiba e região (estudantes de graduação atuantes em projetos de iniciação científica, trabalho final de curso ou programas de voluntariado acadêmico que realizassem pesquisas na área de transportes, bem como alunos de pós-graduação e docentes), abranger a participação de integrantes de outros estados e profissionais da área que desejassem atualização.

O evento reuniu trabalhos nas áreas de Engenharia de Transportes (operações de sistemas de transporte, planejamento, mobilidade, capacidade das vias, logística, economia dos transportes, engenharia de tráfego, veículos e equipamentos), Infraestrutura de Transportes (aeroportos, ferrovias, rodovias, portos e vias navegáveis, transporte dutoviário, OAE, drenagem, segurança viária, pavimentação) e correlatas, em um total de 44 trabalhos, sendo 25 Artigos Completos e 19 Resumos Expandidos, que são apresentados neste volume. O evento abrangeu trabalhos não somente de Curitiba e região, mas também oriundos de Estados vizinhos (Santa Catarina e São Paulo).

Submissões recentes

  • V.1, 2018. Publicação completa. 

    Comissão Organizadora do 1º STPR (2021-02-08)
    Publicação completa do 1º Simpósio de Transportes do Paraná (stpr), 2º Seminários em Aeroportos e Transporte Aéreo (sata) e 2º Urbanidade
  • DINÂMICA DE MINI-TERMINAIS NO TRÂNSITO: UM ESTUDO DE CASO 

    Paula Godoy; Rodolfo Augusto Costa; Maria Clara Suguinoshita; Gabriel Pereira Caldeira; Lucas Budel Leme; Alceu Dal Bosco Jr. (2018-03-24)
    A pesquisa tem como objetivo a avaliação de dois cenários de trânsito – atual e proposto – em uma via arterial no Bairro Jardim das Américas - Curitiba/PR. Este trabalho propõe a implantação de um mini-terminal que integre ...
  • ESTUDO DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DOURADOS – PARANAGUÁ 

    Rafael Witiuk; Bianca Lemes; Eduardo Veronese; Fabiana von der Osten (2018-03-24)
    Frente ao baixo avanço da malha ferroviária nacional nas últimas décadas e ao potencial de crescimento econômico brasileiro, os governos estadual e federal têm objetivado a retomada da construção de infraestruturas de ...
  • DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO SOB A ÓTICA DO USUÁRIO NA CIDADE DE PATO BRANCO/PR 

    Karolini Ferreira Rubio; Danilo Rinaldi Bisconsini (2018-03-24)
    Um dos grandes gargalos do sistema viário dos municípios brasileiros é o uso massivo do transporte individual em detrimento ao uso do transporte coletivo. Neste estudo, serão determinados os pontos positivos e negativos ...
  • ATUALIZAÇÃO DO IMUS CURITIBA 

    Samuel Pontes; Matheus Rossi; Rafael Witiuk; Fabiana von der Osten (2018-03-24)
    O crescimento acelerado e desordenado de grandes centros urbanos aliado à inércia das políticas de governo acarretaram diversos problemas urbanos, dentre estes, destacou-se a mobilidade urbana, temática do presente estudo. ...
  • ANÁLISE ECONÔMICA DO USO DA BICICLETA EM CURITIBA 

    Bianca Lemes; Rafael Witiuk; Fabiana von der Osten (2018-03-24)
    O modal cicloviário tem se popularizado nos grandes centros urbanos, sendo visto como uma alternativa de transporte barata, ecológica e saudável, mas que apresenta entraves de segurança e acessibilidade. A expansão ...
  • PEDALA TO 

    Nicole Beltrame M. Souza; Caroline Franco Aflalo Magalhães; Andréa Maria Fedeger (2018-03-24)
    A mobilidade é uma ocupação significativa no cotidiano de pessoas, e a Terapia Ocupacional estuda as demandas para seu desempenho. Em consonância com o desenvolvimento das cidades, a mobilidade alternativa, como o uso de ...
  • ANÁLISE DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO PERÍMETRO URBANO DE PATO BRANCO/PR 

    Gabriela Legramanti; Danilo Rinaldi Bisconsini (2018-03-24)
    O Brasil é um dos países com maiores índices de acidentalidade e, em muitos municípios, não há uma análise sistêmica das estatísticas de trânsito, a qual poderia servir como subsídio à proposição de intervenções no sistema ...
  • ESTABILIZAÇÃO DE SOLO COM ADIÇÃO DE LODO DE ESGOTO CALCINADO APLICADO À PAVIMENTAÇÃO 

    Makely Andressa Prates; Larissa Furlan; Eduardo Damin (2018-03-24)
    A implantação de projeto de esgotamento no país trouxe uma grande contribuição, porém um novo problema: os resíduos gerados ao final do tratamento de esgoto. O lodo de esgoto atualmente tem como destino principal os aterros ...
  • ESTABILIZAÇÃO DE SOLO COM ADIÇÃO DE LODO DE PAPEL CALCINADO APLICADO À PAVIMENTAÇÃO 

    Makely Andressa Prates; Larissa Furlan; Eduardo Damin (2018-03-24)
    Diante da precariedade das rodovias e ruas em todo o país, a utilização do solo como base e sub-base de pavimentos tem sido uma solução economicamente e ambientalmente viável para pavimentos de baixo custo. Porém nem sempre ...
  • AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO HORÁRIO DE VERÃO NOS CUSTOS DOS TRANSPORTES 

    Andrea Ryba Lenzi; Carolina Bonardi Oliveira; Priscila Daiane da Silva (2018-03-24)
    Adotado por alguns países, o chamado Horário de Verão é a prática de adiantar os relógios em uma hora, cuja sua principal finalidade é a redução de demanda por energia em determinados horários do dia. Além disso, como a ...
  • O USO DA HIDROVIA NA LOGÍSTICA URBANA 

    Ester Divieso Roman Rodrigues; Orlando Fontes Lima Júnior (2018-03-24)
    O transporte hidroviário é o mais econômico e menos poluente entre os modais. Em contrapartida, o transporte de cargas urbanas é um desafio hoje. O uso do transporte hidroviário na movimentação urbana de cargas permite ...
  • DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NOS ESTADOS BRASILEIROS: EVOLUÇÃO DAS TAXAS DE MORTES 

    Gabriel Pereira Caldeira; Beatriz Pontes Branco; Jorge Tiago Bastos (2018-03-24)
    Dado o cenário de mortalidade no trânsito com uma elevada participação dos pedestres do total de mortes no trânsito no Brasil, esta pesquisa tem por objetivo analisar esta situação e construir um diagnóstico da mortalidade ...
  • ANÁLISE DE MÉTODOS DE LEVANTAMENTO DE DEFEITOS EM PAVIMENTOS URBANOS 

    Izadora Aguiar Souto; Danilo Rinaldi Bisconsini; José Leomar Fernandes Júnior (2018-03-24)
    Em geral, municípios brasileiros não possuem um SGPU (Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos), principalmente pela necessidade de uma coleta periódica de informações para a alimentação do banco de dados, a qual envolve ...
  • O PERFIL E O ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO: O USO DO CELULAR EM CURITIBA 

    Marcia de Andrade Pereira Bernardinis; Lucas L. V. Ruiz; Jorge Tiago Bastos (2018-03-24)
    Uma das maiores preocupações da comunidade científica e dos órgãos responsáveis pelo planejamento do trânsito e da segurança das cidades é encontrar soluções que possam minimizar o número de vítimas, fatais ou feridas, por ...
  • DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NOS ESTADOS BRASILEIROS: MODO DE TRANSPORTE 

    Gabriel Pereira Caldeira; Beatriz Pontes Branco; Jorge Tiago Bastos (2018-03-24)
    Dado o cenário de mortalidade no trânsito com uma elevada participação dos pedestres do total de mortes no trânsito no Brasil, esta pesquisa tem por objetivo analisar esta situação e construir um diagnóstico da mortalidade ...
  • DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NOS ESTADOS BRASILEIROS: ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 

    Gabriel Pereira Caldeira; Beatriz Pontes Branco; Jorge Tiago Bastos (2018-03-24)
    Dado o cenário de mortalidade no trânsito com uma elevada participação dos pedestres do total de mortes no trânsito no Brasil, esta pesquisa tem por objetivo analisar esta situação e construir um diagnóstico da mortalidade ...
  • ANÁLISE DE CENTRALIDADE DE PROXIMIDADE NOS DEZ AEROPORTOS DE MAIOR MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO BRASIL 

    Luciano Ribeiro Alves; Daniane Franciesca Vicentini (2018-03-24)
    O mercado da aviação civil no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, tornando o setor cada vez mais impactante na economia do país. Desta forma, estudos que buscam entender melhor sua dinâmica de funcionamento ...
  • USO DE ACELERÔMETROS PARA A AVALIAÇÃO DA IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DE PAVIMENTOS 

    Danilo Rinaldi Bisconsini; José Leomar Fernandes Júnior (2018-03-24)
    A busca por sistemas alternativos aplicáveis a um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) em nível de rede, nos quais as informações precisam ser mais simples a fim de reduzir os custos despendidos e permitir sua coleta ...
  • RELAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO E A MACROTEXTURA SUPERFICIAL DAS RODOVIAS PARANAENSES 

    Aline Eskelsen da Silva; Bruno Henrique Moraes; Karina Rosa Mendes; Joe Arnaldo Villena Del Carpio (2018-03-24)
    A macrotextura dos pavimentos pode ser definida como as asperezas superficiais causadas pelos agregados aparentes. Quanto mais grosseira a macrotextura maior é a capacidade de escoamento superficial da água e maior é a ...

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