Navegação VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015) por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 77
-
A CONVERGÊNCIA E A PROPAGAÇÃO DE MÍDIA ESPONTÂNEA NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DA DOVE: O ATIVISMO DA REAL BELEZA FEMININA
(2015-09-23)Este artigo tem por finalidade articular as questões ligadas as práticas da convergência cultural e seus devidos impactos na concepção dos processos da publicidade e da propaganda, no que se refere a criação e entrega de ... -
A EXPERIÊNCIA DE MOÇAMBICANOS COM EDUCOMUNICAÇÃO E COMUNICAÇÃO POPULAR EM CURITIBA
(2015-09-23)Apresentamos uma análise dos trabalhos de educomunicação e comunicação popular resultantes da cooperação para intercâmbio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique. ... -
"A FABRICAÇÃO DO HERÓI –UMA ANÁLISE DA JUSTIFICATIVA PARLAMENTAR PARA APROPOSITURA DE NOMES PARA O LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA"
(2015-09-23)"O presente trabalho tem como objeto a justificativa dos projetos de lei para a inscrição denomes no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da LiberdadeTancredo Neves, em Brasília e visa compreender ... -
A FOTOGRAFIA COMO REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM DA SEMIÓTICA
(2015-09-23)Na sociedade contemporânea é possível observar as crianças sendo bombardeadas com um número relevante defotografiasdiariamente. Seja na rua, em casa ouaté mesmo em sala de aula. Tendo isto em vista,opresente estudo preocupasse ... -
A GLOBALIZAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇAS NA EDUCAÇÃOA PARTIR DO FIM DO SÉCULO XX:CURSOS TECNOLÓGICOS
(2015-09-23)Aglobalização adentrou aomundo econômico e na cultura das pessoas noplaneta a partir do final do século XX comuma determinaçãoà qual nenhum governo ousou resistir. Ficar de fora dos mercados mundiais é a decretação de ... -
A improdutividade do trabalhador brasileiro no discurso da revista The Economist: uma análise dialógica
(2015-09-11)Este artigo consiste em uma Análise Dialógica do Discurso (ADD) de viés bakhtiniano que tem por objeto uma reportagem publicada pela revista britânica The Economist em 2014 sobre a suposta improdutividade do trabalhador ... -
A libertação do cabelo crespo: o papel das mídias sociais na desconstrução do ideal estético capilar euro-brasileiro
(2015-09-11)No ideal de estética euro-brasileiro, a mulher negra foi colocada em posição de inferioridade, recorrendo a produtos para controle capilar a fim de assemelhar-se à mulher branca. Com o advento das mídias sociais e a ... -
A NARRATIVA DA MARCA DIOR NA CINEMATOGRAFIA DAS DÉCADAS DE 1950 E 1960
(2015-09-23)O presente trabalho apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa de iniciação científica promovida pelo programa PIBIC do CNPq. Criada na França durante o pós Segunda Guerra Mundial, a marca de moda Dior éatéhoje ... -
A NARRATIVA DA MARCA DIOR NA CINEMATOGRAFIA DAS DÉCADAS DE 1950 E 1960
(2016-05-20)O presente trabalho apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa de iniciação científica promovida pelo programa PIBIC do CNPq. Criada na França durante o pós Segunda Guerra Mundial, a marca de moda Dior é até ... -
"A NOVA REVOLTA DA VACINA? UMA ANÁLISE SOBRE OS COMENTÁRIOS NOFACEBOOK DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DURANTE A CAMPANHA DEVACINAÇÃO DO HPV"
(2015-09-23)"A implementação da vacina do HPV no Brasil se revelou um processo complexo permeado decontrovérsias científicas e públicas. Voltada a adolescentes e em três doses, a vacinação járealizou a aplicação das duas primeiras e ... -
A presença feminina no caderno Ciência e Saúde da Folha de São Paulo
(2015-09-11)Ao tomar como base o Projeto de Monitoramento de Mídia Global (WACC), realizado desde 1995, o presente artigo se desenvolve com o objetivo de verificar a inserção e a participação feminina no caderno Ciência e Saúde, do ... -
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DAWEBRÁDIO E WEBTV EM PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS
(2015-09-23)O presente texto discute, a partir de um Projeto de Extensão na área de WebRádio e WebTV, aovisar à integração de universidade, escolas especiais e sociedade. A partir de interesse dosalunos de diferentes faixas etárias e ... -
A “SAÚDE” DE HOMENS E MULHERES NAS REVISTAS MEN’S HEALTH E WOMEN’S HEALTH COMO BASE PARA O ENTEDIMENTO SOBRE AS MASCULINIDADES E FEMINILIDADES PRESENTESNA MÍDIA
(2015-09-23)O presente artigo propõe apresentar, de modo resumido, alguns dos pontos levantados pela tese de doutorado provisoriamente intitulada “A tensividade entre as (des)construções do masculino e do feminino na mídia: análise ... -
"ANÁLISE DO ENQUADRAMENTO DA CANDIDATURA DOPALHAÇO TIRIRICA NO PERÍODO PRÉ-ELEITORAL DE2010"
(2015-09-23)"O artigo em questão é uma análise do enquadramento midiático da candidatura do palhaçoTiririca a Deputado Federal pelo estado de São Paulo no período pré-eleitoral de 2010.Naquele ano, este candidato obteve a segunda maior ... -
APENAS UM SHOW: IDENTIDADE E CONSUMONA ANIMAÇÃO DE J.G. QUINTEL
(2015-09-23)O presente artigo propõe gerar uma reflexão voltada sobre doisentrediversos reflexosda linguagem de animação sobre opúblico-alvo: identidade econsumo. Portanto, o foco deste trabalho é refletir sobre o consumo inserido na ... -
APROPRIAÇÕES CULTURAIS NO MUNDO GLOBALIZADO: O FLAMENCOINTERCULTURAL
(2015-09-23)A partir da premissa de que a globalização projeta identidades culturais desterritorializadas einterculturais, este estudo buscou compreender, através de uma metodologia qualitativa comestudantes e professores de flamenco, ... -
As manifestações emotivas no Facebook
(2015-09-11)Este resumo tem objetivo de analisar a usabilidade da rede Facebook como um espaço das manifestações emotivas após a finitude de uma vida. A relevância desse universo tecnológico em entender como as pessoas usam a internet ... -
"AS MOLDURAS POSSÍVEIS PARA O PETROLÃO:UMA ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO DE CARTA CAPITAL E VEJA"
(2015-09-23)"Este artigo tem como objetivo verificar quais foram os enquadramentos realizados pelasrevistas Veja e Carta Capital a respeito da operação Lava-Jato. Enquadramento é um conceitoamplo que começou a ser utilizado no campo ... -
Assessoria de comunicação: a crescente atuação do jornalista como gestor da imagem organizacional
(2015-09-11)O objetivo principal do presente artigo é analisar a importância do papel e da atuação do jornalista como gestor da imagem organizacional em empresas brasileiras, por meio da assessoria de comunicação. A pesquisa possibilitou ...