APROPRIAÇÕES CULTURAIS NO MUNDO GLOBALIZADO: O FLAMENCOINTERCULTURAL
Resumo
A partir da premissa de que a globalização projeta identidades culturais desterritorializadas einterculturais, este estudo buscou compreender, através de uma metodologia qualitativa comestudantes e professores de flamenco, como este se insere nessa dinâmica. Por meio deentrevistas, estudou-se como os indivíduos se apropriam do flamenco, isto é, como oflamenco se manifesta na definição de suas identidades. Também buscou-se verificar, nestasidentidades, características que fazem do objeto de estudo uma expressão artística e culturalde valor universal. Os resultados sugerem a possibilidade de apropriação desta arte e culturapor pessoas de diferentes partes do mundo, mas também apontam a existência de uma forma“autêntica” dessa manifestação artísitco cultural, associada a modos de vida típicos daAndaluzia. Nesse sentido, o estudo apresenta na prática conceitos como o de glocalização eculturas híbridas, de Robertson e Canclini respectivamente e abre novos questionamentossobre tradições e autenticidade nas manifestações artísticas e culturais.