Navegação VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015) por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 77
-
Jornalismo e SEO: das técnicas tradicionais de escrita jornalística à mediação das máquinas
(2015-09-11)O presente artigo busca analisar a evolução das técnicas de escrita jornalística em razão das necessidades de o conteúdo estar cada vez melhor posicionado em meio ao universo de informações apresentado ao leitor na internet. ... -
Desafios da comunicação sobre mudanças climáticas: o olhar das fontes de informação e dos jornalistas da gazeta do povo
(2015-09-11)Este texto apresenta as percepções das fontes de informação e dos jornalistas da Gazeta do Povo, principal jornal do estado do Paraná, sobre as dificuldades relacionadas com a cobertura das mudanças climáticas, um tema que ... -
O jornal comunitário como instrumento de reconhecimento social
(2015-09-11)O artigo refere-se ao projeto de extensão universitária Voz do Nicéia da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação da Universidade Estadual Paulista patrocinado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária. Produzido e ... -
A presença feminina no caderno Ciência e Saúde da Folha de São Paulo
(2015-09-11)Ao tomar como base o Projeto de Monitoramento de Mídia Global (WACC), realizado desde 1995, o presente artigo se desenvolve com o objetivo de verificar a inserção e a participação feminina no caderno Ciência e Saúde, do ... -
O metáporo dos gêneros: quando homens e mulheres se encontram nas revistas Trip e TPM
(2015-09-11)A proposta desse artigo é de se apropriar do conceito sobre metáporo desenvolvido por Ciro Marcondes Filho para estabelecer como as revistas Trip e Tpm se articulam para a promoção da fragmentação de gênero e oferecem ... -
Um retrato da pesquisa em mídia pública no Brasil
(2015-09-11)Apresentamos um levantamento das iniciativas recentes desenvolvidas institucionalmente no Brasil e também no campo das ciências para demonstrar que existe a consolidação de pesquisas que estão construindo a mídia pública ... -
Contrato de comunicação: um estudo sobre a relação entre emissoras de televisão e a população de Joinville
(2015-09-11)Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas por duas emissoras de televisão da cidade de Joinville, Santa Catarina, para estabelecer os contratos de comunicação com o seu público. Essas emissoras, ... -
Assessoria de comunicação: a crescente atuação do jornalista como gestor da imagem organizacional
(2015-09-11)O objetivo principal do presente artigo é analisar a importância do papel e da atuação do jornalista como gestor da imagem organizacional em empresas brasileiras, por meio da assessoria de comunicação. A pesquisa possibilitou ... -
O bajubá da boneca – a comunicação como representação da travesti
(2015-09-11)Este trabalho tem como ideia central apresentar uma breve discussão sobre a construção imagética de travestis na cidade de Ponta Grossa/PR. Para melhor compreender esta problemática apresentaremos tais construções focando ... -
Longe demais das capitais – qualidade editorial em jornais de interior de Santa Catarina
(2015-09-11)Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade editorial de jornais de interior em Santa Catarina. Classificados por Fernandes (2003) como jornais de circulação local ou microrregional, com foco noticioso voltado ... -
O papel da crítica de mídia especializada e a leitura contra-hegemônica da notícia
(2015-09-11)Questionar o atual jornalismo e como consequência a crítica de mídia existente nos grandes meios de comunicação. Este é o propósito principal deste artigo que pretende apresentar possibilidades de uma crítica especializada ... -
Lá fora e aqui dentro: a cobertura sobre o tema da imigração no telejornalismo
(2015-09-11)Este artigo observa de que forma são tratadas as notícias sobre o tema da imigração por meio de uma análise de conteúdo dos noticiários Bom Dia Brasil e Jornal Nacional durante os meses de maio e junho de 2015. De forma a ... -
Visibilidades LGBT no material jornalístico do Igay
(2015-09-11)O presente artigo analisa pautas e representações de identidades sexuais e de gênero no conteúdo jornalístico do iGay, seção voltada para o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) ... -
Movimento social e mídia local: a relação entre as ações do movimento de mulheres da primavera e o agendamento de pautas feministas no jornal Diário de Guarapuava
(2015-09-11)O Movimento de Mulheres da Primavera teve início em 2004 com a realização da 1ª Romaria da Mulher no Bairro Primavera em Guarapuava – PR. Em 2008 o movimento passou a ter mais visibilidade no município, quando elegeu como ... -
A libertação do cabelo crespo: o papel das mídias sociais na desconstrução do ideal estético capilar euro-brasileiro
(2015-09-11)No ideal de estética euro-brasileiro, a mulher negra foi colocada em posição de inferioridade, recorrendo a produtos para controle capilar a fim de assemelhar-se à mulher branca. Com o advento das mídias sociais e a ... -
As manifestações emotivas no Facebook
(2015-09-11)Este resumo tem objetivo de analisar a usabilidade da rede Facebook como um espaço das manifestações emotivas após a finitude de uma vida. A relevância desse universo tecnológico em entender como as pessoas usam a internet ... -
Revolta urbana, blac bloc e cartaz de protesto: uma análise discursiva bakhtiniana
(2015-09-11)Este artigo tem como objetivo: analisar como se dá o funcionamento discursivo de um cartaz de protesto do “Blac Bloc”. O grupo teve destaque na terceira e última fase das jornadas de junho de 2013, período que Gohn, (2014, ... -
Mulheres em tempo real: questões sobre a dupla jornada feminina entre o trabalho de webjornalista e a maternidade
(2015-09-11)As mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho brasileiro e, no jornalismo, já são maioria, segundo pesquisas. Entretanto, tal evolução levou as mulheres a terem de lidar com duplas jornadas de trabalho, ou seja, ... -
Vogue: a construção de gênero nos anúncios de moda em revistas
(2015-09-11)Este trabalho é um recorte de uma pesquisa que está em curso cuja perspectiva é abarcar a análise de anúncios publicitários de moda em quatro revistas, Vogue, Men’s Health, GQ e Women’s Heath, problematizando as proposições ...