• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O desafio de uma didática objetiva para o ensino de filosofia no ensino público do Brasil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - EDIR VIEIRA.pdf (522.2Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Vieira, Edir
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Com o retorno da filosofia como disciplina obrigatória da grade curricular do ensino público no Brasil, constata-se um interesse crescente por esta área de conhecimento, um interesse, até pouco tempo atrás, não generalizadamente existente em nossa sociedade. Esse crescimento reflete-se, inclusive, numa certa popularização deste saber, considerado anteriormente, restrito a grupos eruditos ou um saber acessível apenas a uma elite de indivíduos privilegiados, indivíduos que podiam disponibilizar seu tempo a se dedicarem ao estudo e pesquisa de um tipo de conhecimento prioritariamente abstrato em si mesmo, sem a pretensão de um saber voltado a ações produtivas ou que se traduza num retorno econômico e financeiro planejado a curto, médio ou longo prazo, pré-requisitos fundamentais de uma sociedade capitalista, como a nossa. Este trabalho pretende desenvolver uma reflexão sobre as condições práticas nas quais a forma de apresentação da filosofia se dá, efetivamente, junto a esse novo público, ou seja, a didática do ensino de filosofia no contexto de uma educação democrática, onde a filosofia está aberta a todos que frequentem, em qualquer lugar deste Estado, uma escola pública.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50724
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV