Navegação Dissertações por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 183
-
O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor
(2018)Resumo: A presente pesquisa intitulada: "O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor" buscou investigar o processo de mediação desenvolvido pelo pedagogo na/da formação continuada de professores ... -
Sala de aula invertida : um estudo das percepções dos professores na experiência da metodologia SAI
(2018)Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como ... -
A vez e a voz do leitor literário: aplicação do método recepcional no ensino fundamental I
(2018)Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir das dúvidas, inquietações e receios provocados pelos desafios da prática em sala de aula vivenciados pela professorapesquisadora. Os questionamentos provocaram a reflexão ... -
Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
(2018)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo perscrutar os movimentos emancipatórios do Projeto Pedagógico de Curso de Ensino Médio Integrado à Biotecnologia do Campus Jaguariaíva do Instituto Federal do Paraná. Tal ... -
Educando como dono da voz na gestão de espaços e currículos no Programa Projovem Urbano
(2018)Resumo: O presente trabalho de pesquisa intitulado "Educando como Dono de Voz na Gestão das Práticas Pedagógicas em Diferentes Espaços do Programa Projovem Urbano", buscou investigar a gestão do referido programa quanto ... -
Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática
(2018)Resumo: Este trabalho tem como proposta apresentar o resultado da pesquisa em que o objetivo foi analisar a metodologia de (re)inserção do desenho geométrico como um recurso didático pedagógico no processo de ensino-aprendizagem ... -
Corpos dançantes entre poéticas e políticas : uma experimentação
(2018)Resumo: Essa pesquisa emerge da vida-dança da pesquisadora em desassossego com os modos de se pensar e fazer dança. Dispara. Borra fronteiras. Cartografa (ROLNIK, 2016; PASSOS et al., 2015) um processo de criação em dança, ... -
Artista-professora-pesquisadora : uma reflexão sobre ensinar arte para alunos do 4. ano de ensino básico a partir da obra Bichos urbanos
(2018)Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar os resultados de práticas educacionais em Arte realizadas em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Curitiba. Participaram da pesquisa 21 ... -
Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os estudantes da terceira série do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Tunas do Paraná, percebem a Modelagem Matemática para sua aprendizagem. A ... -
Resolução de problemas de divisão : esquemas utilizados por estudantes de um terceiro ano do ensino fundamental de Curitiba
(2018)Resumo: O trabalho tem como base a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud e tem como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica para a modificação dos esquemas de resolução de ... -
A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades
(2018)Resumo: Destaca os eventos de formação continuada ofertada aos professores que atuam na Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental da Rede Estadual do Paraná, propondo-se a investigar os eventos de formação continuada ... -
Uma experiência formativa com professores de ciências dos anos iniciais : foco na alfabetização científica e ensino de ciências por investigação
(2018)Resumo: A presente pesquisa trata de uma proposta de formação continuada sobre Alfabetização Científica e Ensino de Ciências por Investigação, realizada em uma Escola Municipal de Curitiba com 6 professoras dos anos iniciais ... -
Entre terreiro e escola : processos de formação de jovens candomblecistas
(2018)Resumo: Essa pesquisa cartografa relações do ensinar-aprender em terreiros, interpretações de mundo e formação de jovens candomblecistas egressos de escola pública em Curitiba. Encontros diários com jovens estudantes ... -
Grupo Ambiental : análise de uma experiência de formação com estudantes dos anos finais do ensino fundamental
(2018)Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar a experiência de formação com o Grupo Ambiental do Colégio Estadual Jayme Canet e discutir mecanismos que promovam a efetivação da Educação Ambiental na escola e que sirvam ... -
Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
(2018)Resumo: Este trabalho, traz por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisaação, a análise do processo de letramento literário em três turmas de 6o ano de uma escola pública de Curitiba. A fundamentação ... -
Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
(2018)Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender a relação entre o jogo e a performance, a ... -
Contribuições do ensino da matemática por meio da resolução de problemas contextualizados nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018)Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar como problemas matemáticos contextualizados, que estabeleçam relações com interesses dos alunos, podem instigar a mobilização de conhecimento, a elaboração de estratégias ... -
A prática pedagógica na perspectiva do pensamento complexo
(2018)Resumo: Este trabalho apresenta elementos do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Parte do questionamento de como o pensamento complexo pode auxiliar professores da educação básica a desenvolverem uma prática pedagógica ... -
Educação matemática inclusiva : o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual
(2019)Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objetivo de estudo analisar a utilização de um material manipulável tátil na perspectiva do Desenho ... -
O protagonismo das crianças : diálogo entre conceitos e práticas que organizam a educação infantil
(2019)Resumo: A presente dissertação tem por objetivo abrir para discussão o protagonismo infantil relacionado a elementos importantes na configuração da Educação Infantil do Município de Curitiba, como a rotina, planejamento, ...