Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como proposta apresentar o resultado da pesquisa em que o objetivo foi analisar a metodologia de (re)inserção do desenho geométrico como um recurso didático pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de trigonometria. Apresentamos uma reflexão para que professores possam pensar em uma nova proposta pedagógica e os incentivem a repensarem sua prática em sala de aula. Em nossos pressupostos, Contreras (2012), Góes e Góes, (2015), Kenski (2012), Paraná (2008), Ponte, Brocardo e Oliveira (2003) e Zuin (2001), discutimos sobre os documentos oficiais da educação brasileira, histórico sobre o desenho geométrico, investigação matemática, professor reflexivo e a trigonometria. A pesquisa reflete o papel do professor reflexivo utilizando atividades investigativas, verificando a influência do uso das tecnologias no ensino e aprendizado. O trabalho foi aplicado em turmas do Ensino Médio, tendo a concepção das atividades de investigação. Para isso, desenvolve-se e aplicou-se um caderno pedagógico de desenho geométrico (CPDG) para o ensino de trigonometria, produto desta dissertação. Para a resolução das atividades no CPDG, são utilizados os instrumentos de desenho geométrico como par de esquadros, transferidor, régua e compasso. A partir dos dados obtidos por meio da observação e dos demais instrumentos de coleta de dados, foi possível realizar uma análise qualitativa sobre a metodologia utilizada pelo professor-pesquisador, considerando a aprendizagem do estudante como proposta de autonomia e incentivo ao perfil de pesquisador. A partir desta análise, é possível concluir que o desenho geométrico, combinado com a investigação matemática e o professor incentivando a autonomia e a pesquisa, possui o caráter de facilitar o ensino da trigonometria. Palavras-chave: Atividades de investigação. Desenho geométrico. Formação docente. Professor reflexivo. Trigonometria. Abstract: This work aims to present the result of the research in which the objective was to analyze the methodology of (re)insertion of the geometric design as a teaching didactic resource in the teaching-learning process of trigonometry. We present a reflection so that teachers can reflect on a new pedagogical proposal and encourage them to rethink their practice in the classroom. In our assumptions, Contreras (2012), Góes e Góes, (2015), Kenski (2012), Paraná (2008), Ponte, Brocardo and Oliveira (2003) and Zuin (2001), discuss the official documents of brazilian education, on geometric drawing, mathematical investigation, reflexive teacher and trigonometry. The research reflects the role of the reflective teacher using investigative activities, verifying the influence of the use of the technologies in teaching and learning. The research was applied in high school classes in the conception of research activities. For this, we developed and applied a pedagogical book of geometric design (CPDG) for the teaching of trigonometry, the product of this dissertation. For the resolution of the activities in the CPDG are used the instruments of geometric design as pair of squares, protractor, ruler and compass. From the data obtained through observation and other data collection instruments, it was possible to perform a qualitative analysis on the methodology used by the teacher-researcher considering the student's learning with autonomy and incentive to the profile of the researcher. From this analysis it is possible to conclude that the geometric design combined with the mathematical investigation and the teacher encouraging autonomy and research, has the character of facilitating the teaching of trigonometry. Keywords: Teacher training. Geometric draw. Reflective teacher. Research activities.
Collections
- Dissertações [179]