O protagonismo das crianças : diálogo entre conceitos e práticas que organizam a educação infantil
Resumo
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo abrir para discussão o protagonismo infantil relacionado a elementos importantes na configuração da Educação Infantil do Município de Curitiba, como a rotina, planejamento, currículo e avaliação. A pesquisa valeu-se de dois conjuntos de materialidade de análise - documentos nacionais e municipais acerca da Educação Infantil, e entrevistas realizadas com pedagogas e professoras de educação infantil dos Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Curitiba. A pesquisa tem caráter qualitativo e embasou-se nas premissas da pesquisa configuracional de Norbert Elias, com sustentação nos aportes teórico-metodológicos sobre governamento e poder de Michel Foucault e seus comentadores Alfredo Veiga-Neto, Maria Isabel Edelweiss Bujes e Claudia Inês Horn. Para análise dos dados utilizou-se a prática discursiva, de Foucault, que é do tipo linguístico nem procura a intencionalidade do sujeito falante, mas sim procura examinar as diferentes maneiras pelas quais o discurso desempenha um papel na estrutura estabelecida. Destaca-se, a partir dos dados coletados, que a percepção do conceito de protagonismo infantil apresenta diferentes interpretações e práticas relatadas pelos discursos das profissionais e pelos documentos analisados. Pode-se concluir que o protagonismo infantil pode operar como um dos possíveis dispositivos de governamento da infância. Palavras - chave: Educação Infantil. Protagonismo Infantil. Discurso. Governamento. Abstract: This dissertation aims to open up discussion on the child protagonism related to important elements in the configuration of child education in Curitiba city, such as routine, planning, curriculum and evaluation. The research used two materiality analysis sets - national and municipal documents about child education, and interviews with pedagogues and teachers of child education at the Municipal Centers of Child Education in Curitiba. The research has a qualitative character and was based on the premises of Norbert Elias's configurational research, supported by the theoretical-methodological contributions on governance and power of Michel Foucault and his commentators Alfredo Veiga-Neto, Maria Isabel Edelweiss Bujes and Claudia Inês Horn. For data analysis the Foucault's discursive practice was used, it is linguistic and does not seek the intentionality of the speaking subject, but seeks to examine different ways in which discourse plays a role in the established structure. From the collected data, it is noteworthy that the perception of the concept of child protagonism presents different interpretations and practices related to the professionals' speeches and the analyzed documents. It can be concluded that child protagonism can operate as one of the possible childhood governance devices. Keywords: Child Education. Child Protagonism. Speech. Governance.
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