• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O protagonismo das crianças : diálogo entre conceitos e práticas que organizam a educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MILENA LIZ DE OLIVEIRA.pdf (1.478Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Oliveira, Milena Liz de, 1985-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente dissertação tem por objetivo abrir para discussão o protagonismo infantil relacionado a elementos importantes na configuração da Educação Infantil do Município de Curitiba, como a rotina, planejamento, currículo e avaliação. A pesquisa valeu-se de dois conjuntos de materialidade de análise - documentos nacionais e municipais acerca da Educação Infantil, e entrevistas realizadas com pedagogas e professoras de educação infantil dos Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Curitiba. A pesquisa tem caráter qualitativo e embasou-se nas premissas da pesquisa configuracional de Norbert Elias, com sustentação nos aportes teórico-metodológicos sobre governamento e poder de Michel Foucault e seus comentadores Alfredo Veiga-Neto, Maria Isabel Edelweiss Bujes e Claudia Inês Horn. Para análise dos dados utilizou-se a prática discursiva, de Foucault, que é do tipo linguístico nem procura a intencionalidade do sujeito falante, mas sim procura examinar as diferentes maneiras pelas quais o discurso desempenha um papel na estrutura estabelecida. Destaca-se, a partir dos dados coletados, que a percepção do conceito de protagonismo infantil apresenta diferentes interpretações e práticas relatadas pelos discursos das profissionais e pelos documentos analisados. Pode-se concluir que o protagonismo infantil pode operar como um dos possíveis dispositivos de governamento da infância. Palavras - chave: Educação Infantil. Protagonismo Infantil. Discurso. Governamento.
     
    Abstract: This dissertation aims to open up discussion on the child protagonism related to important elements in the configuration of child education in Curitiba city, such as routine, planning, curriculum and evaluation. The research used two materiality analysis sets - national and municipal documents about child education, and interviews with pedagogues and teachers of child education at the Municipal Centers of Child Education in Curitiba. The research has a qualitative character and was based on the premises of Norbert Elias's configurational research, supported by the theoretical-methodological contributions on governance and power of Michel Foucault and his commentators Alfredo Veiga-Neto, Maria Isabel Edelweiss Bujes and Claudia Inês Horn. For data analysis the Foucault's discursive practice was used, it is linguistic and does not seek the intentionality of the speaking subject, but seeks to examine different ways in which discourse plays a role in the established structure. From the collected data, it is noteworthy that the perception of the concept of child protagonism presents different interpretations and practices related to the professionals' speeches and the analyzed documents. It can be concluded that child protagonism can operate as one of the possible childhood governance devices. Keywords: Child Education. Child Protagonism. Speech. Governance.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/67527
    Collections
    • Dissertações [204]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV