• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Cuidado com os lobinhos! : aproximações entre ensino de ciências e literatura no 3. ano do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LUCIANA SKORA TOCCHIO.pdf (11.00Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Skora, Luciana, 1972-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa de mestrado se inicia com o desenvolvimento de uma sequência didática que entrelaça Literatura e Ciências, tendo como objetivo analisar as contribuições que este diálogo pode oferecer à leitura, escrita e oralidade dos alunos do 3º. ano do ensino fundamental. Defende-se aqui que a Literatura infantil e o ensino de conceitos científicos devem se articular de modo que não ocorra privilégio de uma área em detrimento da outra. No entrelace entre o livro "Cuidado com o menino" de Tony Blundell e os indicadores de aprendizagem de Ciência desenvolveram-se atividades sobre a temática alimentação para o aprimoramento de possibilidades escolares de leitura estimulando a produção de sentidos científicos pelos alunos. Este estudo amparou-se na Proposta Curricular da Rede Municipal de Curitiba, uma vez que constam nos Currículos de Ciências e de Língua Portuguesa incentivos para o enlace textual destas áreas. O referencial teórico foi elaborado sob as perspectivas literária e científica tomando autores de ambas as áreas, como Cosson (2016), Kleiman (2008), Santos (2007), Soares (1998), Zimmermann (2008), Sasseron ( 2012), Suisso e Galieta (2015), entre outros. A Análise de Discurso representada por Eni Orlandi (2015) embasou a análise das produções textuais e falas dos sujeitos da pesquisa e a sequência didática foi elaborada segundo os fundamentos de Zabala (1998). O corpus do estudo resulta da aplicação da sequência didática e conta com vinte e quatro produções textuais individuais baseadas em quatro temas diferentes e elaboradas por seis sujeitos e também por suas exposições orais que foram gravadas e transcritas. O diálogo entre literatura e ciência abordou situações que favoreceram o debate pelos alunos, oportunizando o estabelecimento de relações: de identificação, classificação, de questões éticas, entre o bem e o mal na natureza, conceituais, atitudinais, procedimentais e argumentativas. Nos textos produzidos ocorreram deslizamentos de sentidos envolvendo elementos ficcionais, cotidianos e científicos e o que se conclui é que este entrelaçamento favorece as aprendizagens em Ciências e Literatura. Palavras-chave: Letramento Científico, Literatura, Anos Iniciais, Alimentação, Análise de Discurso
     
    Abstract: This master's research begins with the development of a didactic sequence that intertwines Literature and Science, aiming to analyze the contributions that this dialogue can offer to the reading, writing and orality of the students of the 3rd. grade school year. It is argued here that children's literature and the teaching of scientific concepts should be articulated in such a way that no privilege occurs in one area over the other. In the intertwining between Tony Blundell's book "Cuidado com o menino" (Beware of Boy) and Science learning indicators, activities were developed to improve school reading possibilities by stimulating the production of scientific meanings by students. This study was based on the Curriculum Proposal of the Curitiba Municipal Network, as there are incentives in the Portuguese Language and Science Curriculum for textual linking of these areas. The theoretical framework was elaborated from the literary and scientific perspectives taking authors from both areas, such as Cosson (2016), Kleiman (2008), Santos (2007), Soares (1998), Zimmermann (2008), Sasseron (2012), Suisso and Galieta (2015), among others. The Discourse Analysis represented by Eni Orlandi (2015) based the analysis of the textual and speech productions of the research subjects and the didactic sequence was elaborated according to the foundations of Zabala (1998). The corpus of the study results from the application of the didactic sequence about food and has twenty-four individual textual productions based on four different themes and elaborated by six subjects and also by their oral expositions that were recorded and transcribed. The dialogue between literature and science approached situations that favored the debate by the students, enabling the establishment of relationships: identification, classification, ethical issues, between good and bad in nature, conceptual, attitudinal, procedural and argumentative. In the texts produced there were slips of meaning involving fictional, everyday and scientific elements and what can be concluded is that this intertwining favors learning in science and literature. Keywords: Scientific Literacy, Literature, Initial Series, Food, Discourse analysis.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65462
    Collections
    • Dissertações [204]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV