Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 281-300 of 490
-
Lições de história prescritas, lições de história (re)construídas : a temática indígena e usos de livros didáticos de história em escolas indígenas do Baixo Tapajós - Amazônia Brasileira
(2022)Resumo: Analisa usos de livros didáticos de História em três escolas indígenas localizadas no Baixo Tapajós, no Estado do Pará, na Amazônia Brasileira. Parte da hipótese de trabalho que os livros didáticos de História ... -
"A escola é a forja da civilização" : obrigatoriedade escolar no território do Acre (1920-1950)
(2016)Resumo: A pesquisa tem por objeto de estudo a obrigatoriedade escolar na instrução pública primária no Território Federal do Acre (1920-1950). Deste modo, esta tese busca identificar e analisar como a questão da instrução ... -
"Conecte-se" : elaboração e avaliação de um programa educacional para casais
(2021)Resumo: O amor permeia todo o ciclo do desenvolvimento do indivíduo, e uma das expressões desse amor é a relação conjugal. A qualidade da interação do casal, entretanto, pode exercer impacto sobre a saúde física e mental, ... -
"Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
(2017)Resumo: A pesquisa tem por objeto de estudo a história da educação infantil em creches na cidade de Curitiba, entre os anos de 1977 e 2003. O problema consiste em identificar qual era a função social exercida pela instituição ... -
Inclusão das pessoas com deficiência na educação superior : uma análise da Universidade Federal do Acre
(2022)Resumo: O objetivo geral desta tese foi avaliar a política educacional para o acesso e a permanência de pessoas com deficiência à educação superior na Ufac. A Universidade Federal do Acre (Ufac) faz uso de ações afirmativas ... -
Entre a "panaceia", a "ponte" e a formação : a orientação educacional na campanha de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário (CADES) nas décadas de 1950 e 1960
(2022)Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Orientação Educacional no Brasil, presente nas publicações da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) durante as décadas de 1950 e 1960. Como ... -
Diálogos com Morin e Vigotski : uma contribuição para estratégias imaginativas na universidade
(2022)Resumo: O objetivo do estudo foi estabelecer um diálogo com Edgar Morin e Lev Seminovitch Vigotski acerca do tema da imaginação com vistas a erigir contribuições para estratégias imaginativas na universidade. Para essa ... -
O cinema novo como fator de educação filosófica por intermédio da prática cineclubista
(2022)Resumo: Partindo da argumentação do filósofo húngaro György Lukács, do cineasta brasileiro Glauber Rocha e da filósofa Agnes Heller, a presente pesquisa tem como objetivo demonstrar a potencialidade filosófica e educativa ... -
"O bem, a virtude e a verdade" : a literatura como instrumento de formação moral e cívica em livros didáticos de língua portuguesa (1966-1978)
(2022)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender as concepções de moral e civismo que delinearam a abordagem e a seleção de textos veiculados em livros didáticos de Língua Portuguesa publicados entre os anos 1966 ... -
Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
(2021)Resumo: Este trabalho discute o modo como a avaliação foi constituída no ensino de História no Brasil tendo como referência os pressupostos teóricos da Educação Histórica. Para essa discussão foi realizada uma investigação ... -
Ballet clássico no ensino superior em artes cênicas : Bakhtin e Laban em perspectiva dialógica
(2021)Resumo: O presente trabalho, vinculado ao Labelite (UFPR/CNPq) - Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, tem por objetivo refletir sobre a prática do Ballet Clássico no Ensino Superior em Artes ... -
A que serve o SINAES? : uma avaliação da política nacional de avaliação da educação superior
(2020)Resumo: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), completou, em 2019, 15 anos de sanção, tendo uma trajetória de implementação sólida, tanto do ponto de vista do sistema como nas instituições. Trata-se ... -
Seleção, uso e produção de recursos didáticos por professoras alfabetizadoras : estudo etnográfico em escolas de assentamentos
(2021)Resumo: Pesquisa sobre a seleção, a produção e o uso de recursos didáticos por professoras alfabetizadoras, temática que se articula à Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação e ao Núcleo de ... -
O habitus dos professores formadores dos cursos de licenciatura em química, nos institutos federais de educação em Santa Catarina, e a constituição da prática como componente curricular
(2021)Resumo: O objeto de pesquisa desta tese é a Prática como Componente Curricular nos cursos de Licenciatura em Química, ofertados nos Institutos Federais de Santa Catarina. A partir do referencial teórico-metodológico ... -
A travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental : a experiência da criança
(2020)Resumo: Compreender o ponto de vista das crianças sobre como é sua experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituiu o objetivo desse estudo. Dele, derivaram duas questões ... -
A educação ambiental na educação infantil : construção da infância socioambiental cidadã sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas
(2021)Resumo: A presente Tese enfoca a Educação Ambiental na Educação Infantil, sob o foco das Propriedades Rurais Pedagógicas. O objetivo da Pesquisa foi o de avaliar o desenvolvimento de processos reflexivos e do planejamento ... -
O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
(2021)Resumo: Esta pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-interpretativa e pesquisou que possibilidades de interação e mobilização de conhecimentos podem ser identificadas em um curso de ... -
Saber fazer docente de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular
(2021)Resumo: Frente às mudanças, advindas com a homologação do documento da Base Nacional Comum Curricular, o qual define, em caráter normativo, o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais aos educandos ao ... -
Relações interpessoais e valores humanos na escola : uma inserção ecológica
(2019)Resumo: A presente tese almeja contribuir para a compreensão das relações interpessoais de adolescentes aprendizes com os diversos ambientes bioecológicos com os quais eles interagem. Ela faz parte do escopo As Relações ... -
Narrativa histórica e narrativa de ficção histórica : perspectivas de professores de história
(2021)Resumo: A investigação de doutorado discute aprendizagem histórica e reflete sobre ela a partir do trabalho com textos de ficção histórica como fonte. O objetivo geral é investigar se a partir da perspectiva do professor ...