• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Diálogos com Morin e Vigotski : uma contribuição para estratégias imaginativas na universidade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - FLAVIA DINIZ ROLDAO.pdf (6.341Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Roldão, Flávia Diniz, 1970-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo do estudo foi estabelecer um diálogo com Edgar Morin e Lev Seminovitch Vigotski acerca do tema da imaginação com vistas a erigir contribuições para estratégias imaginativas na universidade. Para essa construção de estratégias imaginativas com foco nos "processos de construção e narração de conhecimentos científicos", revisitei obras de Morin e de Vigotsky, além também de ter bifurcado ideias a partir de Isabele Stengers, Niels Bohr e Maria da Conceição Xavier de Almeida, autores que fecundaram o solo da construção reflexiva que sustenta esse estudo e sua narrativa. De cunho bibliográfico e qualitativo, esta pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial do Pensamento Complexo. Na narrativa foram explorados diferentes gêneros de escrita, a saber: diário, cartas, entrevista, poesia e prosa, enquanto narrativas que enlaçam arte, ciência e ficção (a primeira parte do trabalho se desenvolve por meio de uma trama entre quatro personagens e eu). O estudo aponta para a imaginação e a narrativa como operadores cognitivos potentes para favorecer a construção de fronteiras borradas entre ciência e artes, ciência e ficção, e propiciar a construção de um conhecimento tramado, religado e mestiço. Assumo a imaginação como base ontológica para a construção do conhecimento e a formação universitária de educadores.
     
    Abstract: This study aimed to engage in a dialogue with Edgar Morin and Lev Seminovitch Vygotsky about the topic of imagination with the goal of erecting contributions to imaginative strategies at the university. For the construction of imaginative strategies focused on the "processes of construction and narration of scientific knowledge", I revisited works by Morin and Vygotsky, as well as bifurcated ideas from Isabele Stengers, Niels Bohr and Maria da Conceição Xavier de Almeida, authors who fertilized the soil that is the reflective construction that grounds this study and its narrative. This bibliographical, qualitative research is based on the framework of Complex Thought. The narrative explores different genres of writing, namely: diary, letters, interviews, poetry and prose, as narratives that interweave art, science and fiction (the first section of this study consists of a plot between four characters and myself). This study points to imagination and narratives as potent cognitive operators to favor the construction of blurred boundaries between science and arts, science and fiction, and to promote the construction of woven, interconnected, mestizo knowledge. I assume imagination as the ontological basis for the construction of knowledge and university qualification of educators.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76469
    Collections
    • Teses [490]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV