• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A prática percussiva de bebês : análise microgenética e reflexões pedagógicas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - PAULA CAVAGNI PECKER.pdf (1.998Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Pecker, Paula Cavagni
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a gênese da formação do conhecimento novo na performance musical de instrumentos de percussão com bebês. Usa a análise microgenética como paradigma para examinar a ação dos sujeitos com idade entre sete meses e três anos. Para tanto, o estudo lançará mão dos seguintes objetivos específicos: (a) identificar a formação dos processos imitativos e do jogo sensório-motor a partir da interação entre bebê e instrumento musical; (b) compreender as possibilidades interativas entre pais, bebês e música nas situações pedagógico-musicais; e (c) verificar as possibilidades de emersão de uma abordagem pedagógico-musical inspirada no Método Clínico piagetiano. O trabalho apoia-se teoricamente na Epistemologia Genética de Jean Piaget e inspira-se no Método Clínico como metodologia de pesquisa. Confirmamos nossa hipótese inicial de que há correlação entre os processos descritos por Piaget em seus estudos sobre o desenvolvimento geral dos bebês no período sensório-motor e pré-operatório e o desenvolvimento musical dos bebês no mesmo estádio de desenvolvimento. A partir do mapeamento da evolução do bebê que age sobre o tambor, identificamos quatro patamares distintos na relação dos sujeitos com o objeto: (i) o não-fazer e as pseudo-imitações; (ii) a exploração do objeto sonoro; (iii) a exploração do tambor como instrumento; e (iv) o tambor como ferramenta do jogo musical. Os resultados da investigação proporcionam uma melhor compreensão das condutas musicais infantis e fomentam a reflexão do educador sobre sua prática pedagógico-musical visando situações de aprendizagem significativas e que vão ao encontro das possibilidades cognitivas das crianças. Palavras-Chave: educação musical infantil - musicalização infantil - epistemologia genética - método clínico - aprendizagem e desenvolvimento.
     
    Abstract: The present research aims to understand the genesis of the formation of new knowledge in the musical performance of simple percussion instruments with infants. It uses microgenetic analysis as a paradigm to examine the action of subjects aged eight months to three years. To do so, the study will use the following specific objectives: (a) to identify the formation of imitative processes and sensory-motor play from the interaction between baby and musical instrument; (B) understand the interactive possibilities between parents, babies and music in pedagogical-musical situations; And (c) to verify the possibilities of the emergence of a pedagogical-musical approach inspired by the Piagetian Clinical Method. The work is Abelretically based on the Genetic Epistemology of Jean Piaget and is inspired by the Clinical Method as a research methodology. We confirm our initial hypothesis that there is a correlation between the processes described by Piaget in his studies on the general development of babies in the sensorimotor and preoperative period and the musical development of the babies at the same stage of development. From the mapping of the evolution of the baby that acts on the drum, we identified four distinct levels in the relation of subjects to the object: (i) non-doing and imitations by learning; (Ii) exploration of the sound object; (Iii) exploration of the drum as an instrument; And (iv) the drum as a tool of the musical game. The results of the research provide a better understanding of children's musical conducts and encourages the educator's reflection on their pedagogical-musical practice, aiming at meaningful learning situations that meet the children's cognitive possibilities. Keywords: early childhood music education - genetic epistemology - clinical method - learning and development.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47985
    Collections
    • Teses [449]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV