"Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Iuzviak Mantagute, Elisângela Iargas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A pesquisa tem por objeto de estudo a história da educação infantil em creches na cidade de Curitiba, entre os anos de 1977 e 2003. O problema consiste em identificar qual era a função social exercida pela instituição pública de Educação Infantil - creche - na cidade de Curitiba e de que maneira ela foi organizada, estruturada administrativamente e pedagogicamente no que tange às propostas, às estratégias e às normatizações, no arco temporal entre 1977 a 2003. A tese é de a que creche ocupou diferentes funções sociais ao longo do período estudado, e, que tais funções se estruturaram em função das concepções de criança e Educação Infantil em circulação naquele momento histórico e que foram assumidas no trabalho da rede municipal de Curitiba, gerando rupturas e permanências na construção da história do atendimento às crianças pequenas. Também foram determinantes os sujeitos envolvidos e suas redes de interdependência, na construção e efetivação da proposta para a Educação Infantil em creches. Estas nuances da função social da creche, geraram rupturas e permanências na construção da história do atendimento da educação infantil em Curitiba. O objetivo geral para a condução da pesquisa reside em compreender as funções sociais que a creche - como espaço particular de educação infantil - foi assumindo no percurso histórico entre 1977 a 2003 e como se estruturou a rede de creches públicas na cidade de Curitiba, como se contratou e formou seus profissionais, de que modo organizou suas propostas, estratégias e normatizações de atendimento às crianças de 0 a 6 anos. A fim de atender tal finalidade, são propostos os objetivos específicos a seguir: a) Identificar as concepções de Educação Infantil que circulavam neste período histórico e como elas contribuíram para a forma de atendimento oferecido; b) Mapear a configuração político-administrativa de departamentos e instâncias municipais responsáveis pela rede de creches e o contexto de produção e a própria produção das normatizações propostas pela Prefeitura Municipal de Curitiba; c) Analisar de que modo ocorreu a apropriação, por parte dos servidores que atuavam nas creches, das normatizações propostas pela Prefeitura Municipal de Curitiba assim como verificar os usos, circulação e apropriações das proposições pedagógicas; d) Investigar como ocorreu a contratação, qual foi a proposta de atuação e a efetiva atuação dos profissionais que estavam ligados diretamente com a Educação Infantil na rede de creches de Curitiba revelando uma possível constituição da identidade profissional deles. Os conceitos que sustentam a tese são os de práticas, representações, apropriações e lutas de representação (Chartier, 1990, 1991); o conceito de lugar de Certeau (2013). As fontes analisadas foram produzidas pela Prefeitura Municipal de Curitiba e pelos sujeitos que atuaram na história da Educação Infantil curitibana. O texto está organizado em três capítulos que narram essa história. Palavras chave: Creche - Educação Infantil - Curitiba - História da Educação Infantil - Políticas para a Infância. Abstract: The study object of this research paper was the history of Early Childhood Education in daycare centers in the city of Curitiba between 1977 and 2003. The research problem was identifying the social function exercised by the public institution of Early Childhood Education - daycare center - in the city of Curitiba and how it was organized, administratively and pedagogically structured in reference to the proposals, the strategies and the norms between 1977 and 2003. The thesis is that the daycare center had different social functions throughout the studied period, and that these functions were structured in accordance with the conceptions of children and Early Childhood Education in circulation at that historical moment and which were assumed in the work of the Education Network of Curitiba, generating ruptures and continuities in the construction of the history of the caring for young children. The subjects involved and their networks of interdependence were also decisive in the construction and effectiveness of the proposal for Early Childhood Education in daycare centers. These nuances of the social function of the daycare center generated ruptures and continuities in the construction of the history of the caring of Early Childhood Education in Curitiba. The general objective for conducting the research was to understand the social functions that the daycare center - as a particular area of Early Childhood Education - assumed in the historical course between 1977 and 2003 and how the network of public daycare centers was structured in the city of Curitiba, how the professionals were hired and trained, and how the proposals, strategies and norms were organized for the caring for children from 0 to 6 years. In order to achieve this purpose, the following specific objectives were proposed: a) Identifying the conceptions of Early Childhood Education that circulated in this historical period and how they contributed to the way in which the service is offered; b) Mapping the political-administrative configuration of municipal departments and offices responsible for the network of daycare centers and the context of production and the own confection of the regulations proposed by Curitiba City Hall; c) Analyzing how the appropriation of the regulations proposed by Curitiba City Hall were taken by the municipality workers who worked in the day care centers as well as verifying the uses, circulation and appropriations of the pedagogical propositions; d) Investigating how the hiring took place, what the proposal of action was and the effective performance of the professionals who were directly connected with Early Childhood Education in the network of daycare center in Curitiba revealing a possible constitution of their professional identity. The concepts that supported the thesis were: practices, representations, appropriations and struggles for representation (Chartier, 1990, 1991); the concept of place by Certeau (2013). The analyzed sources were produced by the Curitiba City Hall and by the subjects who acted in the history of Early Childhood Education in Curitiba. The text is organized in three chapters that tell this story. Keywords: daycare center - Early Childhood Education - Curitiba - History of Early Childhood Education - Policies for Childhood.
Collections
- Teses [396]