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    Lições de história prescritas, lições de história (re)construídas : a temática indígena e usos de livros didáticos de história em escolas indígenas do Baixo Tapajós - Amazônia Brasileira

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    R - T - DIEGO MARINHO DE GOIS.pdf (18.31Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Gois, Diego Marinho de, 1982-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Analisa usos de livros didáticos de História em três escolas indígenas localizadas no Baixo Tapajós, no Estado do Pará, na Amazônia Brasileira. Parte da hipótese de trabalho que os livros didáticos de História distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em circulação em escolas indígenas brasileiras, embora limitados em relação à temática indígena, não são limitadores de um ensino de História que dialoga com a cultura indígena local/regional, pois nas práticas de leituras desses manuais pelos/as professores/as em atividades com os/as alunos/as há possibilidades de aproximações entre o global e o local e de compreensão de identidades e diferenças entre povos indígenas. O tema sobre livros didáticos de História no cotidiano escolar indígena na Amazônia dialoga com os princípios norteadores da Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR e do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas da UFPR. A pesquisa, desenvolvida entre 2018 e 2022, sustenta-se na perspectiva da etnografia, a partir de Restrepo (2018) e, em particular, da etnografia educacional, nos moldes propostos por Rockwell (2009) e Garcia (2001). Entre temas e autores, a tese se assenta entre outros, em: a) Escola e Escolarização, a partir de Antonio Viñao Frago (2008); b) Forma Escolar, de Jean-Claude Forquin (1992) e Guy Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin (2001); c) Cultura Escolar, com Dominique Julia (2001), Anne-Marie Chartier (2005), Pierre Bourdieu (2001) e Elsie Rockwell (1997, 2009); d) Livros Didáticos, com Alain Choppin (2000, 2002, 2004b) e Augustín Escolano Benito (2006); e) Sobre Livros, Leituras, leitores: Roger Chartier (1990, 2002) e Michel de Certeau (2005); e f) Sobre as culturas indígenas: Manuela Carneiro da Cunha (1992, 2018), Maria Regina Celestino de Almeida (2010), João Pacheco de Oliveira (2016), Linda Tuhiwai Smidt (2018), Florêncio Almeida Vaz Filho (2010a), Gersen Baniwa (2019) e Daniel Munduruku (2012). Apresenta resultados de análise documental realizada em legislações sobre a temática da educação escolar indígena, a inclusão da temática indígena nos currículos, a normatização dessa inclusão nos livros didáticos de História. Privilegia análise de coleções didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático que circulam em escolas indígenas do território etnoeducacional em estudo, focalizando as abordagens de temática indígena apresentadas. Analisa usos dos livros didáticos de História em três escolas indígenas desse território a partir de entrevistas com três professoras de História em escolas indígenas, problematizando a presença/ausência da temática indígena nos livros utilizados e evidenciando elementos da organização do ensino a partir desses livros com base em materiais cedidos pelas colaboradoras. Conclui com a constatação de diferentes formas de apropriação pelas professoras que resultaram em transformações nas lições de História prescritas; tais lições, apesar dos avanços ocorridos, ainda guardam limites e equívocos na abordagem da temática indígena, constatadas na análise das coleções e pela análise das professoras. Ao final, enuncia a tese defendida que aponta o significado e o valor das lições de História (re)construídas pelas ações das colaboradoras, demonstrando formas de usos dos livros didáticos de História que incluem as culturas indígenas para além do que os conteúdos apresentam.
     
    Abstract: The present study analyzes how History textbooks are used in three indigenous schools located in Baixo Tapajós, in the state of Pará, in the Brazilian Amazon. The History textbooks in circulation in Brazilian indigenous schools are distributed by the National Textbook Program (PNLD). The work starts from the hypothesis that these textbooks, although limited in relation to indigenous themes, are not limiting the teaching of a History that dialogues with the local/regional indigenous culture. That is because in the reading practices of these manuals in activities with the students, the teacher finds possibilities of approximation between the global and the local and of understanding identities and differences between indigenous peoples. History textbooks in indigenous schools’ daily lives in the Amazon is a theme that dialogues with the guiding principles of the Research Line of Culture, School and Formative Processes in Education, the Graduate Program in Education at UFPR and the Center for Research in Didactic Publications. The research, developed between 2018 and 2022, is based on the perspective of ethnography, based on Restrepo (2018) and, in particular, on educational ethnography, along the lines proposed by Rockwell (2009) and Garcia (2001). Among themes and authors, the thesis is based, among others, on: a) School and Schooling, based on Antonio Viñao Frago (2008); b) School Form, by Jean-Claude Forquin (1992) and Guy Vincent, Bernard Lahire and Daniel Thin (2001); c) School Culture, with Dominique Julia (2001), Anne-Marie Chartier (2005), Pierre Bourdieu (2001) and Elsie Rockwell (1997, 2009); d) Textbooks, with Alain Choppin (2000, 2002, 2004b) and Augustín Escolano Benito (2006); e) About Books, Readings, Readers: Roger Chartier (1990, 2002) and Michel de Certeau (2005); and f) On indigenous cultures: Manuela Carneiro da Cunha (1992, 2018), Maria Regina Celestino de Almeida (2010), João Pacheco de Oliveira (2016), Linda Tuhiwai Smidt (2018), Florêncio Almeida Vaz Filho (2010a), Gersen Baniwa (2019) and Daniel Munduruku (2012). The results presented are of the legislation analysis carried out on the theme of indigenous school education, the inclusion of indigenous themes in curricula, the regulation of this inclusion in History textbooks. It privileges the analysis of textbook collections approved by the National Textbook Program that circulate in indigenous schools in the ethnoeducational territory under study, focusing on the indigenous theme approaches presented. It analyzes the uses of History textbooks in three indigenous schools in that territory through interviews with three History teachers, aiming the issue regarding the presence/absence of indigenous themes in the books used and the evidence of elements of the teaching organization in materials provided by the teachers. In conclusion, different forms of appropriation by the teachers were observed and which resulted in changes in the History lessons prescribed. Such lessons, despite the advances that have taken place, still have limitations and mistakes in the approach to indigenous themes, as evidenced in the analysis of the collections and by the analysis of the teachers. Finally, a thesis is presented pointing out the meaning and value of History lessons (re)constructed by the collaborators' actions, demonstrating ways of using History textbooks that include indigenous cultures beyond what the contents present.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76573
    Collections
    • Teses [490]

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