Entre a "panaceia", a "ponte" e a formação : a orientação educacional na campanha de aperfeiçoamento e difusão do ensino secundário (CADES) nas décadas de 1950 e 1960
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Data
2022Autor
Silva, Alicia Mariani Lucio Landes da, 1982-
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Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Orientação Educacional no Brasil, presente nas publicações da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) durante as décadas de 1950 e 1960. Como fontes principais estão a coleção de Cadernos de Orientação Educacional e a Revista Escola Secundária, ambas organizadas pela CADES, fazendo com que o recorte temporal se justifique pelo período de publicação desses periódicos. O objetivo central é compreender como a Orientação Educacional foi representada nas publicações da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário entre 1957 e 1964. Para tanto foi necessário: compreender a legislação do período sobre a Orientação Educacional; conhecer aspectos gerais da CADES e de suas publicações; reconhecer as representações sobre a função da Orientação Educacional presentes nas publicações da CADES, principalmente na Revista Escola Secundária e nos Cadernos de Orientação Educacional; identificar as estratégias utilizadas pelos autores para falar sobre Orientação Educacional nas publicações da CADES; verificar a circulação de alguns autores e suas ideias sobre a Orientação Educacional; discutir os temas e personagens recorrentes nas publicações e como eles estão envolvidos na prescrição para ajustamento de condutas. A tese é de que a Orientação Educacional teve papel de destaque nas publicações da CADES como estratégia de renovação pedagógica, ocorrida nas décadas de 1950 e 1960, ao corroborar com o ajustamento de alunos/cidadãos, família e profissionais da escola, aos valores preconizados pela CADES/MEC em prol da sociedade. O trabalho está dividido em três capítulos, sendo que o primeiro traz um estudo sobre a legislação no Brasil, sobre a Orientação Educacional, antes e durante a CADES, bem como aspectos da Campanha, suas publicações e os autores que tiveram seus textos divulgados. O segundo capítulo trata da Orientação Educacional e sua relação além dos muros da escola, ao falar sobre as experiências americana e francesa, as discussões sobre a religião e a psicologia e a relação da família com o Serviço de Orientação Educacional. O último capítulo revela a Orientação Educacional e o seu lugar na escola ao investigar as representações projetadas sobre a função de orientador educacional, a relação dele com os demais profissionais da escola, as definições e expectativas de ajustamento dos alunos e as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Orientação Educacional. O texto está pautado nas contribuições teóricas de Chartier (1990) sobre o conceito de representação e de Certeau (1994) sobre os conceitos de estratégias e táticas. Além disso, foram mobilizados outros referenciais, bibliografias e fontes complementares, como jornais da época. Abstract: The object of study of this research is the Educational Orientation in Brazil present in the publications of the Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário - CADES (Campaign for the Improvement and Diffusion of Secondary Education) during the 1950s and 1960s. The main sources are the collection of Cadernos de Orientação Educacional (Educational Orientation Journals) and the Revista Escola Secundária (Secondary School Magazine), both organized by CADES, making the time frame justified by the period of publication of these periodicals. The central objective is to understand how Educational Orientation was represented in the publications of the Campaign for the Improvement and Diffusion of Secondary Education between 1957 and 1964. To achieve this, it was necessary to understand the legislation of the period on Educational Orientation, to know general aspects of CADES and its publications, to recognize the representations about the role of Educational Orientation present in CADES publications, especially in the Secondary School Magazine and in the Educational Orientation Journals, to identify the strategies used by the authors to talk about Educational Orientation in CADES publications, to verify the circulation of some authors and their ideas on Educational Orientation, to discuss the recurring themes and characters in the publications and how they are involved in the prescription for the adjustment of conducts. The thesis is that Educational Orientation had a prominent role in CADES publications as a strategy of pedagogical renewal, which took place in the 1950s and 1960s, by corroborating the adjustment of students/citizens, family and school professionals, to the values advocated by the CADES/MEC (Ministry of Education and Culture) for the benefit of society. The work is divided into three chapters, the first of which brings a study of legislation in Brazil, on Educational Orientation, before and during CADES, as well as aspects of the Campaign, its publications and the authors who had their texts published. The second chapter deals with Educational Orientation and its relationship beyond the walls of the school, by talking about the American and French experiences, the discussions about religion and psychology and the relationship of the family with the Educational Orientation Service. The last chapter reveals Educational Orientation and its place in the school by investigating the representations projected on the role of the educational advisor, his relationship with other school professionals, the definitions and expectations of students' adjustment and the activities developed by the Education Orientation Service. The text is based on the theoretical contributions of Chartier (1990) on the concept of representation and of Certeau (1994) on the concepts of strategies and tactics. Furthermore, other references, bibliographies and complementary sources were mobilized, such as newspapers of the time. Resumen: Esta investigación tiene como objeto de estudio la Orientación Educativa en Brasil, presente en las publicaciones de la CADES (Campaña de Perfeccionamiento y Difusión de la Enseñanza Secundaria) durante las décadas de 1950 y 1960. Como principales fuentes se encuentran la colección de Cadernos de Orientação Educacional y la Revista Escola Secundária, ambas organizadas por la CADES, haciendo que la delimitación temporal se justifique por el período de publicaciones de esas revistas. El objetivo central es comprender cómo la Orientación Educativa fue representada en las publicaciones de la Campaña de Perfeccionamiento y Difusión de la Enseñanza Secundaria entre 1957 y 1964. Para ello fue necesario: comprender la legislación del período sobre la Orientación Educativa; conocer los aspectos generales de la CADES y de sus publicaciones; reconocer las representaciones sobre la función de la Orientación Educativa presentes en las publicaciones de la CADES, principalmente en la Revista Escola Secundária y en los Cadernos de Orientação Educacional; identificar las estrategias utilizadas por los autores para hablar de la Orientación Educativa en las publicaciones de la CADES; verificar la difusión de algunos autores y sus ideas sobre la Orientación Educativa; discutir los temas y personajes recurrentes en las publicaciones y cómo ellos se involucraban en la prescripción para la adecuación de conductas. La tesis es que la Orientación Educativa tuvo un rol de destaque en las publicaciones de la CADES como estrategia de renovación pedagógica, ocurrida en las décadas de 1950 y 1960, al corroborar con la adecuación de alumnos/ciudadanos, familia y profesionales de la escuela a los valores preconizados por la CADES/MEC en favor de la sociedad. El trabajo se divide en tres capítulos, de los cuales el primero presenta un estudio sobre la legislación en Brasil, sobre la Orientación Educativa, antes y durante la CADES, así como los aspectos de la Campaña, sus publicaciones y los autores que tuvieron sus textos divulgados. El segundo capítulo trata de la Orientación Educativa y de su relación más allá de los muros de la escuela, al hablar de las experiencias americana y francesa, las discusiones sobre la religión y la psicología y la relación de la familia con el Servicio de Orientación Educativa. El último capítulo da a conocer la Orientación Educativa y su lugar en la escuela al investigar las representaciones proyectadas sobre la función del orientador educativo, su relación con los demás profesionales de la escuela, las definiciones y expectativas de la adecuación de los alumnos y las actividades desarrolladas por el Servicio de Orientación Educativa. El texto se basa en las contribuciones teóricas de Chartier (1990) sobre el concepto de representación y de Certeau (1994) sobre los conceptos de estrategias y tácticas. Además de eso, fueron movilizados otros referenciales, bibliografías y fuentes complementarias, como periódicos de la época.
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