40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 201-220 of 270
-
O tema energia elétrica nos pressupostos da educação CTS no ensino de física : o que informam os livros didáticos de física do ensino médio
(2021)Resumo: A importância de se discutir sobre os processos educativos na disciplina de Física dentro de uma perspectiva crítica é algo necessário e urgente. Assim, o presente trabalho teve como objetivo de estudo investigar ... -
Rede de saberes : possíveis diálogos da educação do campo com os saberes locais e os conhecimentos científicos no ensino de ciências nos anos iniciais
(2021)Resumo: Os lugares são espaços de encontros e de diálogos, nos quais emergem as diferentes identidades dos sujeitos, movimentando suas existências. São nos lugares em que a vida acontece, com suas particularidades e, ... -
Um estudo sobre o uso da GeoGebra em situação de atendimento educacional hospitalar
(2021)Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como um aluno de Classe Hospitalar resolve problemas envolvendo conceitos de perímetro e área de polígonos, volume do cubo, comprimento e área do círculo e características ... -
Discursos sobre avaliação no ensino de ciências : relação entre saberes da prática docente e formação inicial na licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Paraná
(2021)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as compreensões, a partir de sentidos e discursos produzidos por pessoas egressas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, sobre ... -
Sentidos do ser professor de matemática
(2021)Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores/as que ensinam Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná ... -
Projeto cientistas na escola : um estudo das potencialidades para refletir sobre natureza da ciência e a divulgação científica
(2021)Resumo: Esta investigação consistiu em analisar as ações dos cientistas participantes do Projeto Cientistas na Escola. O objetivo foi identificar quais visões de ciência e de cientista são por eles veiculados, bem como, ... -
O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica
(2021)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões de professores atuantes na Educação Básica acerca do ensino da matemática com as Tecnologias Digitais (TD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem ... -
O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental
(2020)Resumo: A geometria é um campo da matemática que comumente fascina por sua beleza e harmonia e pode servir para despertar o interesse do aluno para o conhecimento matemático. A educação matemática aliada à educação do campo ... -
O currículo oculto nos intramuros de uma escola pública : olhar de uma professora de matemática
(2020)Resumo Preocupado com os fatores que interferem nos processos de ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental e Médio e com os(as) docentes e os(as) discentes frente aos desafios vivenciados no ... -
Trajetos-processos de uma criação selvática pela cidade
(2020)Resumo: Essa pesquisa tateia a criação, na perspectiva da obra "O Aracniano", de Fernand Deligny, na qual a rede é pensada como modo de ser e inspira procedimentos na cartografia dos gestos criadores das artistas do coletivo ... -
As tecnologias no ensino de ciências : os desafios dos professores corregentes dos anos iniciais
(2019)Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida junto com professores corregentes dos anos iniciais de escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba. O estudo traz como objetivo central analisar os ... -
Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências : analisando a temática crustáceos
(2018)Resumo: O estudo objetivou pesquisar as contribuições de uma sequência didática aplicada para o 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública, no município de Curitiba. A instituição de ensino em que a proposta didática ... -
Sentidos sobre a biologia molecular no ensino médio : potencialidades e limitações de uma sequência didática com enfoque nos Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS)
(2019)Resumo: A partir das dificuldades enfrentadas cotidianamente por professores de Biologia para despertarem o interesse dos estudantes em aprenderem assuntos relacionados à Biologia Molecular, propusemos, neste trabalho, a ... -
Resoluções de problemas de fração de crianças do 3. ano do ensino fundamental
(2019)Resumo: A presente dissertação teve por objetivo investigar conhecimentos que crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental do município de Curitiba revelam saber sobre frações. Para tal, buscamos identificar quais esquemas ... -
Resolução de problemas : saberes de professores participantes de políticas públicas de formação continuada em matemática
(2017)Resumo: Compreende-se nesta pesquisa que um dos focos do ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino e em particular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é a Resolução de Problemas. Nessa direção, observamos ... -
Química verde : análise da emergência do estilo de pensamento a partir da perspectiva Fleckiana
(2018)Resumo: O conceito Química Verde (QV) surgiu nos Estados Unidos, nos anos 90, do século XX, como resposta aos problemas relacionados à produção de resíduos e poluição decorrentes da Indústria Química. No âmbito dessa ... -
Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
(2017)Resumo: Com a presente pesquisa tive como objetivo constituir fontes orais a partir de entrevistas com cinco professores que participaram do processo de organização, elaboração, construção, formação continuada, e implementação ... -
O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural
(2020)Resumo: A pesquisa teve como foco o projeto de LEGO Robótica desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba em decorrência das vivências da pesquisadora como técnica em um projeto da rede durante quase seis ... -
Professores que ensinam matemática : movimento reflexivo sobre suas próprias práticas
(2019)Resumo: A pesquisa teve como tema a reflexão dos professores sobre a própria prática. Foi realizada com professores que ensinam matemática em um Colégio de Ensino Fundamental e Médio do município de Curitiba, da rede ... -
Processos de aprendizagem da docência com professores que ensinam matemática nos anos iniciais : a coletividade como princípio formativo
(2018)Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar possibilidades de aprendizagem da docência de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, no contexto da constituição de um grupo de professores no interior da ...