Formação inicial de professores multidisciplinares que ensinam matemática e resolução de problemas : concepções e práticas docentes
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Mitsuuchi, Jéssica Tomiko Araújo, 1995-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os reflexos das concepções declaradas de uma Professora Multidisciplinar em Formação Inicial sobre Resolução de Problemas em sua prática docente no ensino de Matemática nos Anos Iniciais, ressaltando a importância e relevância da pesquisa perante as lacunas nas investigações da área. Para tanto, apresenta-se uma discussão sobre a Formação Inicial de professores no âmbito do Curso de Pedagogia, com ênfase nas relações entre teoria e prática, bem como os conhecimentos inerentes à docência e ao ensino de Matemática. No que diz respeito às concepções, propõe-se uma discussão teórica acerca de suas definições, além de apresentar uma revisão sistemática sobre concepções de professores no tocante ao ensino de Matemática nos Anos Iniciais, localizando a Resolução de Problemas. Do mesmo modo, apresentam-se algumas perspectivas em relação à compreensão da Resolução de Problemas no ensino de Matemática, como a Heurística, o Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas e a Perspectiva Metodológica de Resolução de Problemas, por exemplo. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na disciplina de Estágio em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Paraná. A seleção da participante guiou-se por um processo natural de seleção. No que tange aos instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas/reflexivas, o planejamento da prática docente da participante e o artigo elaborado por ela para a disciplina em questão. A análise dos dados foi feita à luz da Análise Textual Discursiva, contemplando as etapas de unitarização, categorização e produção de metatextos. Ao compreender que as concepções são parte do indivíduo, fruto de experiências e interações dentro e fora da sala de aula, bem como o modo como o indivíduo concebe e interpreta o mundo, em sua visão pessoal, as reflexões e análises indicam que a participante percebe a Matemática numa concepção utilitarista e relacionada ao cotidiano, estendendo essa compreensão à Resolução de Problemas. Os reflexos dessas concepções são vistas na Prática Docente por meio da proposição de problemas que envolvem a realidade dos alunos, com resquícios de um ensino tradicional. No entanto, ao levar em conta os inúmeros fatores que influenciam a sistematização e consolidação das concepções de um professor, as concepções declaradas e evidenciadas pela participante podem ser modificadas ao passo que ela constrói e consolida seus conhecimentos docentes. Palavras-chave: Pedagogia. Concepções. Conhecimentos Docentes. Ensino de Matemática. Resolução de Problemas. Abstract: This research had as general objective to analyze the reflections of the declared conceptions of a Multidisciplinary Teacher in Initial Formation on Problems Resolution in her Mathematics teaching practice in the first grade, emphasizing the importance and relevance of the research in the gaps of the area's investigations. Therefore, it is presented a discussion of the Initial Teachers' Formation within the scope of the Pedagogy Course, with emphasis on the relation between theory and practice, and the knowledge inherent to teaching and Mathematics teaching. A theoretical discussion about conceptions definitions is proposed, besides presenting a systematic review of teachers' conceptions regarding Mathematics teaching in the first grade, locating the Problems Resolution. Likewise, some perspectives are presented regarding the understanding of Problems Resolution in Mathematics teaching, such as Heuristics, Teaching-Learning-Evaluation of Mathematics through Problems Resolution, and the Methodological Perspective of Problems Resolution, for example. This qualitative research was done for the discipline of Teaching Internship in the First Grade of Elementary School, in the Pedagogy Course of the Federal University of Paraná. The selection of the participant was guided by a natural selection process. Concerning the data collection instruments, were used semistructured/ reflective interviews, the participant's teaching practice planning, and the article elaborated by her for the mentioned subject. Data analysis was based on Discursive Textual Analysis, including the stages of unitarization, categorization, and metatext production. By understanding that conceptions are part of the individual, resulting of experiences and interactions inside and outside of the classroom, and how the individual conceives and interprets the world in his personal view, the reflections and analyzes indicate that the participant perceives Mathematics in a utilitarian conception related to everyday, expanding this understanding to Problems Resolution. The reflections of these conceptions are seen in the Teaching Practice through the problems that involve the students' reality, with vestige of a traditional teaching. Nevertheless, considering the numerous factors that influence the systematization and consolidation of a teacher's conceptions, the conceptions declared and evidenced by the participant can be modified while she constructs and consolidates her teaching knowledge. Keywords: Pedagogy. Conceptions. Teaching Knowledge. Mathematics teaching. Problem Resolution.
Collections
- Dissertações [209]