Ilha interdisciplinar de racionalidade como estratégia de ensino e aprendizagem de eletromagnetismo
Resumo
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Ensino Médio da Educação Básica, com alunos do 3° Ano de uma escola Pública do Estado do Paraná em que foi desenvolvida uma sequência didática a fim de construir uma IIR envolvendo a disciplina de Física e Eletrônica com a disciplina de História. O objetivo principal foi identificar contribuições da Teoria das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva da Alfabetização Científica e Técnica (ACT) na aprendizagem de Eletromagnetismo em uma turma de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. As Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) é uma metodologia de ensino proposta dor Gérard Fourez, a qual prevê a seleção da informação e estruturação do modelo que a ilha procura construir. O Ensino do Eletromagnetismo, por vezes gira em torno de questões pouco práticas com repetição de exercícios e aplicações de formulários prontos. O aluno tem pouco contato com as aplicações e implicações sobre este estudo e suas implicações e aplicações na sociedade e as relações com outras disciplinas e este modelo prevê uma abordagem de ensino que engloba mais de uma disciplina, neste sentido a dissertação destina-se a investigar quais contribuições a metodologia proposta por Fourez Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade para a aprendizagem, na perspectiva da Alfabetização Científica e Técnica (ACT) para o ensino do Eletromagnetismo - conteúdo estruturante da disciplina de Física e suas relações com outras disciplinas. Para esta pesquisa foram utilizados: questionário inicial sobre os conhecimentos prévios que os alunos tinham sobre eletromagnetismo e uma sequência didática com base na metodologia das Ilhas Interdisciplinas de Racionalidade (IIR), elaborada a partir da situação problema escolhida pelos estudantes. A análise dos dados foi feita a partir deste questionário e desta sequência didática e foi utilizado um software de Análise de dados: Maxqda e o Survey Monkey. Importante salientar que esta pesquisa foi feita com alunos do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola pública. Como resultados obtivemos que o uso da metodologia das Ilhas Interdisciplinares (IIR) tem mais impacto na aprendizagem por ter mais envolvimento de escolhas feita pelos estudantes. Como possibilidade de pesquisas futuras seria interessante investigar como as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) podem contribuir na formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura. Abstract: This research was carried out in the context of High School of Basic Education, with students from the 3rd year of a public school in the State of Paraná, in which a didactic sequence was developed in order to build an IIR involving the discipline of Physics and Electronics with the discipline of history. The main objective was to identify contributions of the Theory of Interdisciplinary Islands of Rationality (IIR) from a didactic sequence developed from the perspective of Scientific and Technical Literacy (ACT) in the learning of Electromagnetism in a class of 3rd year high school students in a public school. The Interdisciplinary Islands of Rationality (IIR) is a teaching methodology proposed by Gérard Fourez, which foresees the selection of information and structuring of the model that the island seeks to build. The Teaching of Electromagnetism sometimes revolves around impractical issues with repetition of exercises and application of ready-made forms. The student has little contact with the applications and implications of this study and its implications and applications in society and relationships with other disciplines and this model provides a teaching approach that encompasses more than one discipline, in this sense the dissertation is intended to investigate which contributions the methodology proposed by Fourez Interdisciplinary Islands of Rationality for learning, in the perspective of Scientific and Technical Literacy (ACT) for the teaching of Electromagnetism - structuring content of the discipline of Physics and its relations with other disciplines. For this research, the following were used: an initial questionnaire about the students' previous knowledge about electromagnetism and a didactic sequence based on the methodology of the Interdisciplinary Islands of Rationality (IIR), elaborated from the problem situation chosen by the students. Data analysis was performed using this questionnaire and this didactic sequence, using a data analysis software: Maxqda and Survey Monkey. It is important to point out that this research was carried out with students from the 3rd year of high school in a public school. As a result, we obtained that the use of the Interdisciplinary Islands (IIR) methodology has more impact on learning as it has more involvement in the choices made by students. As a possibility for future research, it would be interesting to investigate how the Interdisciplinary Islands of Rationality (IIR) can contribute to the initial training of teachers in undergraduate courses.
Collections
- Dissertações [231]