Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 206
-
Ariane et Bacchus (1696) de Marin Marais : uma análise texto-musical sobre os principais recitativos e árias
(2018)Resumo: No presente trabalho apresentamos uma análise texto-musical dos principais recitativos e árias de quatro personagens da tragédie en musique, Ariane et Bacchus, de Marin Marais, composta em 1696. Para chegarmos até ... -
Aprendizagem musical no piano popular : a trajetória prosfissional de Fernando Montanari
(2019)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem musical de um pianista curitibano, Fernando Montanari, que conta com mais de 60 anos de atividade, e é reconhecido por seu estilo interpretativo ... -
Aprendizagem em comunidade de prática: ritmistas da Escola de Samba Leões da Mocidade de Curitiba
(2021)Resumo: A presente pesquisa é um estudo de caso que teve por objetivo compreender como ocorre o processo de aprendizagem dos ritmistas da bateria Bafo dos Leões, da Escola de Samba Leões da Mocidade de Curitiba, Paraná. ... -
A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
(2020)Resumo: A pesquisa tem o objetivo de responder como a improvisação musical é ensinada dentro de cursos específicos de bacharelado e licenciatura em música de Curitiba nas universidades UNESPAR - Campus Curitiba I (EMBAP) ... -
Adoniran Barbosa : entre malocas e "adifícios" : uma proposta de análise de Viaduto Santa Efigênia (1978)
(2013)Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo etnomusicológico e semiótico sobre a canção Viaduto Santa Efigênia (1978), composta pelo sambista paulista Adoniran Barbosa. Toma-se como fundamentação teórica a sistematização ... -
Que canto é esse? : a concepção de canto no ensino de música na educação básica, sob a visão da manualística, a partir da análise de uma coleção de livros didáticos de arte do PNLD
(2021)Resumo: Esta pesquisa foi elaborada com o objetivo de compreender e analisar qual é a concepção de canto na educação básica, de acordo com a visão dos manuais da coleção "Por toda parte" da editora FTD do PNLD Arte 2018/2020 ... -
Intertextualidade musical na Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa-Lobos
(2021)Resumo: O presente trabalho tem como propósito a análise musical da Bachianas Brasileiras nº 5 (1938-1945), de Heitor Villa-Lobos, composta para voz soprano e orquestra de violoncelos. Pretendendo estabelecer relações ... -
O espaço dos livros didáticos do PNLD Arte no currículo de formação inicial dos professores de música no Paraná
(2021)Resumo: Esta dissertação situa-se na área de educação musical a partir dos temas livros didáticos, currículo e formação de professores de música. Considerando que a música na educação básica está inserida no componente ... -
Thalia e Melpomene : Anna Renzi, o nascimento da Prima Donna
(2015)Resumo: Esta dissertação aborda o surgimento da prima donna na ópera italiana e teve como objetivo principal confirmar este lugar inaugural na figura da cantoraatriz, Anna Renzi. Para tanto, foram estudadas as óperas ... -
A teatralidade no teatro instrumental : aspectos composicionais, notacionais e de realização
(2015)Resumo: Esta pesquisa trata sobre a teatralidade do Teatro Instrumental, gênero de composição musical estabelecido a partir da segunda metade do século XX e que tem como principal característica a presença de aspectos ... -
Rock em Curitiba : a cena musical, seus agentes, espaços e relações com as inovações digitais entre 2005 e 2019
(2020)Resumo: O presente estudo concentra-se na área de Etnomusicologia com abordagens em Comunicação e tratará do tema cena musical rock independente na cidade de Curitiba, do ano de 2005 à atualidade. A pesquisa partirá de uma ... -
Respostas emocionais à música (instrumental e cantada) : um estudo comparativo à luz do modelo BRECVEMA
(2021)Resumo: O BRECVEMA é um modelo científico criado por Patrik Juslin para explicar como a música induz emoções em ouvintes. Segundo ele, para que qualquer indivíduo sinta uma emoção no ato da escuta musical, é necessário que ... -
A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música
(2020)Resumo: O engajamento musical é uma ação multidimensional que envolve componentes psicológicos e comportamentais ligados a experiências emocionais. Essas experiências parecem ser fundamentais na movimentação do interesse ... -
O processo de preparação da estréia da obra "Ainda que não haja brisa nenhuma" de Harry Crowl pelo Ensemble Móbile
(2019)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral investigar o processo de preparação da estreia da obra "Ainda que não haja brisa nenhuma", do compositor Harry Crowl, pelo Ensemble Móbile. Com base nos conceitos de comunicação ... -
Pieces de violle en musique et en tablature : a visão de De Machy sobre a viola da gamba
(2020)Resumo: A obra Pieces de Violle en Musique et en Tablature (1685) de De Machy foi o primeiro livro para viola da gamba solo a ser publicado na França. No prefácio (Avertissement), o autor revela a sua visão sobre a viola ... -
Pianistas paulistas : paradigmas de elementos musicais e extramusicais
(2021)Resumo: O presente trabalho é resultado de uma investigação efetuada a partir da perspectiva etnomusicológica, sobre a produção musical de quatro pianistas paulistas com o objetivo de identificar paradigmas musicais criados ... -
Métodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical
(2019)Resumo: Esta pesquisa analisa a relação entre métodos de ensino de violão e princípios teóricos da educação musical, bem como levanta o ponto de vista de professores de violão sobre os métodos. O objetivo principal foi ... -
Intertextualidade nas obras para piano de Brazílio Itiberê
(2019)Resumo: Brazílio Itiberê da Cunha (1846-1913) foi um compositor e pianista paranaense que alcançou reconhecimento de sua atividade musical em vida. No entanto, após a sua morte teve seu valor diminuído por ser considerado ... -
A influência do pareamento rítmico sobre respostas emocionais sentidas em trechos de música instrumental brasileira
(2020)Resumo: O pareamento rítmico refere-se a situações de escuta em que o ritmo da música influencia algum ritmo interno do corpo do ouvinte (por exemplo: batimentos cardíacos) e este se ajusta com a periodicidade da música, ... -
A influência do engajamento significativo de um compositor sobre respostas emocionais de ouvintes à sua própria música
(2021)Resumo: O engajamento significativo é uma ferramenta conceitual utilizada para examinar e categorizar práticas criativas. Em música, ele representa a imersão do compositor no processo criativo, que pode resultar em um ...