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    Respostas emocionais à música (instrumental e cantada) : um estudo comparativo à luz do modelo BRECVEMA

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    R - D - RODRIGO FLAMARION GODINHO MIRANDA.pdf (1.842Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Flamarion, Rodrigo, 1998-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O BRECVEMA é um modelo científico criado por Patrik Juslin para explicar como a música induz emoções em ouvintes. Segundo ele, para que qualquer indivíduo sinta uma emoção no ato da escuta musical, é necessário que um ou mais mecanismos psicológicos subjacentes sejam ativados em sua mente. São eles: reflexo do tronco encefálico, pareamento rítmico, condicionamento avaliativo, contágio emocional, imagens visuais, memória episódica, expectativa musical e julgamento estético. O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo comparativo entre respostas emocionais de ouvintes brasileiros a excertos de música instrumental e de música cantada. Para isso, foi realizado um experimento com 100 participantes que ouviam excertos musicais e, após cada escuta, preenchiam uma escala emocional que trazia questões referentes à percepção do acionamento dos mecanismos psicológicos supracitados. Levou-se em conta a intensidade de 12 emoções (alcance: 0-10), além de medidas complementares de familiaridade, valência afetiva e estado de excitação fisiológica. O material musical consistiu de 12 excertos de obras do compositor Antônio Carlos Jobim apresentadas em duas versões: instrumental e cantada (total = 24 excertos). Os resultados mostraram diferenças nas respostas emocionais dos ouvintes entre os trechos. De forma geral, os trechos de música instrumental emocionaram os ouvintes de maneira mais significativa do que os trechos musicais cantados. Não foi encontrado dado que reforçasse a hipótese da existência de novos mecanismos adicionais ao BRECVEMA. Os resultados também mostraram que tanto a presença do canto na música instrumental como a expressão emocional da própria música (obtida por meio do uso de elementos estruturais como modo, andamento, dinâmicas, etc.) foram capazes de alterar as respostas emocionais dos ouvintes. Esses resultados foram discutidos com base no modelo BRECVEMA. Palavras-chave: Respostas emocionais. Música instrumental. Música cantada.
     
    Abstract: BRECVEMA is a scientific model created by Patrik Juslin to explain how music induces emotions in listeners. According to this model, one or more underlying mechanisms must be activated in the listener?s mind to arouse emotions during a listening activity. These mechanisms are: brain stem reflex, rhythmic entrainment, evaluative conditioning, emotional contagion, visual imagery, episodic memory, musical expectancy and aesthetic judgment. The purpose of the present research was to carry out a comparative study between the emotional responses of Brazilian listeners to excerpts of instrumental and sung music. An experiment was conducted in which 100 participants listened to musical excerpts and after each listening, they filled in an emotional scale with questions about the perception of the activation of the aforementioned mechanisms. The intensity of 12 emotions was taken into account (range: 0- 10) and three complementary measures: familiarity, affective valence and arousal. The musical material consisted of 12 excerpts from works by the composer Antônio Carlos Jobim presented in two versions: instrumental and sung music (total = 24 excerpts). Results showed differences in listeners emotional responses among excerpts. In general, instrumental excerpts moved participants more than sung excerpts. It was not found as it reinforced the hypothesis of the existence of new additional mechanisms to BRECVEMA. The results also showed that both the presence of singing in instrumental music and the emotional expression of the music (obtained through the use of structural parameters such as mode, tempo, dynamics, etc.) were able to alter the listeners' emotional responses. These results were discussed based on the BRECVEMA model. Keywords: Emotional responses. Instrumental music. Sung music.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71719
    Collections
    • Dissertações [201]

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