Intertextualidade musical na Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa-Lobos
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como propósito a análise musical da Bachianas Brasileiras nº 5 (1938-1945), de Heitor Villa-Lobos, composta para voz soprano e orquestra de violoncelos. Pretendendo estabelecer relações intertextuais entre o primeiro movimento Ária (Cantilena) (1938), as Cantatas de Johann Sebastian Bach (séc. XVIII) e os Choros da música popular brasileira (séc. XX). Assim também, o segundo movimento Dansa (Martelo) (1945) dialogando com sua poética composicional. Desta maneira através de análise musical ligada a intertextualidade buscaremos ferramentas concretas como elementos motívicos, fraseológicos, harmônicos e estilizações para identificarmos procedimentos composicionais nestas obras, relacionando-as entre si. Ademais, este trabalho tende a compreender o contexto histórico e social da música do século XX em que Villa-Lobos estava inserido. Deste modo, verificamos a proximidade da teoria tradicional intertextual com o modernismo, averiguada em discussões sobre o assunto, identificando assim, seus desdobramentos composicionais correlacionando as citações e referências feitas às Cantatas e aos Choros presentes na Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa-Lobos. Abstract: The present dissertation has as purpose the musical analysis of Bachianas Brasileiras nº 5 (1938-1945) by Heitor Villa-Lobos, composed for soprano voice and cello orchestra. It intends to establish intertextual relations between the first movement Aria (Cantilena) (1938), the Cantatas by Johann Sebastian Bach (18th century) and the Choros of Brazilian popular music (20th century). So too, the second movement Dansa (Martelo) (1945) dialoguing with its compositional poetics. Thus, through musical analysis linked to intertextuality, we will search for concrete tools such as motivic elements, phraseologies, harmonics and stylizations to identify compositional procedures in these works by relating them to each other. Furthermore, this work tends to understand the historical and social context of 20th century music in which Villa- Lobos was inserted. Thus, we verify the proximity of the traditional intertextual theory with modernism, verified in discussions on the subject, thus identifying its compositional unfolding correlating the quotations and references made to the Cantatas and Choros present in Heitor Villa-Lobos' Bachianas Brasileiras nº 5.
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