O espaço dos livros didáticos do PNLD Arte no currículo de formação inicial dos professores de música no Paraná
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Rosa, Lucas Pitwak Menezes, 1994-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta dissertação situa-se na área de educação musical a partir dos temas livros didáticos, currículo e formação de professores de música. Considerando que a música na educação básica está inserida no componente curricular Arte e considerando também a recém inserção deste componente curricular no âmbito do PNLD, o problema levantado refere-se a possível ausência desses livros didáticos nos currículos dos cursos superiores de licenciatura em música do estado do Paraná. Devido ao alto valor econômico conferido ao PNLD, assim como seu impacto cultural e social, este programa passa a agir como indutor de pesquisas sobre seus processos e objetos. Neste caso, o livro didático, enquanto objeto representativo da cultura escolar e do currículo, foi aferido como um ponto comum entre os três assuntos dessa dissertação, entrelaçando o papel social e formativo das universidades que ofertam cursos de licenciatura em música. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a presença dos livros didáticos do PNLD Arte nos currículos dos cursos de licenciatura em música nas instituições de ensino superior do estado do Paraná. Como objetivos específicos, buscou-se entender conceitualmente o livro didático e o currículo a partir dos contextos político, social e econômico; e identificar o contexto do componente curricular Arte na rede de educação básica do estado do Paraná. O delineamento metodológico foi realizado a partir da análise documental e do levantamento de campo, buscando identificar a presença do livro didático no currículo a partir dos documentos institucionais e das respostas dos professores formadores das instituições por meio de um questionário. Os resultados apontaram para a existência de espaços nos currículos para a possibilidade de análise dos livros didáticos do PNLD Arte, principalmente nas disciplinas de preparação dos discentes para a atuação docente. Entretanto, devido à sua breve existência e ao contato parcial dos professores formadores com esses objetos, eles ainda não têm presença garantida nos currículos dos cursos de licenciatura em música. Abstract: This Master's thesis is located in the area of musical education from the themes of textbooks, curriculum and training of music teachers. Considering that music in basic education is included in the curricular component Art and also considering the recent insertion of this curricular component within the PNLD, the problem raised refers to the possible absence of these textbooks in the curricula of music undergraduate courses in the state of Paraná. Due to the high economic value conferred to the PNLD, as well as its cultural and social impact, this program starts to act as an inducer of research about its processes and objects. In this case, the textbook, as a representative object of school culture and curriculum, was assessed as a common point between the three subjects of this Master's thesis, intertwining the social and formative roles of universities that offer undergraduate courses in music. Thus, the general objective of this research was to investigate the presence of PNLD Art textbooks in the curricula of undergraduate music courses in higher education institutions in the state of Paraná. As specific goals, we sought to conceptually understand the textbooks and the curriculum from the political, social and economic contexts; and identify the context of the curricular component Art in the basic education network of the state of Paraná. The methodological design was based on document analysis and field survey, seeking to identify the presence of the textbook in the curriculum from institutional documents and from the answers of the teacher educators of the institutions through a questionnaire. The results pointed to the existence of spaces in the curricula for the possibility of analyzing the PNLD Art textbooks, especially in the disciplines that prepare the students for teaching. However, due to their brief existence and the partial contact of the teacher educators with these objects, they still do not have a guaranteed presence in the curricula of undergraduate music courses.
Collections
- Dissertações [192]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
O processo de preparação da estréia da obra "Ainda que não haja brisa nenhuma" de Harry Crowl pelo Ensemble Móbile
Evangelista, Eric Henrique Moreira, 1989- (2019)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral investigar o processo de preparação da estreia da obra "Ainda que não haja brisa nenhuma", do compositor Harry Crowl, pelo Ensemble Móbile. Com base nos conceitos de comunicação ... -
O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea
Silva, Danilo Kuhn da (2010)Resumo: Esta dissertação apresenta materiais musicais gauchescos, coletados e analisados através de gravações com músicos inseridos no fazer musical do estado do Rio Grande do Sul, e a utilização destes materiais numa ... -
Representações de tempo e de espaço escolar da música na rede pública de ensino
Teixeira, Walmir Marcelino (2010-11-29)Resumo: A presente pesquisa propõe-se a estudar a educação musical na perspectiva inclusiva, no contexto de políticas públicas globais que influenciam a definição do tempo e do espaço escolar da educação musical em práticas ...