• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Thalia e Melpomene : Anna Renzi, o nascimento da Prima Donna

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARCIA ELOIZA KAYSER.pdf (14.08Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Kayser, Márcia Eloiza, 1972-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta dissertação aborda o surgimento da prima donna na ópera italiana e teve como objetivo principal confirmar este lugar inaugural na figura da cantoraatriz, Anna Renzi. Para tanto, foram estudadas as óperas idealizadas por libretistas e compositores para a sua atuação, e as conexões com a situação econômica, e o cenário cultural e ideológico que regiam a Veneza do século XVII, com a presença marcante da Accademia degli Incogniti. Por fim, apresentamos uma breve análise texto-musical para explicar a capacidade extraordinária de Anna Renzi em personificar os seus vários papéis. Com este trabalho, buscamos permitir a outros executantes ou pesquisadores uma melhor compreensão e acesso aos elementos para a performance historicamente informada deste repertório. Palavras-chave: Anna Renzi; Prima Donna; Barroco; Ópera veneziana do século XVII.
     
    Abstract: This dissertation deals with the emergence of prima donna in Italian opera and aimed to confirm it in the figure of the singer-actress, Anna Renzi. Therefore, connections were established between the idealized operas by librettists and composers to her activity, the economic, cultural and ideological scenario governing the Venice of the seventeenth century, with the presence of the Accademia degli Incogniti. Finally, we presente a brief text-musical analysis to explain the extraordinary ability to Anna Renzi to impersonate her various and distinct roles. With this work we aim also to allow other performers or researchers to reach a better understanding and access to elements of the Historically Informed Performance of this repertoire. Key-words: Anna Renzi; Prima Donna; Baroque; Venetian opera of the seventeenth century.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/64174
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV