• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ariane et Bacchus (1696) de Marin Marais : uma análise texto-musical sobre os principais recitativos e árias

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - RUBENS ROSA ALVES FILHO.pdf (13.22Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Alves Filho, Rubens Rosa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: No presente trabalho apresentamos uma análise texto-musical dos principais recitativos e árias de quatro personagens da tragédie en musique, Ariane et Bacchus, de Marin Marais, composta em 1696. Para chegarmos até as análises, abordamos, primeiramente, três temas que formam as bases da tragédia musical francesa - tragédia clássica, versificação e declamação. Depois de refletirmos sobre a gênese da ópera na Itália, berço desse gênero musical, focamos em sua criação na França, país de origem de Marin Marais, compositor de Ariane et Bacchus. Logo após, apresentamos as definições dos tipos de recitativos e ária e por fim, apresentamos as análises, em que os elementos textuais e os musicais são interpretados de forma correlacionada. Palavras chave: Tragédie en musique. Ópera francesa. Barroco. Marin Marais.
     
    Abstract: In the present work we present a text-music analysis of the main recitatives and arias of four characters from the tragédie en musique, Ariane et Bacchus, by Marin Marais, composed in 1696. In order to get to the analyzes, we first address three themes that form the basis of French musical tragedy - classical tragedy, versification and declamation. After reflecting on the genesis of the opera in Italy, the birthplace of this musical genre, we focused on its creation in France, the country of origin of Marin Marais. Subsequently, we present the definitions of the types of recitatives and aria and, finally, we present the analyzes, in which the textual and musical elements are interpreted in a correlated way. Keywords: Tragédie en musique. French opera. Baroque. Marin Marais.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56936
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV