• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Pieces de violle en musique et en tablature : a visão de De Machy sobre a viola da gamba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANDRE LUIZ TARTAS.pdf (8.653Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Tartas, André Luiz, 1981-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A obra Pieces de Violle en Musique et en Tablature (1685) de De Machy foi o primeiro livro para viola da gamba solo a ser publicado na França. No prefácio (Avertissement), o autor revela a sua visão sobre a viola da gamba e especifica questões sobre o modo de tocar, ler e escrever para o instrumento. O objetivo da pesquisa é o de investigar as propostas de De Machy sobre o estilo, ensino, técnicas e ornamentação da viola da gamba solo. A publicação recebeu críticas à época, e desde a redescoberta da viola da gamba no século XX o nome de De Machy foi desconsiderado inclusive entre os gambistas. A pesquisa vem somar-se às publicações e gravações recentes que ampliam a relevância da obra de De Machy, e contribui para fomentar a pesquisa sobre a viola da gamba no Brasil. Palavras chave: De Machy. Viola da gamba. Tablatura. Pieces de Violle. Música Antiga. Performance Historicamente Informada.
     
    Abstract: The work Pieces de Violle en Musique et en Tablature (1685) by De Machy was the first book for viola da gamba solo to be published in France. In the preface (Avertissement), the author reveals his vision of the viola da gamba and specifies questions about how to play, read and write for the instrument. The aim of the research is to investigate De Machy's proposals on the style, teaching, techniques and ornamentation of the viola da gamba solo. The publication received criticism at the time, and since the rediscovery of the viola da gamba in the 20th century, the name of De Machy has been disregarded even among viol players. The research is added to the recent publications and recordings that increase the relevance of De Machy's work, and contributes to foster research on the viola da gamba in Brazil. Keywords: De Machy. Viola da gamba. Tablature. Pieces de Violle. Early Music. Historically Informed Performance.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/69171
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV