40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 250
-
Ariane et Bacchus (1696) de Marin Marais : uma análise texto-musical sobre os principais recitativos e árias
(2018)Resumo: No presente trabalho apresentamos uma análise texto-musical dos principais recitativos e árias de quatro personagens da tragédie en musique, Ariane et Bacchus, de Marin Marais, composta em 1696. Para chegarmos até ... -
Aprendizagem musical no piano popular : a trajetória prosfissional de Fernando Montanari
(2019)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem musical de um pianista curitibano, Fernando Montanari, que conta com mais de 60 anos de atividade, e é reconhecido por seu estilo interpretativo ... -
Aprendizagem em comunidade de prática: ritmistas da Escola de Samba Leões da Mocidade de Curitiba
(2021)Resumo: A presente pesquisa é um estudo de caso que teve por objetivo compreender como ocorre o processo de aprendizagem dos ritmistas da bateria Bafo dos Leões, da Escola de Samba Leões da Mocidade de Curitiba, Paraná. ... -
A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
(2020)Resumo: A pesquisa tem o objetivo de responder como a improvisação musical é ensinada dentro de cursos específicos de bacharelado e licenciatura em música de Curitiba nas universidades UNESPAR - Campus Curitiba I (EMBAP) ... -
O amor pela música : sobre o fluxo do capital artístico entre a orquestra e o público
(2019)Resumo: Esta tese teve como tema as diversas relações envolvidas entre a orquestra e o seu público no processo de emissão e recepção do capital artístico. Para o desenvolvimento da pesquisa foram investigados diversos ... -
Adoniran Barbosa : entre malocas e "adifícios" : uma proposta de análise de Viaduto Santa Efigênia (1978)
(2013)Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo etnomusicológico e semiótico sobre a canção Viaduto Santa Efigênia (1978), composta pelo sambista paulista Adoniran Barbosa. Toma-se como fundamentação teórica a sistematização ... -
Abordagens e finalidades da leitura à primeira vista no ensino do violão
(2020)Resumo: Nesta tese, a leitura musical à primeira vista é explorada no universo do violão. A título de contextualização, foram consultadas tanto uma bibliografia especializada sobre leitura musical quanto aquela dedicada ... -
Que canto é esse? : a concepção de canto no ensino de música na educação básica, sob a visão da manualística, a partir da análise de uma coleção de livros didáticos de arte do PNLD
(2021)Resumo: Esta pesquisa foi elaborada com o objetivo de compreender e analisar qual é a concepção de canto na educação básica, de acordo com a visão dos manuais da coleção "Por toda parte" da editora FTD do PNLD Arte 2018/2020 ... -
Intertextualidade musical na Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa-Lobos
(2021)Resumo: O presente trabalho tem como propósito a análise musical da Bachianas Brasileiras nº 5 (1938-1945), de Heitor Villa-Lobos, composta para voz soprano e orquestra de violoncelos. Pretendendo estabelecer relações ... -
O espaço dos livros didáticos do PNLD Arte no currículo de formação inicial dos professores de música no Paraná
(2021)Resumo: Esta dissertação situa-se na área de educação musical a partir dos temas livros didáticos, currículo e formação de professores de música. Considerando que a música na educação básica está inserida no componente ... -
O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem
(2020)Resumo: A presente tese tem como tema o processo de construção da aprendizagem musical no ensino coletivo de instrumentos musicais (ECIM) no ensino superior. O objetivo principal foi identificar os elementos desse processo ... -
Do tamanco ao tambor : as ressignificações da prática do fandango em Antonina/Paraná no século XX
(2021)Resumo: Esta tese apresenta aspectos do complexo genérico da música e dança denominado Fandango no município de Antonina no Estado do Paraná, relacionandoos com as Práticas Musicais que são utilizadas na região litorânea. ... -
Thalia e Melpomene : Anna Renzi, o nascimento da Prima Donna
(2015)Resumo: Esta dissertação aborda o surgimento da prima donna na ópera italiana e teve como objetivo principal confirmar este lugar inaugural na figura da cantoraatriz, Anna Renzi. Para tanto, foram estudadas as óperas ... -
A teatralidade no teatro instrumental : aspectos composicionais, notacionais e de realização
(2015)Resumo: Esta pesquisa trata sobre a teatralidade do Teatro Instrumental, gênero de composição musical estabelecido a partir da segunda metade do século XX e que tem como principal característica a presença de aspectos ... -
A sincronia no subjetivo : interação entre pianista e cantor na preparação e na performance das canções de Oswaldo de Souza
(2021)Resumo: Nesta pesquisa, investigamos os aspectos de sincronia em passagens em que fica evidente a liberdade de decisões interpretativas das canções de câmara do compositor Oswaldo de Souza (1904-1995). Em busca desta ... -
Sincope harmônica : um estudo analítico e perceptivo do repertório de música pop/mainstream entre 1950/79
(2020)Resumo: O presente trabalho apresenta o conceito de Síncope Harmônica, que se refere às resultantes perceptivas decorrentes da divergência entre as fases das estruturas métricas subjacentes na música e as fases da construção ... -
Rock em Curitiba : a cena musical, seus agentes, espaços e relações com as inovações digitais entre 2005 e 2019
(2020)Resumo: O presente estudo concentra-se na área de Etnomusicologia com abordagens em Comunicação e tratará do tema cena musical rock independente na cidade de Curitiba, do ano de 2005 à atualidade. A pesquisa partirá de uma ... -
A rítmica musical de José Eduardo Gramani e a aprendizagem autorregulada : movimento, atenção, flexibilidade e divertimento
(2019)Resumo: O tema desta tese refere-se aos exercícios de Rítmica elaborados por José EduardoGramani e sua relação com a Aprendizagem Autorregulada. Gramani desenvolveu uma sériede exercícios que contemplam o aspecto musical ... -
Respostas emocionais à música (instrumental e cantada) : um estudo comparativo à luz do modelo BRECVEMA
(2021)Resumo: O BRECVEMA é um modelo científico criado por Patrik Juslin para explicar como a música induz emoções em ouvintes. Segundo ele, para que qualquer indivíduo sinta uma emoção no ato da escuta musical, é necessário que ... -
A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música
(2020)Resumo: O engajamento musical é uma ação multidimensional que envolve componentes psicológicos e comportamentais ligados a experiências emocionais. Essas experiências parecem ser fundamentais na movimentação do interesse ...