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    A rítmica musical de José Eduardo Gramani e a aprendizagem autorregulada : movimento, atenção, flexibilidade e divertimento

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    R - T - AGLAE MACHADO FRIGERI.pdf (3.065Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Frigeri, Aglaê Machado
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O tema desta tese refere-se aos exercícios de Rítmica elaborados por José EduardoGramani e sua relação com a Aprendizagem Autorregulada. Gramani desenvolveu uma sériede exercícios que contemplam o aspecto musical do ritmo, visando estimular a sensibilidaderítmica dos estudantes de música. A Aprendizagem Autorregulada é um processo ativo, no qualestudantes estabelecem metas para seu aprendizado e procuram monitorar, regular e controlarsua cognição, motivação e comportamento, em um determinado contexto e ambiente. Oobjetivo desta pesquisa foi investigar as possibilidades de desenvolvimento autorregulatório apartir da prática dos exercícios rítmicos de Gramani, verificando a aprendizagem em diferentescursos de música com diferentes habilitações. Na presente pesquisa, as relações entre estes doiselementos foram investigadas a partir de uma metodologia de natureza qualitativa equantitativa. O delineamento metodológico incluiu o modelo de pesquisa quase-experimental,realizada no intervalo de 10 aulas ministradas em uma instituição de ensino superior da cidadede Curitiba, no ano de 2017, junto a 83 alunos de cinco cursos distintos. Os resultadosindicaram: (a) os métodos utilizados forneceram informações sobre o processo regulatório dosestudantes que possibilitam constatar a relação da aprendizagem autorregulada com o materialdesenvolvido por Gramani; (b) o direcionamento de meta (propósito) tem impacto direto namotivação e no comportamento apresentados pelos alunos; (c) os desafios presentes nosexercícios de Gramani representam um fator relevante na motivação dos alunos; (d) o contextotem papel fundamental na motivação dos alunos, revertendo-se na capacidade de escolher eadaptar caminhos para manter-se no processo de aprendizagem. Espera-se que esta pesquisapossa contribuir para uma melhor compreensão da qualidade, profundidade e alcance que omaterial desenvolvido por Gramani é capaz de promover.
     
    Abstract: The theme of this doctoral thesis refers to the Rhythmic exercises elaborated by JoseEduardo Gramani and its relation with Self-Regulated Learning. Gramani developed a series ofexercises that contemplate the musical aspect of the rhythm, in order to stimulate the rhythmicsensitivity of the music students. Self-Regulated Learning (SRL) is an active process in whichstudents set goals for their learning and seek to monitor, regulate, and control their cognition,motivation, and behavior in a given context and environment. The objective of this researchwas to investigate the possibilities of self-regulatory development from the practice ofGramani's rhythmic exercises, verifying the learning in different music courses with differentqualifications. In the present research, the relations between these two elements wereinvestigated from a qualitative and quantitative methodology. The methodological designincluded the quasi-experimental research model, carried out in the interval of 10 classes taughtat a higher education institution in the city of Curitiba, in the year 2017, to 83 students fromfive different courses. The results indicated: (a) the methods used provided information aboutthe students' regulatory process, which makes it possible to verify the relationship of selfregulated learning with the material developed by Gramani; (b) goal orientation has a directimpact on the motivation and behavior presented by the students; (c) the challenges present inthe Gramani exercises represent a relevant factor in students' motivation; (d) context plays afundamental role in student motivation, reverting into the ability to choose and adapt ways toremain in the learning process. It is expected that this research can contribute to a betterunderstanding of the quality, depth and reach that the material developed by Gramani is able topromote
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/60911
    Collections
    • Teses [47]

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