Teses: Recent submissions
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Design para o comportamento sustentável aplicado a serviços : proposição de modelo orientado à coesão social na fase de ideação
(2023)Resumo: A presente tese tem como escopo o campo do Design para o Comportamento Sustentável. Logo, a mudança de comportamento para a sustentabilidade. Pode-se evidenciar que o comportamento humano é responsável por inúmeros ... -
Revisita à casa de Araucária : proposta de painéis moldados particulados de madeira como componente de vedação vertical para a casa contemporânea
(2019)Resumo: A pesquisa que segue apresenta a proposta de um componente de vedação vertical moldado em madeira particulada de bracatinga e adesivo à base de lignina. Para construir a base de conhecimento sobre a qual se desenvolveu ... -
Memórias discentes das experiências nos cursos de comunicação visual e desenho industrial da Universidade Federal do Paraná entre 1975 e 1978
(2023)Resumo: Esta tese busca a partir da memória e de documentos corroborar com pesquisas dentro do tema de História do Design, Ensino de Design e da história da UFPR. A partir do problema "Com o os discentes da primeira turma ... -
Artefato de auxílio ao design de imagens audiotáteis impressas em 3D para a educação inclusiva de cegos
(2023)Resumo: A impressão 3D vem ganhando espaço como uma ferramenta no desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e no apoio à educação de pessoas com deficiência. Dentre as vantagens no uso da impressão 3D, estão as possibilidades ... -
An embodied interaction analytical framework : in games that promote teamwork
(2022)Resumo: Esta tese tem como foco a interação corporificada em jogos que promovem o trabalho em equipe. A base teórica desta pesquisa é construída na literatura sobre o trabalho em equipe, espaços narrativos, a teoria do ... -
Data-driven design aplicado ao projeto de metacenários para o comportamento sustentável
(2022)Resumo: A chamada Quarta Revolução Industrial integra o mundo virtual, com base em grandes volumes de dados, com o mundo real. Por meio de diversos avanços nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), cria novas ... -
Utilização de metaconceitos no design de sistemas de produto+serviço para manufatura e design distribuídos de tecnologia assistiva
(2022)Resumo: Tecnologia Assistiva é um termo amplo que contempla os sistemas, serviços e produtos utilizados para manter ou melhorar a funcionalidade e independência, assim como, promover o bem-estar de indivíduos. Esses ... -
DPPGD : modelo de diagnóstico preliminar de placebranding pela gestão de design
(2022)Resumo: Esta pesquisa consiste na proposta de desenvolvimento de um modelo que possa auxiliar na fase inicial de um projeto de implantação de place branding para uma localidade, com uma análise preliminar para se verificar ... -
Interfaces de e-books interativos na área de saúde : uma proposta de método de avaliação para a UNA-SUS/UFMA
(2022)Resumo: A Educação Permanente em Saúde, enquanto Política Ministerial, tem utilizado com o ferramenta diversas tecnologias, por meio da Educação a Distância, como recurso facilitador da educação continuada dos trabalhadores ... -
Elicitação gráfica como recurso mnemônico para textos didáticos de medicina : uma proposta de quadro conceitual
(2021)Resumo: Estudos indicam que o Curso de Graduação em Medicina é um dos mais difíceis e trabalhosos. A exigência de dedicação ao curso é alta, assim como a cobrança pelo desempenho acadêmico dos discentes. Na forma pedagógica ... -
Proposta de método de obtenção de dados sobre comportamento informacional dos usuários no processo de wayfinding em ambientes hospitalares
(2018)Resumo : A orientaçao espacial humana é explicada com base no processo de wayfinding, ou seja, o comportamento de saber onde se está, para onde ir, escolher a melhor rota, reconhecer o destino e fazer o caminho inverso ... -
Orientações ao planejamento de objetos de aprendizagem com componente háptico para dispositivos móveis
(2018)Resumo: Os Objetos de Aprendizagem (OA) surgem como opção para o ensino em um meio tecnológico cada vez mais digitalizado que demanda recursos efetivos para educação. Podendo ser acessados através de dispositivos móveis, ... -
Artífices, artifícios e artefatos : narrativas e trajetórias no processo de construção da Rabeca brasileira
(2016)Resumo: Esta tese visa documentar, descrever e registrar, por meio de narrativas e trajetórias, a relação entre artífices e artefatos no processo de construção da Rabeca brasileira. Para tanto, propõe-se o registro do ... -
Design multimodal : contribuições para o processo de design de interfaces inclusivas em eletrodoméstivos
(2022)Resumo: Apesar dos avanços tecnológicos ainda é questionada a carência de usabilidade e acessibilidade em interfaces digitais de eletrodomésticos. A falta de autonomia no uso eficiente, por pessoas com deficiência visual ... -
Fluxo de informações no processo de cuidados nutricionais em hospitais : um modelo conceitual na perspectiva do design da informação
(2022)Resumo: No âmbito hospitalar, o fluxo de informações relativo ao processo de cuidados nutricionais é mediado por artefatos gráficos, que participam cotidianamente como suporte para a comunicação entre os profissionais de ... -
Design do mobiliário brasileiro de madeira : evolução e perspectivas
(2021)Resumo: As restrições ambientais, quanto ao uso da madeira nativa e as limitações impostas pelos processos industriais, são alguns dos fatores que contribuíram para modificar o mobiliário brasileiro de madeira ao longo dos ... -
Sistemas de viabilização e padronização da antropometria digital estática para pessoas com deficiência motora
(2022)Resumo: O dimensionamento adequado de produtos é essencial para a qualidade de vida das pessoas. Especialmente quando se refere aos produtos de tecnologia assistiva que devem ser customizados para as morfologias corporais ... -
Programa de inserção transversal de RGSs - Representações Gráficas de Sínteses - no Ensino Fundamental 1,
(2022)Resumo: O objetivo deste estudo é propor uma dinâmica de Representação Gráfica de Síntese - RGS - para aplicação pelos professores com os alunos do Ensino do Fundamental 1, pois parte se do princípio de que a construção ... -
Design para a economia verde : aprendizagem reflexiva em organizações
(2022)Resumo: Esta tese parte da observação sobre uma emergente transição para a economia verde no âmbito macroeconômico global. Sob a perspectiva do Design, as estratégias voltadas à economia verde têm dado ênfase em inovações ... -
Inserção do design centrado no usuário em uma organização de desenvolvimento de sistemas e-Gov : intervenções a partir da pesquisa-ação
(2022)Resumo: O potencial evolutivo das tecnologias digitais fez do e-Gov uma estratégia de governança, a fim de beneficiar o acesso e uso dos serviços públicos pelos cidadãos. Portanto, compreende-se que o e-Gov precisa atender ...