Artífices, artifícios e artefatos : narrativas e trajetórias no processo de construção da Rabeca brasileira
Resumo
Resumo: Esta tese visa documentar, descrever e registrar, por meio de narrativas e trajetórias, a relação entre artífices e artefatos no processo de construção da Rabeca brasileira. Para tanto, propõe-se o registro do processo de construção da Rabeca no circuito de produção circulação e uso do Fandango, valendo-se do método etnográfico para coletar e analisar dados. O registro conceitual desta Tese é transdisciplinar e dialoga com o pensamento de autores filiados aos estudos da Cultura Material, como Daniel Miller, de Estudos Culturais como Raymond Williams e Nestor Garcia Canclini, de Estudos Culturais de Instrumentos Musicais, como Kevin Dawe e Eliot Bates e considerações sobre o trabalho de criação presentes em Gilberto Velho e Richard Sennett. Também localiza seu objeto de estudo dentro do pensamento de Garcia Canclini, observando as práticas culturais de um grupo popular na América Latina. A rede de interlocutores foi formada pelos sujeitos atuantes no circuito do Fandango na Ilha dos Valadares, no Paraná. Pretende-se assim, reconstruir os processos de construção, a fim de melhor compreender como a Cultura Material é significada e como a construção de instrumentos musicais é constituída de maneira mais específica. Futuras pesquisas em Cultura Material se valerão deste método para aplicá-lo também com outros artefatos e em outros contextos regionais.
Palavras-chave: Cultura Material, Instrumentos Musicais, Luteria, Design. Resumen: Esta tesis busca documentar, describir y registrar, a través de narrativas y trayectorias, la relación entre artífices y artefactos en el proceso de construcción de la Rabeca brasileña. Para eso, se propone el registro del proceso de construcción de la Rabeca en el circuito de producción, circulación y uso del Fandango, utilizándose del método etnográfico para recopilar y analizar los datos. El registro conceptual de esta tesis es transdisciplinario y dialoga con el pensamiento de autores afiliados a los estudios de la Cultura Material, como Daniel Miller; de los Estudios Culturales, como Raymond Williams y Nestor García Canclini; de los Estudios Culturales de Instrumentos Musicales, como Kevin Dawe y Eliot Bates y consideraciones sobre el trabajo de creación presentes en Gilberto Velho y Richard Sennett. También encuentra su objeto de estudio dentro del pensamiento de García Canclini, a través de la observación de las prácticas culturales de un grupo popular en América Latina. La red de interlocutores fue formada por individuos actuantes en el circuito de Fandango en la Ilha dos Valadares, en Paraná. El objetivo es reconstruir los procesos de construcción con el fin de comprender cómo la Cultura Material es significada y cómo la construcción de instrumentos musicales se constituye de manera más específica. Futuras investigaciones en Cultura Material podrán utilizarse de este método para aplicarlo igualmente con otros artefactos y en otros contextos regionales.
Palabras-clave: Cultura Material, Diseño, Lutería. The present dissertation aims to document, describe and register, through the means of narratives and trajectories (pathways), the relationship between artisans (craftsmen) and artifacts in the process of making the Rabeca (Brazilian fiddle). Therefore, it is proposed the record of the Rabeca making in the circuit of production, circulation and use of the Fandango practice, taking advantage of the ethnographic method to collect and analyze data. The conceptual register of this research is a transdisciplinary one and dialogues with the concepts of authors affiliated to the Material Culture Studies, Cultural Studies of Musical Instruments, Latin American Studies among others. Also, it finds its object of study within the conceptual scope of Nestor Garcia Canclini, observing the cultural practices of a regional group in Latin America. The network was formed by individuals and parties acting in the Fandango circuit, at the Valadares Island, Parana, Brazil. The objective of the research is to reconstruct the building process of the Rabeca in order to better understand how material culture is meant and how the construction of musical instruments consists of more specific ways. Future researchers in Material Culture Studies and Design Studies could also use this method and apply it to other artifacts and other specific contexts.
Key Words: Material Culture, Design, Lutherie.
Collections
- Teses [67]