Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 181-200 of 443
-
A tradução como direcionamento : o rompimento da barragem da Samarco pelo olhar da mídia brasileira
(2018)Resumo: O rompimento da barragem de Fundão no distrito de Bento Rodrigues e de propriedade da empresa Samarco caracterizou-se como um acontecimento sem precedentes na história brasileira. O envolvimento de umas das maiores ... -
O papel da governança na transição sociotécnica em sistemas de inovação tecnológica
(2018)Resumo: A governança de sistemas de inovação tecnológica (TIS) pode garantir resultados com impactos positivos num horizonte de longo prazo. A compreensão de como a governança interfere em longo prazo em um TIS permite ... -
A melhoria do desempenho organizacional por meio das capacidades de gerenciamento do relacionamento com os clientes e de desenvolvimento de novos produtos
(2018)Resumo: A presente pesquisa teve o propósito de analisar a influência da capacidade de gerenciamento do relacionamento com o cliente (denominada nesta pesquisa como capacidade de CRM - do inglês: customer relationship ... -
O efeito mediador da capacidade de desenvolvimento de novos produtos na relação entre a orientação para a aprendizagem e o desempenho financeiro
(2017)Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o efeito mediador da capacidade de desenvolvimento de novos produtos na relação entre a orientação para a aprendizagem e o desempenho financeiro. A orientação para aprendizagem ... -
Modelo de negócio e rede de inovação aberta no âmbito público : estudo de caso da Embrapa Florestas à luz da teoria dos stakeholders
(2018)Resumo: O objetivo dessa pesquisa é caracterizar, descritiva e analiticamente, o Modelo de Impacto da Embrapa Florestas, no âmbito da Rede de Inovação Aberta, em resposta às mudanças técnico-institucionais. Especificamente, ... -
Lógicas institucionais e a construção de sentido em organizações escolares da educação básica
(2018)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender como se constitui o sentido de gestão nas organizações escolares do setor privado de educação básica frente às lógicas institucionais presentes no campo. Para tanto, ... -
Green (de)marketing advertising and brand positioning on consumer's brand evaluation
(2018)Resumo: A propaganda verde tem sido usada para promover o consumo de produtos ecologicamente corretos. Recentemente, foi proposto o uso do green demarketing (ou seja, a redução do consumo) como forma de promover a ... -
O valor da tecnologia da informação em empresas sociais : uma análise a partir do modelo de negócios e da visão baseada em recursos
(2018)Resumo: As empresas sociais (ES) são empresas que fazem uso de expertises de mercado para gerar impacto social por meio de um modelo de negócios (MN) financeiramente sustentável. Esse tipo de empresa é recente no país, e ... -
A relação entre governança corporativa e alinhamento estratégico por meio dos critérios de maturidade : um levantamento nas cooperativas de crédito
(2018)Resumo : A presente pesquisa tem o objetivo de compreender a relação do nível de governança corporativa (GC) com o alinhamento estratégico entre tecnologia da informação e o negócio (AE) nas cooperativas de crédito por ... -
Indicadores de inovação e modelos de negócios : implicações na criação de valor
(2018)RESUMO :Este trabalho busca estudar a relação entre indicadores de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com modelos de negócios e os valores que suportam a escolha e decisão de projetos de P&D&I. Ao longo do estudo, foi ... -
How online consumer reviews and the product positioning affect consumers attitudes
(2018)Resumo: Os reviews on-line são uma importante fonte de informação para consumidores que compram em ambientes virtuais. Esta forma de e-WOM tem recebido muita atenção na literatura. No entanto, algumas inconsistências ... -
The effect of debt concentration on preference for materials goods or experiential purchases
(2018)Resumo: Proposta: Pesquisas prévias sugerem que manter os débitos concentrados influencia a motivação do consumidor e as melhores decisões sobre a gestão da dívida. No entanto, menos conhecimentos sobre sua relação em ... -
O efeito mediador da capacidade de desenvolvimento de novos produtos na relação entre a capacidade de venda pessoal e o desempenho
(2018)Resumo : As pequenas e médias empresas (PMEs) são direcionadas a vendas e têm como objetivo garantir a sua sobrevivência. Assim, elas buscam desenvolver habilidades de vendas pessoal objetivando o resultado financeiro. ... -
O processo de sensegiving nas narrativas da Samarco : a prática de storytelling referente ao rompimento na barragem de Fundão em Mariana
(2018)Resumo: Com o domínio das organizações no mundo e a necessidade por um desempenho sempre ampliado, frente às pressões concorrenciais, existe uma radicalização na atuação organizacional, e dessa maneira, é relevante a ... -
Percepção de risco na internacionalização de empresas brasileiras com diferentes estratégias de entrada no mercado externo
(2018)Resumo:A existência de riscos é uma premissa inevitável em questões relacionadas a negócios, principalmente na exploração de oportunidades internacionais. Logo, entende-se que os recentes processos de mudança nos cenários ... -
Conflito trabalho-família e cultura organizacional : um estudo com mulheres trabalhadoras no contexto brasileiro
(2017)Resumo: Trabalho e família são duas instâncias básicas na vida de grande parte de homens e mulheres adultos. A dificuldade em conciliar as demandas dessas duas esferas pode provocar o conflito trabalho-família, que ocorre ... -
O processo de desenvolvimento da inovação social com a participação dos fundos de investimento de impacto : um estudo de casos múltiplos
(2017)Resumo: As inovações sociais podem ser desenvolvidas a partir de um produto, serviço ou atividade no intento de atender uma necessidade social. Essas inovações podem estar associadas a ações de iniciativas privadas, de ... -
A influência da orientação para o mercado nas estratégicas de inovação de exploration e exploitation e no desempenho organizacional
(2017)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a influência da orientação para o mercado nas estratégias de inovação de exploration e exploitation e no desempenho organizacional. O referencial teórico contemplou ... -
A influência do tipo de conteúdo e personalidade de marca na relação entre engajamento com conteúdo em mídias sociais e o engajamento do consumidor com a marca
(2017)Resumo: O engajamento e um importante construto no estudo do relacionamento entre consumidor e marca, principalmente quando situado em comunidades virtuais. O presente estudo tem como objetivo analisar o engajamento do ... -
Cultura organizacional e vivências de prazer e sofrimento no trabalho : um estudo de caso com professores de graduação, em Instituições Federais de Ensino Superior
(2017)Resumo; A pesquisa buscou analisar como a cultura organizacional se entrelaça às vivências de prazer e sofrimento no trabalho de professores de graduação, em Instituições Federais de Ensino Superior. Tal problematização ...