Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 201-220 of 443
-
O efeito mediador da capacidade dinâmica de marketing nas relações entre orientação empreendedora, desempenho organizacional e inovação em serviços
(2016)Resumo: O objetivo deste estudo é verificar o efeito mediador de uma capacidade dinâmica de marketing específica, a capacidade de orientação para o mercado proativa (OMP), na relação entre a orientação empreendedora (OE), ... -
Competências organizacionais dos escritórios de transferência de tecnologia : um estudo de casos múltiplos
(2017)Resumo: As universidades são atores relevantes do desenvolvimento de inovações. Dentro desse contexto, emergem os escritórios de transferência de tecnologias (ETTs), organizações de fronteira que facilitam a transferência ... -
O efeito mediador da orientação para o mercado na relação entre a capacidade de network e o desempenho organizacional
(2017)Resumo: As empresas que desenvolvem continuamente a criação de valor não podem mais confiar em sua própria pesquisa e conhecimento e buscam utilizar fontes externas para sustentar o crescimento. Ao mesmo tempo, as pequenas ... -
O efeito mediador da capacidade de vendas na relação entre orientação para o mercado e desempenho organizacional
(2017)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar o efeito mediador da capacidade de vendas na relação entre orientação para o mercado e desempenho organizacional. A capacidade de vendas compreende o processo de construção ... -
O efeito da disfluência de processamento perceptiva em um preço apresentado em uma moeda estrangeira com menor valor de face nas decisões de compra
(2017)Resumo: O surgimento da Internet e a popularização dos e-commerces faz com que cada vez mais consumidores se deparem com situações nas quais precisam julgar valores e tomar decisões se baseando em preços apresentados em ... -
Orientação empreendedora, sustentábilidade e desempenho : configurações em microcervejarias brasileiras.
(2016)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo estudar as variáveis de orientação empreendedora - inovatividade, proatividade e propensão a risco - de sustentabilidade - ambiental, social e econômica - e o desempenho de ... -
O poder disciplinar enquanto uma dimensão da cultura organizacional : um estudo multicasos em instituições de ensino superior privadas
(2016)Resumo: O trabalho do docente nas instituições de ensino superior privadas possui, além da inerente gama de atividades, complexos arranjos de demandas e sistemáticas de controle e desempenho que visam à adequação da ... -
A sustentabilidade corporativa como orientadora do modelo de negócio : estudo multicasos de organizações industriais
(2016)Resumo: A perspectiva de a terra não ter capacidade de repor os recursos naturais na mesma proporção e velocidade em que são atualmente utilizados tem colocado em discussão nosso modo de viver, produzir e consumir. Empresas ... -
Desenvolvimento da competência intercultural grupal em equipes multiculturais de empresas multinacionais
(2016)Resumo: Esta pesquisa investigou o processo de desenvolvimento da competência intercultural grupal, por meio da análise deste fenômeno a partir de um estudo de caso desenvolvido junto a uma equipe multicultural em uma ... -
A influência da orientação para inovação nas capacidades arquiteturais de marketing e o impacto sobre o desempenho de inovação
(2016)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar a influência da orientação para a inovação nas capacidades arquiteturais de marketing e o seu impacto no desempenho de inovação. São consideradas como capacidades ... -
O papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negócios
(2016)Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender o papel do empreendedor apresentado por meio da mídia especializada de negócios. Como base teórica, explorou-se o corpo de conhecimento sobre o empreendedorismo, o interacionismo ... -
A influência da autencidade de marca na relação entre congruência de imagem de consumidores e marcas e a auto conexão de marca dos consumidores
(2016)Resumo: A autenticidade de marca tem se mostrado um tema de grande curiosidade acadêmica e de grande valia para gestores de marketing que pretendem construir marcas fortes e de sucesso. Este estudo teve como objetivo ... -
Como a motivação que o consumidor atribui à empresa na promoção de uma ação social influencia seu comportamento pró-social : o papel da proximidade do consumidor com a marca e do ceticismo
(2016)Resumo: Diante de evidências de que os consumidores esperam das empresas um maior envolvimento em ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), e de que esse tipo de prática pode trazer benefícios para a empresa e ... -
Governança corporativa em cooperativas de crédito : a adoção de boas práticas de governança corporativa e sua relação com desempenho e risco
(2016)Resumo: Na atualidade, as cooperativas de crédito tem apresentado relevante participação na sociedade brasileira, contribuindo para a política de desenvolvimento nacional. Em comparação com os bancos comerciais, as ... -
A relação das características dos gestores na percepção do risco na internacionalização : uma análise nas empresas paranaeneses
(2015)Resumo: O risco é um fator relevante em vários níveis de atividade internacional, seja no ingresso a novos mercados ou a mudança de estratégia. Embora haja estudos identificando os riscos no processo de internacionalização, ... -
A influência da herança da marca nos relacionamentos entre consumidores e marcas
(2016)Resumo: O objetivo desta pesquisa é avaliar o papel da herança e da autenticidade de marca na relação entre consumidores e marcas e no contexto de roupas e acessórios. Com base na literatura do relacionamento consumidor-marca, ... -
O desenvolvimento de capacidades dinâmicas para inovação do modelo de negócio : estudo de multicasos em empresas do setor de tecnologia da informação
(2016)Resumo: Nas últimas décadas a inovação tem sido considerada elemento impulsionador de mudanças que influenciam no desenvolvimento das organizações e, por consequência, da economia como um todo. Nesse sentido, o processo ... -
Desempenho da nota fiscal eletrônica (NF-E) nas empresas brasileiras : uma pesquisa Survey
(2015)Resumo: A tecnologia da informação tem adentrado os processos de negócios das organizações com o intuito de apoiar e agilizar processos nas rotinas operacionais. Por meio desse fenômeno sistemas de informação têm sido ... -
Times virtuais e o processo de alinhamento estratégico entre ti e negócios
(2015)Resumo: Por três décadas, os executivos de TI têm identificado o alinhamento estratégico como uma das principais questões de gestão e uma prioridade para as organizações. O alinhamento estratégico entre a TI e o negócio é ... -
A relação entre as capacidades organizacionais e o tipo estratégico das empresas nascentes de base tecnológica
(2015)Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar a relação das capacidades das Empresas Nascentes de Base Tecnológica (ENBT), também chamadas de startups e a tipologia estratégica destas segundo Miles e Snow. Tendo como ...