• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O efeito mediador da capacidade de desenvolvimento de novos produtos na relação entre a orientação para a aprendizagem e o desempenho financeiro

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - PAOLA ANDREA MORENO ESPINOZA.pdf (2.135Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Moreno Espinoza, Paola Andrea
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o efeito mediador da capacidade de desenvolvimento de novos produtos na relação entre a orientação para a aprendizagem e o desempenho financeiro. A orientação para aprendizagem é um conjunto de valores organizacionais que influenciam a propensão de uma empresa para criar e usar o conhecimento. Esses valores organizacionais são o compromisso com a aprendizagem, mente aberta e visão compartilhada. A capacidade de desenvolvimento de novos produtos é intrínseca ao processo de desenvolvimento de novos produtos e é constituída pela capacidade de gestão de informações de mercado, capacidade de pesquisa e desenvolvimento e a capacidade de lançamento. O desempenho financeiro é constituído por indicadores financeiros como retorno sobre ativos (ROA), retorno sobre as vendas (ROS), retorno sobre investimento (ROI), taxas de crescimento das vendas e lucro líquido. A pesquisa foi aplicada em micro, pequenas e medias empresas (PMEs) do setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (HPPC) do Brasil. A estratégia de coleta de dados utilizada foi entrevistas telefônicas assistidas por computador. Os resultados da coleta foram 226 casos válidos para o teste de hipóteses. Para analisar os dados foram utilizados os softwares SPSS na Análises Fatorial Exploratória (AFE) e SmartPLS para o teste das hipóteses que foram delimitadas utilizando o método de Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os resultados da pesquisa demonstraram que a orientação para a aprendizagem influencia positivamente no desempenho financeiro, existe relação positiva significativa entre a orientação para a aprendizagem e a capacidade de desenvolvimento de novos produtos, a capacidade de desenvolvimento de novos produtos influencia positivamente no desempenho financeiro e por fim existe efeito mediador parcial da capacidade de desenvolvimento de novos produtos na relação entre a orientação para a aprendizagem e o desempenho financeiro. Essa pesquisa contribui à literatura com os resultados encontrados que permitem: aprofundar o entendimento dos construtos que foram estudados, identificar os indicadores que tem maior relevância em cada construto e também conhecer qual a relação existente entre eles. Também foi evidenciado que o construto da capacidade desenvolvimento de novos produtos, além de testar suas dimensões como construtos isolados, pode ser mensurada como um construto multidimensional de segunda ordem. Na prática, os resultados mostram aos gestores as atividades que devem ser enfatizadas e implementadas a respeito da orientação para a aprendizagem e da capacidade de desenvolvimento de novos produtos, para obter melhores indicadores financeiros na organização. Palavras-Chaves: orientação para a aprendizagem, capacidade de desenvolvimento de novos produtos, desempenho financeiro.
     
    Abstract: The objective of this research is to analyze the mediating effect of the new products development capability on the relationship between the learning orientation and the financial performance. Learning orientation is a set of organizational values that influence the propensity of a company to create and use knowledge. These organizational values are: commitment to learning, open-mindedness and shared vision. The new products development capability is intrinsic to the process of developing new products, and it is consisted of manage market information capability, research and development capability and launch capability. Financial performance consists of financial indicators such as return on assets (ROA), return on sales (ROS), return on investment (ROI), sales growth rates and net income. The research was applied in Brazilian micro, small and medium enterprises (SMEs) of the personal hygiene sector perfumery and cosmetics (HPPC). The data collection strategy were computer-assisted telephone interviews. The collection resulted in 226 valid cases for hypothesis testing. To analyze the data, SPSS software was used in the Exploratory Factor Analysis (AFE) and SmartPLS software was used to test the hypotheses that were delimited using the Structural Equation Modeling (SEM) method. The research results showed that the learning orientation influences financial performance positively. There is a significant positive relationship between the learning orientation and the new products development capability, the new products development capability has a positive influence on financial performance and, finally, there is a partial mediating effect of the new products development capability in the relationship between learning orientation and financial performance. This research contributes to the literature by allowing to: deepen the understanding of the constructs that were studied, identify the indicators that have more relevance in each construct and also to know the relation between them. It was also evidenced new products development capability, besides testing its dimensions as isolated constructs, can be measured as a second order multidimensional construct. In practice, the results show managers the activities that should be emphasized and implemented regarding learning orientation and new products development capability, to obtain better financial indicators in the organization. Keywords: orientation learning, the new products development capability, financial performance.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/55648
    Collections
    • Dissertações [441]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV