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    A influência do tipo de conteúdo e personalidade de marca na relação entre engajamento com conteúdo em mídias sociais e o engajamento do consumidor com a marca

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    R - D - LUISA BARWINSKI.pdf (4.125Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Barwinski, Luísa
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O engajamento e um importante construto no estudo do relacionamento entre consumidor e marca, principalmente quando situado em comunidades virtuais. O presente estudo tem como objetivo analisar o engajamento do consumidor em relação ao conteúdo publicado pelas marcas nos seus canais oficiais nas mídias sociais, levando em consideração a personalidade da marca e também as emoções autoconscientes do individuo. O modelo apresentado nesta pesquisa propõe o estudo do engajamento do consumidor em dois pontos distintos, sendo o engajamento com o conteúdo e o engajamento com a marca. Para tanto, aborda-se metodologicamente o tema a partir de uma etapa exploratória que apresenta as características gerais do ambiente das mídias sociais e as dinâmicas de publicação e relacionamento entre consumidor e marca; uma analise de dados secundários, que permite averiguar as relações causais entre o conteúdo e o engajamento; e um estudo experimental elaborado para avançar na compreensão dos efeitos isolados em um ambiente controlado. A analise de dados secundários e o experimento foram feitas considerando os contrastes entre os tipos de conteúdo gerados pelas marcas (informativo versus entretenimento) e entre as personalidades de marca (neutras versus extrovertidas). Os resultados demonstram que os ajustes que podem ser adotados pelas marcas de acordo com os objetivos desejados: aumentar o engajamento com a marca com conteúdos informativos ou desenvolver a presença em redes sociais a partir do engajamento com o conteúdo de entretenimento. Palavras-chave: engajamento, conteúdo gerado pela marca, personalidade de marca, comunidades virtuais de marca
     
    Abstract: Engagement is an important construct to the study of consumer-brand relationship, mainly considering online brand communities. This study aims to analyze consumer's engagement towards the content generated by the brands in their official social media channels (Facebook), considering brand personality as well as consumer's self-aware emotions. The model presented in this research introduces the study of consumer engagement in two separate points of view: the engagement with the piece of content itself; and brand engagement. This matter is methodologically approached with an exploratory step focused on get better understanding about the social media environment, content publishing and the consumer-brand relationship; an analysis using two datasets provided by two different organizations, which allowed further investigation about causal relations between branded content and engagement in Facebook; and a third step with an experimental study conducted in laboratory in order to compreehend isolated effects of these variables. The dataset analysis and the experiment considered contrasts between content objectives (informative vs. entretainment) and between brand personality dichotomy (sincere vs. exciting). The results showed that the adjusments available to brands can be made depending on the desired outcome: for greater brand engagement, it is recommended the usage of informative content; where the building of stronger digital presence in social media can be achieved by selecting entretaining content. Keywords: engagement, brand generated content, consumer-brand relationship, online brand communities
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/47609
    Collections
    • Dissertações [441]

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