Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por tipo "Monografia Especialização Digital"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 106
-
Abordagem temática do ensino de filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : O trabalho docente na disciplina de filosofia no Ensino Médio requer um olhar atento para as demandas sociais nas quais o aluno está inserido. A realidade na qual a escola faz parte, requer uma educação voltada a ... -
Abordagens para o ensino de filosofia a partir da obra de Foucault : Vigiar e punir
(2015)Resumo : O presente estudo revela as abordagens para o ensino de Filosofia a partir da obra de Foucault: Vigiar e Punir. A pesquisa buscou promover a reflexão acerca do conceito de disciplina para a apresentação e trabalho ... -
Afrocentricidade : a possibilidade da práxis filosófica em sala de aula
(2015)Resumo : O presente estudo buscará versar sobre a categoria da "Afrocentricidade", enquanto mudança epistemológica, possibilitando percebermos diante de nossa práxis pedagógica como a filosofia possui diferentes formas de ... -
A alegoria da caverna de Platão : o impacto da alegoria da caverna de Platão no ensino de filosofia para o 1º ano F da Escola Estadual São Cristóvão em São José dos Pinhais PR
(2018)Resumo: Este trabalho refere-se à importância do texto Alegoria da Caverna de Platão para os primeiros anos do ensino médio, bem como o impacto causado na visão do dia a dia dos alunos quando estes descobrem, através deste ... -
Angústia, melancolia e suas implicações nos jovens estudantes do século XXI : diálogos entre a filosofia de Kierkegaard e a obra "Infância" de Graciliano Ramos
(2018)Resumo: Neste trabalho, propomo-nos a investigar e analisar um problema que acompanha a humanidade desde os seus primórdios: a angústia. A inquietação da alma, angústia ou melancolia, de acordo com as pesquisas realizadas, ... -
Apontamentos sobre a percepção do lugar da mulher no magistério, sob uma perspectiva filosófica
(2018)Resumo: O presente trabalho refere-se a apontamentos a respeito da percepção da mulher/professora sob uma perspectiva filosófica. A proposta dessa pesquisa é a de ir além do que se tem constatado quanto ao papel do magistério. ... -
A aprendizagem da filosofia no ensino médio : a possibilidade do diálogo como método
(2015)Resumo : Com o presente trabalho objetiva-se refletir acerca do ensino de Filosofia no ensino médio, com a pretensão de compreender a contribuição da proposta denominada pelo professor Juarez Sofiste como a metodologia da ... -
A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana
(2018)Resumo: No processo de formação dos profissionais de nível médio subsequente, ainda existem problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem das disciplinas relacionadas às ciências humanas. Os cursos são voltados ... -
Cibereducação : a Ágora eletrônica do conhecimento
(2018)Resumo : Pesquisa de caráter qualitativo e documental que tem como referencial teórico os conceitos formulados por Pierre Lévy (1993; 1995; 1996; 1998; 1999; 2003;) e Eli Pariser (2012). O objetivo deste estudo foi discutir, ... -
Cidadania e espaço público em Hannah Arendt
(2018)Resumo : O presente trabalho refere-se ao estudo dos conceitos de cidadania e spaço público na teoria de Hannah Arendt, tendo como principais fontes as obras "A Condição Humana" e "A dignidade da política". Através de ... -
Como pensar o conceito de gênero no ensino médio : uma abordagem filosófica a partir de Simone de Beauvoir
(2016)Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir a questão de gênero com adolescentes do Ensino Médio, enfatizando sua trajetória conceitual e problematizando as questões biológicas e culturais que estruturam as relações ... -
A concepção de ética no ensino médio na disciplina de filosofia
(2015)Resumo : A ética não só serve de base para as relações humanas, mas também para permear relações sociais, observando que os filósofos consideram a ética base ou alicerce da justiça e\ou do direito, para que os seres humanos ... -
Concepção de justiça e sua aplicação analógica no ensino médio
(2016)Resumo : Este trabalho de conclusão de curso, realizado com base em pesquisa científica, faz uma abordagem acerca de uma concepção filosófica sobre justiça e sua analogia no âmbito do ensino médio -
A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
(2018)Resumo: Este trabalho busca explicitar a importância do uso de texto "puro" em sala de aula, ou seja, textos de cunho científico e/ou filosófico na grade curricular do Ensino Médio, a partir da concepção dialética dos ... -
Contribuições do ensino de filosofia à educação ambiental, 2015
(2015)Resumo : Neste trabalho, apresentamos a contribuição da filosofia enquanto disciplina no ensino médio para a educação ambiental, visto que ela enquanto disciplina curricular tem importante papel na formação da consciência ... -
Contribuições Kantianas para o ensino de filosofia no ensino médio
(2016)Resumo : O presente trabalho trás um enfoque sobre a contribuição do filósofo Emmanuel Kant especificamente no seu texto "Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento?" Apesar de escrito em 1773, ainda é um texto atual e ... -
Desafio de ensinar filosofia para o ensino médio
(2015)Resumo : A educação é um conjunto de ações que diferencia a humanidade: o ser humano transcende seu status animal, ele vai além de seus instintos: compreende, reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A ... -
O desafio de uma didática objetiva para o ensino de filosofia no ensino público do Brasil
(2015)Resumo : Com o retorno da filosofia como disciplina obrigatória da grade curricular do ensino público no Brasil, constata-se um interesse crescente por esta área de conhecimento, um interesse, até pouco tempo atrás, não ... -
Os desafios do ensino de filosofia na aplicação a lei 10639/03 atendendo aos princípios dos direitos humanos
(2018)Resumo : O ensino médio tem se tornado, a cada dia, mais desafiador. Isso porque, o perfil dos alunos existentes atualmente na escola é diferente dos alunos de alguns anos atrás – uma vez que, estes são bombardeados por ...